Pesquisar No Site

Abertura da 8ª Semana de Valorização ao Idoso destaca mais de 17 mil atendimentos por mês no município

Destaques
Abertura da 8ª Semana de Valorização ao Idoso destaca mais de 17 mil atendimentos por mês no município
Abertura da 8ª Semana de Valorização ao Idoso destaca mais de 17 mil atendimentos por mês no município

A 8ª Semana de Valorização ao Idoso teve início na terça-feira (1º/10), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), com atividades artísticas e informativas sobre o tema.

#PraCegoVer: idoso segura papel com pintura que realizou (Fotos: Luis Gava/PMC).

Durante a cerimônia de abertura, o vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior, ressaltou que para conhecer o grau de civilidade de um povo, é só observar como ele trata o meio ambiente, as crianças e os idosos. “Todos esses três fatores são tratados com muito carinho, preocupação e acolhimento pela Sepedi. Parabéns a todos pelo dia do idoso”, disse.

A abertura seguiu com apresentação de dança do Grupo Fênix do Ciapi, com o tema “A lenda das sereias”. A ideia foi transmitir que as mulheres em qualquer idade, nunca deixam de serem sereias.

#PraCegoVer: profissionais de enfermagem com uniforme branco, realizam teste glicêmico em idosa, utilizando aparelho que fura o dedo (Fotos: Luis Gava/PMC).

O evento encerrou com a palestra da geriatra Lidiane Sacardo, que abordou o assunto “Longevidade e qualidade de vida”. A médica, que atua no Centro de Especialidades Médicas (CEM) em Caraguatatuba, destacou o número de idosos longevos no município, aqueles que chegam a uma idade excessivamente avançada.

“Diariamente, atendo, em média, sete idosos acima de 90 anos de idade. O segredo é ser um ser humano bio, psico, social e espiritualmente saudável, assim será um idoso com capacidade de envelhecer mais que a faixa etária do meio em que vive”, contou a geriatra.

#PraCegoVer: palestrante de cabelos claros, veste calça jeans e blusa vermelha durante palestra com uso de microfone (Fotos: Luis Gava/PMC).

José Maria Filho, de 76 anos, também deu outra dica “Viver aprendendo, sem esquecer o que já passamos na vida. É um eterno aprendizado”, relatou.

Dados – Durante a abertura, o secretário da Sepedi, Léo Macedo, apresentou números de atendimento de serviços realizados por diversos outros projetos da secretaria.

Além do Ciapi, a Sepedi atende e acolhe idosos no Instituto Pró+Vida, Vila Vicentina, Centro de Convivência “Estrela do Mar” e Lar São Francisco. Somados todos os equipamentos, são mais de 17 mil atendimentos realizados por mês.

“São serviços que muitas vezes não podem ser divulgados, mas que diariamente, recebem nossa atenção. Recentemente também fechamos convênio com a instituição CLAM, que acolhe seis idosos totalmente dependentes. São diversos fatores que mostram o cuidado que o idoso recebe em nossa cidade”, destacou Léo Macedo.

A abertura também contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI), Zally Queiroz e do vereador De Paula.

Atividades – A programação seguiu na manhã desta quarta-feira (02/10), no Instituto Pró+Vida, no bairro Ponte Seca, com diversas atividades abertas a comunidade.

Neyde Villela Bracale, de 78 anos, realizou o teste glicêmico e teve uma surpresa. Estava bem acima do normal. “Deu bem alto, vou logo procurar um médico, pois fiquei preocupada. Valeu a pena ter participado”, contou.

Dia 03/10, às 14h, no Lar São Francisco – tarde de atividades lúdicas (dominó, dama, pescaria, rodada de bingo).

Na sexta-feira (04/10), às 19h, no CIAPI, concurso de beleza e simpatia, “Miss e Mister Melhor Idade 2019”, com show do Trio Los Angeles.

Carregando Álbum de Fotos
Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro
Caraguatatuba domina Copa Caiçara Jiu-Jitsu com 134 medalhas de ouro

Caraguatatuba foi palco da 16ª edição da Copa Caiçara Jiu-Jitsu realizada no último domingo (14), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Mais uma vez, a cidade se destacou ao garantir o primeiro lugar na classificação geral. Ao todos, os competidores de Caraguá acumularam impressionantes 134 medalhas, sendo 59 de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 15/04/2024
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A médio prazo, medida pode colocar Caraguá no mapa das cidades com melhores pontuações e chances de investimentos  A Prefeitura de Caraguatatuba tem avançado significativamente na implementação de projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Uma das metas é colocar a cidade em evidência, melhorando

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/04/2024
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul
Enviar mensagem para o Whatsapp é a mais nova forma para pagar o estacionamento rotativo Zona Azul

Caraguatatuba conta com mais uma facilidade para fazer o pagamento do estacionamento rotativo de vagas na região central da cidade, a zona azul. Com acesso pelo WhatsApp, o interessado pode enviar uma mensagem para o número 81-4003-1476. Em seguida, irá selecionar a opção desejada: 1- Cadastrar placa para notificação e

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 04/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo
Prefeitura de Caraguatatuba avança na regularização de terras devolutas no bairro Porto Novo

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, dará continuidade à regularização dominial das ocupações de terras devolutas no município, localizadas no bairro Porto Novo. Trata-se de um processo antigo, de quando o Município firmou convênio com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo –

Leia Mais Notícias Secretaria de Habitação Publicado em 17/04/2024
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024