Pesquisar No Site

Paratletas de Caraguatatuba garantem vice-campeonato no Surf Adaptado na Argentina

Paratletas de Caraguatatuba garantem vice-campeonato no Surf Adaptado na Argentina
Paratletas de Caraguatatuba garantem vice-campeonato no Surf Adaptado na Argentina

Os atletas paralímpicos de Caraguatatuba, Marçal Leme da Costa e Monique de Oliveira foram vice-campeões no último final de semana (08 e 09/11), na 2ª edição do Campeonato Sudamericano de Surf Adaptado, realizado em Playa Grande, na Argentina.

#PraCegoVer: Atleta Monique está usando branco e levanta o braço em sinal de vitória. Atrás dela está o banner de divulgação do campeonato e outras pessoas se posicionam nas laterais do palco. (Fotos: Divulgação/PMC).

Com a participação de mais de 40 atletas de diversos países da América do Sul, ambos conquistaram o 2º lugar em suas categorias: Marçal pela AS3 (sentado) e Monique pela AS5 (com assistência) feminino.

Ambos os surfistas integram a equipe de esportes adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação de Caraguatatuba.

Pelo segundo ano participando da competição, Marçal contou que a disputa pelo 1º lugar foi acirrada. “Foi uma competição muito dura, pois a água era muito gelada e os ventos fortes. São elementos que não estamos acostumados no nosso litoral. Mas que com persistência, faltou pouco para o primeiro lugar”, explicou.

#PraCegoVer: Dois homens estão em pé, e atrás deles está o banner de divulgação do campeonato. Juntos eles seguram a bandeira do Brasil com as mãos. (Fotos: Divulgação/PMC).

A edição inaugural do Campeonato Sudamericano de Surf Adaptado foi realizada no ano passado também no Mar Del Plata, na Playa Grande.

Surf Adaptado 

O Surf Adaptado é um dos esportes de sucesso que surgiu da necessidade de lazer e socialização entre as pessoas com deficiência. Consiste em técnicas diferenciadas e equipamentos adaptados à necessidade de cada praticante.

Para cada deficiência desenvolvem-se pranchas especiais e técnicas específicas, para que possam praticar com segurança. Além disso, existem diversas categorias de competição de acordo com a deficiência, que podem variar de competição para competição, mas as mais comuns são: ASI (deficiência intelectual, com ou sem assistência), AS1 (para quem surfa sem assistência), AS2 (sem assistência ou ajoelhado), AS3 (surfe sentado), AS4 (para surfistas deitados), AS5 (com assistência) e AS6 (deficiência visual).

 

Raiana Bitencourt
Jornalista Responsável: Acácio Gomes
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650 ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba mantém diversos serviços online e à distância
Prefeitura de Caraguatatuba mantém diversos serviços online e à distância

O expediente de trabalho nas secretarias da Prefeitura de Caraguatatuba será de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, até o dia 30 de junho. A medida integra o Plano de Contingenciamento de Despesas, anunciado pelo prefeito Aguilar Junior no dia 5 de maio, nas redes sociais. A redução da

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 18/05/2020
Professores do Fida da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba continuam ministrando aulas via internet
Professores do Fida da Secretaria de Esportes de Caraguatatuba continuam ministrando aulas via internet

A Secretaria de Esportes e Recreação (Secer) de Caraguatatuba publica diariamente videoaulas de atividades esportivas em seu canal no YouTube para alunos e não alunos da escolinhas esportivas.  As aulas online contribuem para a saúde física e mental, podendo ser executadas por crianças, jovens, adultos e idosos. As videoaulas são

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/05/2020
Caraguatatuba aguarda resultado de 35 casos suspeitos de Covid-19
Caraguatatuba aguarda resultado de 35 casos suspeitos de Covid-19

De acordo com o Boletim Epidemiológico desta terça-feira (28/04), divulgado pela Secretaria de Saúde, a cidade de Caraguatatuba aguarda 35 resultados de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19). Destes casos, 22 pessoas estão em isolamento domiciliar, cinco casos receberam alta médica e outras sete pessoas estão internadas. A Prefeitura de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 28/04/2020
Defesa Civil alerta para queda da temperatura no Litoral Norte
Marinha alerta para ressaca e ondas de 2,5 metros no feriado do Dia do Trabalhador

A Marinha do Brasil emitiu um alerta nesta quarta-feira (29/4) para a formação de ressaca e ondas de até 2,5 metros de comprimento nas praias. De acordo com o alerta, a ressaca deve atingir toda a área que se entende do Cabo de Santa Marta (Santa Catarina) até Cabo Frio

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 30/04/2020
Taxa de isolamento fica em 52% na quinta-feira em Caraguatatuba
Taxa de isolamento sobe para 58% em Caraguatatuba

A taxa de isolamento social em Caraguatatuba subiu para 58% na sexta-feira (15/05), segundo dados divulgados hoje pelo Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI) do Governo do Estado. A cidade ocupa a 1ª posição entre os municípios do Estado de São Paulo com mais de 100 mil habitantes e a 4ª

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 16/05/2020