Pesquisar No Site

Técnico e medalhista paraolímpico de Lima 2019 darão palestra nesta semana no I Fórum de Educação Física

Publicado em: 02/09/2019
Técnico e medalhista paraolímpico de Lima 2019 darão palestra nesta semana no I Fórum de Educação Física
Técnico e medalhista paraolímpico de Lima 2019 darão palestra nesta semana no I Fórum de Educação Física

O I Fórum de Educação Física Inclusiva recebe nesta quinta-feira (05/09) a palestra do professor Ms. Asdrubal Augusto Florençano do Nascimento e o atleta paraolímpico André Luís da Rocha Antunes. Com o tema: Como performar no dia D e na hora H.; Arremessando para o futuro. A palestra será realizada para os professores de Educação Física da Rede Municipal no Salão Monteiro Lobato, na Secretaria Municipal de Educação.

#PraCegoVer: Paratleta sentado em uma cadeira adaptada. Ele abraça outra atleta que segura a Tocha das Olimpíadas de 2016, realizadas no Brasil. Os dois usam roupas brancas com detalhes amarelos (Foto: Divulgação/PMC)

O professor Augusto trabalha com esporte adaptado desde março de 2013. André apareceu em agosto do mesmo ano. Ele também é treinador do clube ADV-VALE e Coordenador do Programa Esporte Para Todos da Prefeitura de Taubaté desde 2013. Em 2018 foi contratado como técnico de arremessos e lançamentos pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro – CPB.

O paratleta André Luís é Policial Militar Reformado. Ele está há 5 anos no esporte Paraolímpico e pratica Atletismo, na modalidade do arremesso de peso e lançamento do disco. André é tetra campeão do “Grand Prix Internacional”, vice-campeão dos Jogos Parapanamericanos de Toronto, no Canadá. Além de ser vice-campeão dos Jogos Mundiais Militares, na Coreia do Sul sendo, o primeiro policial militar da história a participar e ganhar uma medalha nessa competição.

Seu currículo é extenso! Ele foi o condutor Oficial da Tocha Olímpica das Olimpíadas Rio 2016, atual Campeão e Recordista Mundial, eleito melhor atleta brasileiro em 2017 e atleta da galera, compõe a Seleção Brasileira de Paratletismo e é atual número 1 no Ranking Mundial.

André sofreu uma queda de um muro em 2005, durante uma perseguição policial. Ele já usava cadeira de rodas quando em 2016 teve uma lesão na coluna cervical, que afetou seus membros superiores. Além disso, já foram oito cirurgias, incluindo para implantes do marca passo medular para ajudar na dor neuropática crônica.

Os Jogos Paraolímpicos de Lima 2019, no Peru, são o segundo da carreira de André. Eles deram ao André, uma medalha de bronze no arremesso de peso. “É uma honra defender meu país e foi outra experiência fantástica”, contou o medalhista.

Para ele, “a medalha de bronze teve sabor de ouro” por competir com atletas de classe acima da dele. André, que faz parte da classe 54 no atletismo, competiu com atletas da classe 53 – para atletas com um pouco mais de movimento. Os atletas dessa classe arremessam sentados em um banco. “Isso não torna o arremesso mais fácil, mas sim possível”, contou o técnico Augusto Florençano.

O atleta e o técnico são dois gigantes do esporte adaptado. E são exemplos de superação e determinação. A dupla encerra o circuito de palestras, que serão realizadas durante esta semana no Fórum de Educação Física. Além disso, é importante lembrar que a palestra se inicia às 19h e segue até ás 21h.

 Serviço:

A Secretaria Municipal de Educação está localizada na Avenida Rio de Janeiro, N° 860 – Indaiá

Telefone: (12) 3897-7000

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre
Caraguatatuba recebe 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre

Caraguatatuba se prepara para receber o 4º Festival Auracy Mansano de Voo Livre, agendado para os próximos sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril, a partir das 10h. O evento integra as celebrações de aniversário de 167 anos do município e espera a presença de cerca de 200

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 17/04/2024
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã
“O Farol do Lixo”: ação para limpeza da praia da Cocanha será amanhã

O evento “O Farol do Lixo”, uma ação dedicada a combater a poluição marinha e costeira realizada pela Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC), realizará uma limpeza de praia nesta sexta-feira (29), a partir das 8h. A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024
Programa Trânsito Legal em Caraguatatuba inicia ciclo de formaturas em 2024

O Programa Trânsito Legal, desenvolvido pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop) e da Secretaria de Educação, iniciou nesta semana o ciclo de formaturas. Na quinta-feira (28), 122 estudantes de cinco turmas das unidades escolares EMEI/EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 28/03/2024
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba
Campeonato de Moto Aquática agita Praia do Centro em Caraguatatuba

O Campeonato Brasileiro de Moto Aquática foi um sucesso na Praia do Centro de Caraguatatuba, no último final de semana. Diversos pilotos marcaram presença nesta etapa, chamada de National Cup 2024. O evento contou com pilotos de diversos estados brasileiros e de convidados estrangeiros do Paraguai e Uruguai, com grandes

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 15/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente no Olaria

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou mais uma ação de combate à invasão em Área de Preservação Permanente (APP) na região do Olaria. A operação ocorreu esta semana e as autoridades

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 05/04/2024