Pesquisar No Site
Caraguatatuba recebe treinamento e órgãos ambientais voltam a descartar surgimento de óleo em praias do LN

Caraguatatuba recebe treinamento e órgãos ambientais voltam a descartar surgimento de óleo em praias do LN
Caraguatatuba recebeu, nesta terça-feira (19), um treinamento realizado por técnicos da Cetesb, Petrobras e Transpetro para a eventual presença de óleo vindo do Nordeste nas praias do Litoral Norte.
O encontro foi na Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACEC) e foram apresentadas ações usadas na retirada do produto das praias, costões rochosos e manguezais e bem como a forma correta de atuação.

#PraCegoVer: Público sentado em cadeiras acompanha treinamento (Foto: Divulgação/PMC)
No encontro, participaram representantes das prefeituras de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Saúde (Vigilância Sanitária), Serviços Públicos, Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Defesa Civil), além da Delegacia da Capitania dos Portos, Polícia Ambiental, Porto de São Sebastião e Instituto Argonautas.
O gerente do Setor de Atendimento a Emergências da Cetesb, Mauro de Souza Teixeira, abriu o encontro e explicou que o objetivo é a capacitação em relação a Resolução 76 da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado (SIMA) que cria o grupo de trabalho multiudiscilpinar para pensar, organiza e implantar algumas ações caso esse óleo alcance o Litoral Paulista.
Ele reforça que “a possibilidade é bem remota, mas não é zero e o caminho é se preparar para isso, além de estar focado que a possibilidade de se ter outros eventos é real e os municípios precisam estar preparados”.
Para o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, a realização desse treinamento é de vital importância pelo fato de se estar em uma cidade litorânea, o que causa uma grande preocupação, não apenas com a balneabilidade das praias que podem ser afetadas com esses vazamentos, mas também com os pescadores que vivem do mar.
“Isso afetaria tanto o turismo, que é fonte de renda, quanto o meio ambiente, causando impactos graves a fauna e flora marinha. Portanto, assim como temos um grupo preparado para atuar nos casos de chuvas e alagamentos, a partir desse treinamento teremos também uma equipe pronta para atuar em casos de vazamentos de óleo no mar. A prevenção, o preparo e a parceria da sociedade civil são de suma importância em nossas ações”.
O analista ambiental da Petrobras (Bacia de Santos), Vinícius Vendramini, explicou aos presentes como se chegou à identificação do material vazado e todo o trabalho executado para a sua contenção, além do monitoramento e avaliação do seu deslocamento.
Na sequência, o biólogo André Cabral, da Transpetro, explicou aos presentes o plano de emergência e contenção e emergência desenvolvido pela empresa que tem suas instalações em São Sebastião.
Já os biólogos da Cetesb, Carlos Ferreira Lopes e Sérgio Greif, explicaram sobre o Manual de Orientação para Ambientes Costeiros, a probabilidade desse óleo chegar à região, considerada remota, mas a importância de se estar preparado.
Conforme Lopes, é preciso que as pessoas, os municípios estejam preparados para atuarem em caso de emergência e o que se viu no Nordeste no começo do desastre ambiental, foi muito errado. “A comunidade queria ajudar, mas não havia preparo. Tinham voluntários com óleo pelo corpo e não se sabia o risco tipo de produto”, alertou.
Ainda conforme o biólogo, mesmo não se considerando a possibilidade desse material chegar no Estado de São Paulo, é importante que as equipes locais estejam preparadas para qualquer outro tipo de desastres ambientais.
O publico presente teve a oportunidade de tirar algumas dúvidas, como Elson Maceió, gerente de Meio Ambiente do Porto de São Sebastião, que questionou sobre a precisão de satélite identificar manchas de óleo no mar.
Conforme Vinícius Vendramini, a Petrobras trabalha com esse recurso por meio de equipamentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), masque as vezes, eles identificam manchas que,necessariamente não é óleo. “Mas esses relatados são repassados e analisados”.
Inclusive, a informação foi complementada por André Cabral de que os comandantes das frotas da Transpetro são orientados a informar. “Um exemplo foi uma mancha detectada que, posteriormente, foi identificada como floração de algas”.
Mara Cirino
Informação à Imprensa: (12) 3897-5650 ou
jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br
Veja Também Recentes

Caraguatatuba realiza Semana Nacional de Arquivos e fortalece profissionais da área
Encontros, palestras, roda de conversa e oficinas integraram a 9ª Semana Nacional de Arquivos em Caraguatatuba, com participação de técnicos e público em geral. Tendo como tema “Mudanças Climáticas: preservação e acessibilidade”, a ação também celebra o aniversário do Polo Cultural “Profª Adaly Coelho Passos” e do Museu, que completam

Fundacc abre inscrições para propostas de patrocínio do 26º Festival do Camarão
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) está com as inscrições abertas até o dia 26/6 (quinta-feira), para propostas de patrocínio cultural de empresas que tenham interesse em apoiar o 26º Festival do Camarão, que será realizado entre 16 e 27 de julho, na Praça da Cultura. O edital

Repartições públicas municipais de Caraguatatuba suspendem expediente no feriado da Revolução de 32
As repartições do governo municipal de Caraguatatuba não vão funcionar nesta quarta-feira (9/7), em razão do feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932. O atendimento ao público continua na próxima quinta-feira (10), no horário habitual de cada seção. Alguns serviços das Secretarias de Fazenda, Saúde, Urbanismo, Serviços Públicos, Administração, Assistência

Sepedi realiza “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” no sábado
No próximo sábado, dia 5, a partir das 16h, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove uma festa julina em parceria com entidades socioassistenciais parceiras no atendimento às pessoas com deficiência e as pessoas idosas de Caraguatatuba. Haverá várias barracas com bebidas e comidas

Estudantes devem fazer o recadastramento do transporte universitário para 2º semestre
A Secretaria Municipal de Educação informa aos estudantes que estão cadastrados no 1º semestre de 2025, no Transporte Universitário, com destino às Instituições de Ensino Superior de São José dos Campos, que devem realizar o recadastramento para o 2º semestre, no período de 1º a 15 de julho, por meio