Pesquisar No Site
Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira

Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira
Berimbau, pandeiro, atabaque, ginga e força: tudo isso lembra a capoeira. A prática dessa manifestação cultural tipicamente brasileira faz parte do projeto “Capoeira na Escola”, realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através de uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Esporte. As aulas acontecem na EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, no bairro Porto Novo.

#PraCegoVer: Imagem de uma roda de capoeira formada por alunos e professores que estão em pé. Estão vestidos com trajes, predominantemente brancos. Mestre fala ao microfone durante cerimônia de batismo na capoeira. (Foto: Arquivo/PMC)
O projeto, que surgiu com a proposta de utilizar as contribuições da capoeira no processo de desenvolvimento dos alunos e de atrair a comunidade para a vida escolar, tem conquistado adeptos para treinar capoeira na escola e seguir com a formação no esporte.
O diretor da unidade escolar e um dos idealizadores do projeto, Fábio Luis dos Santos Coelho, explica que a ideia surgiu do entendimento de que a capoeira traz ensinamentos de identidade, cultura e disciplina, que são ensinamentos além da vida escolar, fazem a diferença para a vida dos alunos e praticantes.
A capoeira é um amplo instrumento pedagógico, pois permite que sejam trabalhados aspectos de modo integrado entre várias disciplinas como Educação Física, História, Geografia, Artes, Literatura. Além disso, os exercícios de capoeira envolvem todas as partes do corpo e são executados associados a um ritmo musical que favorece a integração dos envolvidos, desenvolvendo aspectos de imagem corporal, equilíbrio, coordenação motora, orientação espacial, criatividade e disciplina.

#PraCegoVer: Em pé, casal de adultos acompanha casal de crianças que receberam cordão de capoeira e posam para foto. (Foto: Arquivo/PMC)
Atualmente, o projeto é dirigido pelo Mestre Manoel Ricardo dos Santos, conhecido com Mestre “Manoel fala pouco” e já conta com mais de 30 alunos, entre crianças e adultos.
No último dia 20, foi realizada na quadra poliesportiva da EMEF Prof.ª Maria Ap. Ujio, a cerimônia de entrega do primeiro cordão, que consiste no batizado do aluno. O evento contou com a colaboração de monitores, professores e mestres da capoeira que prestigiaram e colaboraram para que o evento fosse um sucesso.
Os interessados em participar do projeto devem comparecer à EMEF Prof.ª Maria Ap. Ujio que fica na Av. Ezequiel da Silva Barreto, 285 – Porto Novo.
As inscrições são realizadas diretamente com o mestre, nos dias de treino, todas as terças e quintas das 18h10 às 20h10.
Adriana Rodrigues de Souza
Informação à Imprensa: (12) 3897-5659
Veja Também Recentes

Polo Cultural do Centro recebe oficina literária “Escrita Criativa Sensorial” na próxima segunda-feira
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza na próxima segunda-feira (7), às 18h30, no Polo Cultural do Centro, a oficina “Escrita Criativa Sensorial”, com Ethel Pontes. A ação é gratuita e para participar não é necessário realizar inscrição. A oficina é um

Guarda Civil de Caraguatatuba prende suspeitos por furto tráfico e ato infracional em diversas ocorrências
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba registrou no último fim de semana uma intensa atuação com prisões por furto, tráfico de drogas e apreensão de menores envolvidos com entorpecentes. As ocorrências ocorreram em diferentes bairros da cidade. Suspeito é preso em flagrante por furto no Indaiá No sábado (14),

9ª Festa Junina Forró de Todos é neste sábado na Praça do Caiçara
Com o intuito de valorizar as festas tradicionais nordestinas presentes na cultura popular e manter acesa a chama da cultura forrozeira, o Coletivo Forró de Todos realiza sua 9º Festa Junina no sábado, (28/6), das 18h às 22h, na Praça do Caiçara. A entrada é gratuita e livre para todos

Barranco Alto é campeão do Torneio da Cidade de Futebol em Caraguatatuba
Caraguatatuba conheceu no domingo (29) o grande campeão do Torneio da Cidade de Futebol 2025. Em uma final emocionante no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), o E.C. Barranco Alto venceu o Sertão dos Tourinhos por 2 a 1 e levantou a taça da competição que reuniu 48 equipes do

Caraguatatuba inicia pré-conferências sobre políticas públicas para mulheres
A primeira de oito pré-conferências preparatórias para a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Caraguatatuba ocorreu na tarde de quarta-feira (11), na sede da Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), no Jardim Jaqueira e contou com a participação de mulheres