Pesquisar No Site

Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira

Publicado em: 22/10/2019
Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira
Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira

Berimbau, pandeiro, atabaque, ginga e força: tudo isso lembra a capoeira. A prática dessa manifestação cultural tipicamente brasileira faz parte do projeto “Capoeira na Escola”, realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através de uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Esporte. As aulas acontecem na EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo.

#PraCegoVer: Imagem de uma roda de capoeira formada por alunos e professores que estão em pé. Estão vestidos com trajes, predominantemente brancos. Mestre fala ao microfone durante cerimônia de batismo na capoeira. (Foto: Arquivo/PMC)

O projeto, que surgiu com a proposta de utilizar as contribuições da capoeira no processo de desenvolvimento dos alunos e de atrair a comunidade para a vida escolar, tem conquistado adeptos para treinar capoeira na escola e seguir com a formação no esporte.

O diretor da unidade escolar e um dos idealizadores do projeto, Fábio Luis dos Santos Coelho, explica que a ideia surgiu do entendimento de que a capoeira traz ensinamentos de identidade, cultura e disciplina, que são ensinamentos além da vida escolar, fazem a diferença para a vida dos alunos e praticantes.

A capoeira é um amplo instrumento pedagógico, pois permite que sejam trabalhados aspectos de modo integrado entre várias disciplinas como Educação Física, História, Geografia, Artes, Literatura. Além disso, os exercícios de capoeira envolvem todas as partes do corpo e são executados associados a um ritmo musical que favorece a integração dos envolvidos, desenvolvendo aspectos de imagem corporal, equilíbrio, coordenação motora, orientação espacial, criatividade e disciplina.

#PraCegoVer: Em pé, casal de adultos acompanha casal de crianças que receberam cordão de capoeira e posam para foto. (Foto: Arquivo/PMC)

Atualmente, o projeto é dirigido pelo Mestre Manoel Ricardo dos Santos, conhecido com Mestre “Manoel fala pouco” e já conta com mais de 30 alunos, entre crianças e adultos.

No último dia 20, foi realizada na quadra poliesportiva da EMEF Prof.ª Maria Ap. Ujio, a cerimônia de entrega do primeiro cordão, que consiste no batizado do aluno. O evento contou com a colaboração de monitores, professores e mestres da capoeira que prestigiaram e colaboraram para que o evento fosse um sucesso.

Os interessados em participar do projeto devem comparecer à EMEF Prof.ª Maria Ap. Ujio que fica na Av. Ezequiel da Silva Barreto, 285 – Porto Novo.

As inscrições são realizadas diretamente com o mestre, nos dias de treino, todas as terças e quintas das 18h10 às 20h10.

Adriana Rodrigues de Souza
Informação à Imprensa: (12) 3897-5659

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba marcou presença no Il Fórum sobre a Pessoa em Situação de Rua, realizada nesta quarta-feira (17) pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Caraguá se destacou no evento por ser um dos poucos municípios

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 18/04/2024
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro do projeto Gabinete em Ação no Massaguaçu
Prefeitura firma parceria para atendimento da Defensoria Pública dentro Gabinete em Ação no Massaguaçu

Moradores do bairro Massaguaçu e região contam a partir da próxima terça-feira (9/4) com diversos atendimentos da Prefeitura de Caraguatatuba, no projeto “Gabinete em Ação, a Prefeitura mais perto de você”. No local, a população encontrará uma unidade móvel da Prefeitura equipada e com acessibilidade para pessoas com deficiência, com

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 05/04/2024
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas
Prefeitura de Caraguatatuba promove recuperação de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está promovendo a recuperação de ruas já pavimentadas com bloquetes, fazendo o nivelamento de trecho em desnível. Uma das ruas que recebe o serviço esta semana é a rua Dom Antonio Barreito, na Martim de Sá. O trabalho

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 23/04/2024
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola
Alunos do Perequê-Mirim participam de formatura do Projeto Bombeiro na Escola

A Secretaria de Educação de Caraguatatuba, em parceria com o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, realizou nessa segunda-feira (1/4) a formatura de estudantes no Programa Bombeiro na Escola. Foram 187 formandos do 8º ano, de sete turmas da EMEF Professora Edna Maria Nogueira Ferraz (Perequê-Mirim). O programa

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 01/04/2024