Pesquisar No Site
Idosos e pessoas com deficiência despertam empreendedorismo durante a 6ª “Feira Delícia e Arte”

Idosos e pessoas com deficiência despertam empreendedorismo durante a 6ª “Feira Delícia e Arte”
Mais de 300 pessoas passaram pela “Feira Delícia & Arte” promovida no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI), durante esta quarta-feira (11/09). Em sua sexta edição, a feira reuniu 30 expositores de diferentes áreas de venda.

#PraCegoVer: seis mulheres apreciando diversos tipos de queijos em exposição (Fotos: Luis Gava/PMC).
O evento é realizado a cada dois meses, com a participação de frequentadores do Ciapi e comunidade local. Pela primeira vez como expositora, Regina dos Santos e seu pai, Edmundo Lang, ambos com deficiência física, vendiam geleias, confit de legumes em conserva, suspiro recheado com geleia e casquinhas de laranja caramelizada.
Regina contou que através do curso de culinária ofertado pelo Ciapi, aprendeu como aprimorar suas técnicas de cozinha para uma alimentação saudável. Além disso, ela diz que trabalha a mente. “Com as aulas sempre procuro buscar novas ideias e a partir disso, comecei a vender na vizinhança e em feiras da região”, disse.

#PraCegoVer: duas mulheres e um homem olhando produtos de madeira expostos (Fotos: Luis Gava/PMC).
“Com a ideia da feira, fui produzindo novas receitas, inclusive levei tão a sério e abri uma MEI com auxílio do Sebrae. Hoje também comercializo em feiras da região e busco sempre oferecer alimentos saudáveis, sem conservantes e para pessoas com intolerâncias”, destacou a expositora.
Já Roseli da Silva que tem dificuldade de locomoção relata que a feira foi uma realização para sua vida. Ela e o esposo produzem artesanato em paletes de madeira, além de almofadas, velas, decoração em garrafas e bonecas de pano.
“Eu estou realizada com a participação nesta feira. Eu e meu esposo passamos um bom tempo preparando os materiais para venda e hoje, vê-los expostos é uma grande satisfação. Ver todo o aprendizado durante a oficina de artesanato, dando frutos e graças a nossa dedicação”, disse Regina.
A próxima feira está prevista para ser realizada no mês de novembro. Segundo o coordenador administrativo Filipe Pergorer, interessados em participar com exposição de produtos, podem procurar o Ciapi, na Avenida Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira.
Veja Também Recentes

Sepedi realiza “Arraiá Tamu Junto, Vem Cum Nóis” no sábado
No próximo sábado, dia 5, a partir das 16h, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) promove uma festa julina em parceria com entidades socioassistenciais parceiras no atendimento às pessoas com deficiência e as pessoas idosas de Caraguatatuba. Haverá várias barracas com bebidas e comidas

Secretaria de Urbanismo promove capacitação técnica com Polícia Militar e fortalece ações de fiscalização
A Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba iniciou, na terça-feira (24), uma capacitação técnica voltada à Polícia Militar (PM), com foco na aplicação do Código de Posturas do Município, Lei Nº 1.144/80, atualizada pela Lei Complementar Nº 127/23. A formação segue até sexta-feira, dia 27, no auditório do 20º Batalhão de

1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal reúne profissionais em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebeu o 1º Congresso de Odontologia da Saúde Bucal na tarde de segunda-feira (30/6), no auditório da Secretaria de Educação. O evento trouxe qualificação técnica aos profissionais da rede pública municipal. O congresso reuniu mais de 100 profissionais, entre dentistas e auxiliares da área, com o objetivo de fortalecer

GCM de Caraguatatuba intercepta veículos clonados e caso de apropriação indébita em diferentes pontos da cidade
A Guarda Civil Municipal de Caraguatatuba registrou três ocorrências relevantes entre os dias 4 e 7 de julho em crimes como clonagem de veículos, adulteração de sinais identificadores e apropriação indébita. As ações foram desencadeadas a partir de alertas emitidos pelo Centro de Operações Integradas (COI). No dia 4 de

Arte e cultura marcam encerramento do Circuito Negrita Arteira em Caraguatatuba
A cidade de Caraguatatuba recebeu neste sábado (28), a terceira e última parada do Circuito Brincante Negrita Arteira, um projeto cultural que promove a valorização das culturas africanas e afro-brasileiras por meio de atividades lúdicas, educativas e inclusivas. O evento foi realizado na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Travessão.