Pesquisar No Site

Educação Inclusiva de Caraguatatuba promove reflexões sobre o universo dos surdos

Publicado em: 09/10/2019
Educação Inclusiva de Caraguatatuba promove reflexões sobre o universo dos surdos
Educação Inclusiva de Caraguatatuba promove reflexões sobre o universo dos surdos

Uma série de palestras com convidadas ilustres fez toda a diferença na programação de atividades promovidas pelo Setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação de Caraguatatuba.

Uma delas foi a atriz, escritora, professora de línguas, intérprete e poliglota em 32 línguas de sinais, Sueli Ramalho Segala.

Sueli faz parte de um grupo de surdos oralizados que conseguem se comunicar por meio da escrita. São surdos Sulp (Surdos usuários de Língua Portuguesa).

#PraCegoVer: Em pé, palestrante interage com expectadora que formula pergunta. Palestrante realiza leitura orofacial. Ao seu lado, há vários educadores sentados em carteiras escolares. (Fotos: Denis Lavinas/PMC)

Ela proferiu duas palestras aos educadores da rede municipal e conheceu a escola bilíngue, Ricardo Luques, no bairro Praia das Palmeiras. Em sua palestra, ela compartilhou com os presentes um pouco de sua trajetória desde criança, aos desafios atuais.

Nascida em uma família com três gerações de surdos, Sueli conta que quando criança achava que todas as pessoas “que mexiam a boca” tinham deficiência e sentia dó das crianças que não sabiam se comunicar por meio de sinais.

Todos ficaram envolvidos com as experiências compartilhadas pela palestrante que contou de maneira leve sua trajetória que foi de muitas dificuldades, mas também de grandes superações.

Dentre as dificuldades pelas quais passava, ela conta que chorava muito quando recebia broncas de seus professores quando não conseguia fazer a leitura de textos, o que contribuiu para que repetisse de ano várias vezes.

A palestrante também relatou sobre o processo de discriminação e bullying que sofreu durante sua fase escolar e alertou sobre a atenção que deve ser dada ao assunto.

Sueli enfatiza a importância do contato com a cultura surda, dos estímulos que devem ser feitos desde o início da vida desse indivíduo.

Sobre seu desenvolvimento pessoal, que a levou a aprender a falar, ela conta que desde que começou a perceber que o mundo fora de sua família era diferente, teve vontade de estar inserida nesta sociedade. Para isso, tinha que saber se comunicar com ela. O que incluía falar. “Acredito que ter aprendido a falar foi um milagre e, claro, graças aos meus pais que me proporcionaram receber os estímulos. Alguém lá em cima gosta de mim”, explica.

#PraCegoVer: Profissionais da educação inclusiva posam para foto com palestrante. Uma delas faz o sinal de Libras. (Fotos: Denis Lavinas/PMC)

Atualmente, Sueli Ramalho Segala é atriz, escritora, professora de línguas, intérprete e poliglota em 32 línguas de sinais, uma grande estudiosa da língua de sinais. Ela explica que o interesse por esse assunto teve início quando, ainda pequena, percebeu que a língua de sinais não tem concordância nominal e verbal, preposição, artigos, e viu que as escritas de ouvintes tinham este fenômeno. “Eu tentava descobrir porque existia essa diferença, e isso me motivou a pesquisar cada vez mais. Meu pai recebia em nossa casa muitos surdos de outros países, e aprendi com esses estrangeiros. Eu ficava horas ouvindo, alias vendo, eles contarem histórias da cultura de outros países, através da própria língua estrangeira.”

Sueli conclui deixando importantes reflexões. Ela destaca a importância do ensino de Libras para a sociedade e, principalmente, para as famílias de pessoas surdas. “Há uma grande dificuldade das crianças surdas em comunicar-se com a própria família. É na família que acontece a primeira educação. Muitos pais querem aprender a se comunicar com seus filhos, mas não sabem como.”

O ensino de Libras é primordial para o desenvolvimento do surdo, porque esse indivíduo tem o recurso visual como suporte. Essa pessoa não tem recurso auditivo.

Os sinais indicam o caminho para diminuir as distâncias entre ouvintes e surdos.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Semifinal do Campeonato Municipal de Futsal – Série Bronze começa nessa sexta-feira
Semifinal do Campeonato Municipal de Futsal – Série Bronze começa nessa sexta-feira

Após quarenta e quatro jogos, oito equipes que disputam o Campeonato Municipal de Futsal da Série Bronze estão definidas para as quartas de final. A quadra do Tinga foi o palco dos últimos jogos classificatórios. As partidas decisivas que garantem lugar nas semifinais acontecem em dois dias, na próxima sexta-feira

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 02/10/2019
Prefeitura de Caraguatatuba realiza Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos para ONG Caminho da Esperança
Prefeitura de Caraguatatuba realiza Oficina de Aproveitamento Integral de Alimentos para ONG Caminho da Esperança

O Banco de Alimentos de Caraguatatuba promoveu um curso Aproveitamento Integral de Alimentos na sede da Organização Não Governamental Caminho da Esperança (ONG), Centro. A iniciativa faz parte de um novo projeto do Banco de Alimentos, que tem como objetivo levar conhecimentos de nutrição àqueles que são atendidos por entidades

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 14/10/2019
Mobilidade Urbana reforça pintura de vagas de estacionamento na Martim Sá
Mobilidade Urbana reforça pintura de vagas de estacionamento na Martim Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, começou na última sexta-feira (11) o reforço na pintura de solo de diversas vagas de estacionamento no bairro da Martim de Sá, na região central. A revitalização tem como objetivo a melhoria da visualização e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 15/10/2019
Palestrante do Empreenda afirma que Caraguatatuba tem capacidade para receber aeronaves com até 200 passageiros
Palestrante do Empreenda afirma que Caraguatatuba tem capacidade para receber aeronaves com até 200 passageiros

Uma das palestras mais esperadas dentro do Empreenda Caraguatatuba 2019 foi a de Luiz Otávio Cristo Cabral, comandante de Airbus 320, que falou sobre “Aeroporto de Caraguatatuba – Desenvolvimento Econômico e Progresso Social”. Aos presentes, ele falou que é totalmente viável a implantação de um aeroporto com capacidade para receber

Leia Mais Notícias Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Publicado em 23/09/2019
Comus prorroga inscrição para o Conselho Gestor aos eleitos da Casa de Saúde Stella Maris
Comus prorroga inscrição para o Conselho Gestor aos eleitos da Casa de Saúde Stella Maris

O Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Caraguatatuba divulgou nesta terça-feira (08/10), o resultado preliminar da Eleição dos Conselhos Gestores das Unidades Básicas de Saúde. O Comus informa ainda que as inscrições dos eleitos ao Conselho Gestor da Casa de Saúde Stella Maris para o Conselho Municipal de Saúde (Comus)

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 08/10/2019