Pesquisar No Site

Servidores municipais de Caraguatatuba têm palestra sobre desenvolvimento humano com ex-goleiro Ricardo Berna

Servidores municipais de Caraguatatuba têm palestra sobre desenvolvimento humano com ex-goleiro Ricardo Berna
Servidores municipais de Caraguatatuba têm palestra sobre desenvolvimento humano com ex-goleiro Ricardo Berna

Funcionários públicos de diversas secretarias assistiram à palestra “A maneira mais simples e eficaz de melhorar relacionamentos”, com o ex-goleiro Ricardo Berna, realizada na quarta-feira (23), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira. O tema também envolveu a importância da ordenação de valores no desenvolvimento humano.

#PraCegoVer: O coach e especialista em desenvolvimento humano, Ricardo Berna, fala sobre a importância de se ter valores e propósitos na vida (Foto: Divulgação/PMC)

O evento está inserido na programação do Mês do Servidor da Prefeitura de Caraguatatuba, idealizada pela Secretaria de Administração, por meio do Departamento de RH e da Escola de Governo. O Decreto-Lei nº 5.936, de 28 de outubro de 1943, do então presidente Getúlio Vargas, consagrou ao servidor público o dia 28 de outubro.

Berna falou sobre o conceito de ordenação de valores, adquirido em um curso de Coaching, com ênfase na empatia e nos relacionamentos interpessoais. “Em 1º lugar, vem Deus; 2º lugar, minha família; 3º lugar, meu trabalho; 4º lugar, a igreja; e 5º lugar, meus amigos. Em que ordem eu comunicava esses valores? Falando deles, pensado neles ou como agia em relação a eles?”, autoquestionou.

“Os meus valores estavam nessa ordem quando fiz esse exercício: em 1º lugar, vinha o trabalho; em 2º lugar, os amigos, porque eu tinha uma crença de que o networking era importante para fechar bons contratos no futebol; em 3º lugar, a família; em 4º lugar, a Igreja e, Deus aparecia depois da Igreja nesta lista. Olha que loucura!”, refletiu.

“Quando entendi isso, falei: Como vou organizar isso? Porque eu era rico e famoso, tinha uma cobertura na Barra da Tijuca, pai e mãe vivos, esposa e filhos. Estava aonde qualquer jogador do Brasil ou do mundo queria chegar, mas eu não era feliz”, recordou.

“Percebi que se meus valores não estiverem organizados com os meus propósitos, eu posso conquistar o que for e ter o quanto for, mas se eu não buscar entender qual é a minha essência, quais são os meus propósitos?, é possível que eu passe a vida inteira na amargura e na tristeza”, advertiu.

Palestrante

O goleiro Ricardo Berna foi bicampeão brasileiro e campeão da Copa do Brasil pelo Fluminense. Ele deixou os gramados em 2018, aos 39 anos de idade. O goleiro jogou no Guarani, América-MG, São José-SP, Fluminense e Fortaleza. Após a aposentadoria, Berna se dedica à área de desenvolvimento humano, atuando como coach para jogadores de futebol.

Informações

As informações sobre as atividades do Mês do Servidor podem ser obtidas no site https://servidor.caraguatatuba.sp.gov.br ou na Escola de Governo pelo telefone (12) 3883-9523/3883-9668,  WhatsApp (12) 99775-2420 ou pelo e-mail escola.governo@caraguatatuba.sp.gov.br. A Escola de Governo está localizada na Avenida Goiás, 615, no Indaiá.

Paulo Henrique dos Santos
Informação para a Imprensa: (12) 3897-5650
ou jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Jardim Patrimônio, no Massaguaçu, recebe nivelamento com bica corrida
Jardim Patrimônio, no Massaguaçu, recebe nivelamento com bica corrida

A Prefeitura de Caraguatatuba realiza o nivelamento mecânico nas ruas do Jardim Patrimônio, no bairro Massaguaçu, localizado na Região Norte da Cidade. Mais de 120 toneladas de um material chamado bica corrida (composto de pó de pedra com cascalho) são utilizados no nivelamento da rua Campinas. Segundo equipe Regional Norte

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 20/01/2020
Funcionários da Sesep e terceirizada realizam roçada, varrição e limpeza de praias
Funcionários da Sesep e terceirizada realizam roçada, varrição e limpeza de praias

Com o objetivo de manter a cidade sempre limpa, a Prefeitura de Caraguatatuba realiza serviços de roçada, varrição e capina em todos os bairros diariamente por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e a empresa terceirizada Pioneira. Hoje (03/01), as equipes de limpeza realizam a roçada nos canteiros e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 03/01/2020
Corrida dos “7 Km Toca Raul” em Caraguatatuba atrai atletas de várias partes do país
Corrida dos “7 Km Toca Raul” em Caraguatatuba atrai atletas de várias partes do país

Cerca de 400 pessoas participaram dos “7 Km Toca Raul”, no sábado (25/01), na Praça de Eventos do Porto Novo, em Caraguatatuba. Os corredores e caminhantes vieram de várias partes do país, como Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais. O evento promovido pela Atenas Projetos e Promoções Esportivas

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 28/01/2020
Porto Novo recebe 3º Encontro de Reis Caiçaras do Rio Juqueriquerê
Porto Novo recebe 3º Encontro de Reis Caiçaras do Rio Juqueriquerê

Neste sábado (11), o Entreposto de Pesca do bairro Porto Novo, na região sul de Caraguatatuba, recebe, a partir das 11h, o 3º Encontro de Reis Caiçaras do Rio Juqueriquerê. O evento é aberto ao público e conta com muita música, poesia, culinária caiçara e mais. O evento é organizado

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 08/01/2020
2ª Etapa do SUP e Surf Para todos tem local alterado pelo Almasurf
“Verão sobre Pranchas” anima frequentadores da Praia do Indaiá

A praia do Indaiá, em Caraguatatuba, recebeu neste final de semana (17 a 19/01), o projeto SUP e Surf Para Todos, que faz parte da programação do Verão Sobre Pranchas, idealizado pela Associação Brasileira da Indústria dos Esportes com Prancha (ABIEP), em parceira com o Almasurf e Prefeitura de Caraguatatuba.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/01/2020