Pesquisar No Site

Caraguatatuba recebe treinamento e órgãos ambientais voltam a descartar surgimento de óleo em praias do LN

Destaques
Caraguatatuba recebe treinamento e órgãos ambientais voltam a descartar surgimento de óleo em praias do LN
Caraguatatuba recebe treinamento e órgãos ambientais voltam a descartar surgimento de óleo em praias do LN

Caraguatatuba recebeu, nesta terça-feira (19), um treinamento realizado por técnicos da Cetesb, Petrobras e Transpetro para a eventual presença de óleo vindo do Nordeste nas praias do Litoral Norte.

O encontro foi na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC) e foram apresentadas ações usadas na retirada do produto das praias, costões rochosos e manguezais e bem como a forma correta de atuação.

#PraCegoVer: Público sentado em cadeiras acompanha treinamento (Foto: Divulgação/PMC)

No encontro, participaram representantes das prefeituras de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Saúde (Vigilância Sanitária), Serviços Públicos, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Defesa Civil), além da Delegacia da Capitania dos Portos, Polícia Ambiental, Porto de São Sebastião e Instituto Argonautas.

O gerente do Setor de Atendimento a Emergências da Cetesb, Mauro de Souza Teixeira, abriu o encontro e explicou que o objetivo é a capacitação em relação a Resolução 76 da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) que cria o grupo de trabalho multiudiscilpinar para pensar, organiza e implantar algumas ações caso esse óleo alcance o Litoral Paulista.

Ele reforça que “a possibilidade é bem remota, mas não é zero e o caminho é se preparar para isso, além de estar focado que a possibilidade de se ter outros eventos é real e os municípios precisam estar preparados”.

Para o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, a realização desse treinamento é de vital importância pelo fato de se estar em uma cidade litorânea, o que causa uma grande preocupação, não apenas com a balneabilidade das praias que podem ser afetadas com esses vazamentos, mas também com os pescadores que vivem do mar.

Isso afetaria tanto o turismo, que é fonte de renda, quanto o meio ambiente, causando impactos graves a fauna e flora marinha. Portanto, assim como temos um grupo preparado para atuar nos casos de chuvas e alagamentos, a partir desse treinamento teremos também uma equipe pronta para atuar em casos de vazamentos de óleo no mar. A prevenção, o preparo e a parceria da sociedade civil são de suma importância em nossas ações”.

O analista ambiental da Petrobras (Bacia de Santos), Vinícius Vendramini, explicou aos presentes como se chegou à identificação do material vazado e todo o trabalho executado para a sua contenção, além do monitoramento e avaliação do seu deslocamento.

Na sequência, o biólogo André Cabral, da Transpetro, explicou aos presentes o plano de emergência e contenção e emergência desenvolvido pela empresa que tem suas instalações em São Sebastião.

Já os biólogos da Cetesb, Carlos Ferreira Lopes e Sérgio Greif, explicaram sobre o Manual de Orientação para Ambientes Costeiros, a probabilidade desse óleo chegar à região, considerada remota, mas a importância de se estar preparado.

Conforme Lopes, é preciso que as pessoas, os municípios estejam preparados para atuarem em caso de emergência e o que se viu no Nordeste no começo do desastre ambiental, foi muito errado. “A comunidade queria ajudar, mas não havia preparo. Tinham voluntários com óleo pelo corpo e não se sabia o risco tipo de produto”, alertou.

Ainda conforme o biólogo, mesmo não se considerando a possibilidade desse material chegar no Estado de São Paulo, é importante que as equipes locais estejam preparadas para qualquer outro tipo de desastres ambientais.

O publico presente teve a oportunidade de tirar algumas dúvidas, como Elson Maceió, gerente de Meio Ambiente do Porto de São Sebastião, que questionou sobre a precisão de satélite identificar manchas de óleo no mar.

Conforme Vinícius Vendramini, a Petrobras trabalha com esse recurso por meio de equipamentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), masque as vezes, eles identificam manchas que,necessariamente não é óleo. “Mas esses relatados são repassados e analisados”.

Inclusive, a informação foi complementada por André Cabral de que os comandantes das frotas da Transpetro são orientados a informar. “Um exemplo foi uma mancha detectada que, posteriormente, foi identificada como floração de algas”.

Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana
Testes práticos, perícia médica e heteroidentificação do concurso da Prefeitura de Caraguatatuba iniciam nesta semana

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) dá sequência ao Concurso Público de 2023 da Prefeitura de Caraguatatuba com a realização das etapas das provas práticas, perícia médica (PCD) e entrevista de heteroidentificação (negros e pardos) das funções dos Editais 01 e 03 a partir desta semana. As provas práticas de 12

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 16/04/2024
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba
Prefeitura divulga candidatos ao Conselho da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba

A Secretaria de Turismo publicou os nomes dos candidatos e candidatas da sociedade civil na eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC) – Gestão 2024/2026 na Edição 1.279 do Diário Oficial Eletrônico desta quarta-feira (3/4). O Conselho terá composição paritária entre membros do poder

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis
Prefeitura de Caraguatatuba abre inscrição para nova modalidade de Beach Tennis

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, incluiu mais uma modalidade no projeto Nova Onda, que é o Beach Tennis. As aulas serão na quadra de areia do Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). As aulas serão ministradas em diversos horários durante a semana, com

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 26/03/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024