Pesquisar No Site

Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira

Publicado em: 22/10/2019
Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira
Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira

Berimbau, pandeiro, atabaque, ginga e força: tudo isso lembra a capoeira. A prática dessa manifestação cultural tipicamente brasileira faz parte do projeto “Capoeira na Escola”, realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através de uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Esporte. As aulas acontecem na EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo.

#PraCegoVer: Imagem de uma roda de capoeira formada por alunos e professores que estão em pé. Estão vestidos com trajes, predominantemente brancos. Mestre fala ao microfone durante cerimônia de batismo na capoeira. (Foto: Arquivo/PMC)

O projeto, que surgiu com a proposta de utilizar as contribuições da capoeira no processo de desenvolvimento dos alunos e de atrair a comunidade para a vida escolar, tem conquistado adeptos para treinar capoeira na escola e seguir com a formação no esporte.

O diretor da unidade escolar e um dos idealizadores do projeto, Fábio Luis dos Santos Coelho, explica que a ideia surgiu do entendimento de que a capoeira traz ensinamentos de identidade, cultura e disciplina, que são ensinamentos além da vida escolar, fazem a diferença para a vida dos alunos e praticantes.

A capoeira é um amplo instrumento pedagógico, pois permite que sejam trabalhados aspectos de modo integrado entre várias disciplinas como Educação Física, História, Geografia, Artes, Literatura. Além disso, os exercícios de capoeira envolvem todas as partes do corpo e são executados associados a um ritmo musical que favorece a integração dos envolvidos, desenvolvendo aspectos de imagem corporal, equilíbrio, coordenação motora, orientação espacial, criatividade e disciplina.

#PraCegoVer: Em pé, casal de adultos acompanha casal de crianças que receberam cordão de capoeira e posam para foto. (Foto: Arquivo/PMC)

Atualmente, o projeto é dirigido pelo Mestre Manoel Ricardo dos Santos, conhecido com Mestre “Manoel fala pouco” e já conta com mais de 30 alunos, entre crianças e adultos.

No último dia 20, foi realizada na quadra poliesportiva da EMEF Prof.ª Maria Ap. Ujio, a cerimônia de entrega do primeiro cordão, que consiste no batizado do aluno. O evento contou com a colaboração de monitores, professores e mestres da capoeira que prestigiaram e colaboraram para que o evento fosse um sucesso.

Os interessados em participar do projeto devem comparecer à EMEF Prof.ª Maria Ap. Ujio que fica na Av. Ezequiel da Silva Barreto, 285 – Porto Novo.

As inscrições são realizadas diretamente com o mestre, nos dias de treino, todas as terças e quintas das 18h10 às 20h10.

Adriana Rodrigues de Souza
Informação à Imprensa: (12) 3897-5659

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Impactos da Reforma da Previdência na carreira do servidor público é tema de palestra promovida pela Prefeitura
Eleição de conselheiros deliberativos e fiscais do CaraguaPrev terá 27 servidores

A eleição para escolher os conselheiros deliberativos e fiscais do Caraguaprev, ocorre em 3 de dezembro (terça-feira) e terá 27 candidatos concorrendo. Entre os servidores que disputam as vagas, estão funcionários da Prefeitura de Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Câmara Municipal e aposentados. A homologação e o

Leia Mais Notícias CARAGUAPREV Publicado em 08/11/2019
Serviços de prevenção contra enchentes são realizados no bairro Pegorelli
Serviços de prevenção contra enchentes são realizados no bairro Pegorelli

A Prefeitura de Caraguatatuba intensifica os serviços de prevenção contra enchentes, visando prevenir alagamentos na cidade em períodos de chuvas constantes. Hoje (13/11), a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) realiza o desassoreamento e limpeza em um dos principais canais de drenagem no bairro Pegorelli. A limpeza e desassoreamento tem a

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 13/11/2019
Agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Caraguatatuba recebem ética e disciplina no serviço público
Agentes comunitários de saúde da Prefeitura de Caraguatatuba recebem ética e disciplina no serviço público

O Departamento Ético Disciplinar da Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba se reuniu com cerca de 40 agentes comunitários de saúde para mais uma roda de conversa sobre ética e disciplina no serviço público na terça e nesta quarta-feira (12 e 13/11), Diretoria Regional de Ensino, no Indaiá, e

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 14/11/2019
Equipe feminina conquista segundo lugar em competição de voleibol
Equipe feminina conquista segundo lugar em competição de voleibol

A equipe feminina de voleibol de Caraguatatuba conquistou no último final de semana o segundo lugar na Copa Vale de Voleibol na categoria pré-mirim, realizada em Pindamonhangaba – SP. As 12 atletas de 13 anos conseguiram a classificação para a etapa final, que contou com a participação da cidade anfitriam,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 19/11/2019
Banco de Alimentos promove atividade de Educação Nutricional com crianças no Centro Comunitário do Pegorelli
Banco de Alimentos promove atividade de Educação Nutricional com crianças no Centro Comunitário do Pegorelli

Demonstrar às crianças que legumes, verduras e frutas podem ser saborosos foi o objetivo da atividade de Educação Nutricional desenvolvida pela nutricionista, Cíntia Franciele de Araújo, do Banco de Alimentos da Prefeitura de Caraguatatuba. A prática foi direcionada a um grupo de 12 crianças entre 8 e 11 anos, que

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 29/11/2019