Pesquisar No Site
Paratletas de Caraguatatuba garantem vice-campeonato no Surf Adaptado na Argentina

Paratletas de Caraguatatuba garantem vice-campeonato no Surf Adaptado na Argentina
Os atletas paralímpicos de Caraguatatuba, Marçal Leme da Costa e Monique de Oliveira foram vice-campeões no último final de semana (08 e 09/11), na 2ª edição do Campeonato Sudamericano de Surf Adaptado, realizado em Playa Grande, na Argentina.

#PraCegoVer: Atleta Monique está usando branco e levanta o braço em sinal de vitória. Atrás dela está o banner de divulgação do campeonato e outras pessoas se posicionam nas laterais do palco. (Fotos: Divulgação/PMC).
Com a participação de mais de 40 atletas de diversos países da América do Sul, ambos conquistaram o 2º lugar em suas categorias: Marçal pela AS3 (sentado) e Monique pela AS5 (com assistência) feminino.
Ambos os surfistas integram a equipe de esportes adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba.
Pelo segundo ano participando da competição, Marçal contou que a disputa pelo 1º lugar foi acirrada. “Foi uma competição muito dura, pois a água era muito gelada e os ventos fortes. São elementos que não estamos acostumados no nosso litoral. Mas que com persistência, faltou pouco para o primeiro lugar”, explicou.

#PraCegoVer: Dois homens estão em pé, e atrás deles está o banner de divulgação do campeonato. Juntos eles seguram a bandeira do Brasil com as mãos. (Fotos: Divulgação/PMC).
A edição inaugural do Campeonato Sudamericano de Surf Adaptado foi realizada no ano passado também no Mar Del Plata, na Playa Grande.
Surf Adaptado
O Surf Adaptado é um dos esportes de sucesso que surgiu da necessidade de lazer e socialização entre as pessoas com deficiência. Consiste em técnicas diferenciadas e equipamentos adaptados à necessidade de cada praticante.
Para cada deficiência desenvolvem-se pranchas especiais e técnicas específicas, para que possam praticar com segurança. Além disso, existem diversas categorias de competição de acordo com a deficiência, que podem variar de competição para competição, mas as mais comuns são: ASI (deficiência intelectual, com ou sem assistência), AS1 (para quem surfa sem assistência), AS2 (sem assistência ou ajoelhado), AS3 (surfe sentado), AS4 (para surfistas deitados), AS5 (com assistência) e AS6 (deficiência visual).
Raiana Bitencourt
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

“Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” é sucesso de público
A quadra do Ciapi – Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso, no bairro Jardim Jaqueira, ficou pequena para tanta gente que foi prestigiar o “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis”, no sábado (5). A Festa Julina, realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência

GCM e Polícia Civil apreendem dois adolescentes e investigam três homens por estupro coletivo em Caraguatatuba
Um caso de estupro contra uma adolescente de 16 anos mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal (GCM), da Polícia Civil e do Conselho Tutelar na manhã de quinta-feira (10), em Caraguatatuba. A ocorrência teve início no bairro Sumaré e resultou na apreensão de dois menores e na abertura de investigação

Quartas de final do Torneio da Cidade de Futebol agitam Caraguatatuba neste domingo
O Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba entra em sua reta decisiva com as quartas de final marcadas para este domingo (15), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes do município, é classificatória para o Campeonato Amador das 1ª, 2ª e 3ª divisões

Prazo para divulgação dos selecionados do Curso de Formação de Aquaviários é prorrogado
A Comissão de Avaliação solicitou ampliação do prazo para análise da documentação enviada pelos inscritos no Chamamento Público nº 022/2025, referente ao Curso de Formação de Aquaviários (MAC 2) em Caraguatatuba. A prorrogação será formalizada por meio de edital de retificação, a ser publicada na edição de quinta-feira (26/6) do

Setecentos bailarinos participam do 14º Litoral em Dança no Teatro Mario Covas
Entre os dias 19 e 22 de junho, Caraguatatuba voltou a respirar dança. Com o retorno do Festival Litoral em Dança, em sua 14ª edição, mais de 700 bailarinos vindos de seis municípios da região e da capital paulista, apresentaram-se no palco do Teatro Mario Covas. Depois de mais de