Pesquisar No Site

Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba

Publicado em: 07/09/2019
Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba
Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba

O 7 de setembro em Caraguatatuba foi marcado pelo espírito de patriotismo e amor por Caraguatatuba. Centenas de pessoas participaram dos atos cívicos que foram realizados em cinco regiões da cidade.

#PraCegoVer: Em pé , autoridades municipais posam para foto. Ao fundo estão hasteadas as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal. (Foto: Luis Gava/PMC)

O objetivo da Prefeitura de Caraguatatuba ao descentralizar as cerimônias, foi proporcionar maior integração nos bairros, envolvendo comunidades e estudantes. Bandas, Coral, Guarda Mirim e Fanfarras foram as atrações das comemorações de 2019.

As atividades iniciaram com a cerimônia oficial de hasteamento da bandeira, realizada no Teatro Mário Covas. Devido à instabilidade climática, a Secretaria de Educação optou por transferir o evento da Praça do Caiçara para o Teatro Mário Covas. 

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, a presidente do Fundo Social, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, o presidente da Câmara, Francisco Carlos Marcelino, o 1º Tenente PM Paluri, comandante interino da 2ª Cia de Caraguatatuba, além de secretários municipais, vereadores, equipes gestoras das unidades escolares da região central e estudantes da rede municipal.

O 1º Tenente PM Paluri, comandante interino da 2ª Cia de Caraguatatuba, destacou o sentimento de patriotismo. “Temos que ser patriotas não só no dia de hoje, mas nas ações do dia a dia. Aproveito para agradecer a Prefeitura de Caraguatatuba pela parceria com a Polícia Militar na cidade. Temos recebemos muito apoio da administração para melhorar a segurança da população”, disse.

#PraCegoVer: (Foto: Luis Gava/PMC)

Já o prefeito Aguilar Junior chamou a atenção pelo amor por Caraguatatuba. “É um sentimento que tenho e que a população precisa ter. Seja cuidando de nossas crianças, numa obra realizada, seja no carinho com os idosos. O 7 de setembro é um momento de reflexão e a palavra amar precisa ser irradiada. Amar o Brasil, amar o Estado de São Paulo e amar Caraguatatuba. Partindo desse sentimento promoveremos uma grande transformação na vida das pessoas”, comentou.

A cerimônia no Teatro Mário Covas contou a participação da Banda Municipal Carlos Gomes, o Água Viva Coral, os Grupos de Escoteiro Caraguatá e Edgard Armond, além das três turmas da Guarda Mirim de Caraguatatuba.

Polo Massaguaçu

O ato cívico realizado na EMEF Profª Antônia Nunes Arouca, no bairro Massaguaçu, contou com a presença de autoridades municipais e reuniu as seguintes unidades escolares: EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, EMEF Profª. Antonia Antunes Arouca, CEI Prof.ª Ester Nunes de Souza, Profª. Maria Thereza de Souza Castro e CEI/EMEI Profª. Vera da Silva Santos. 

A execução dos hinos foi realizada pela FAMCAL sob orientação dos maestros Marcão e Jesus Salatiel.

Polo Casa Branca

O terceiro ato cívico foi realizado na EMEF Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, onde foi realizado o hasteamento da bandeira, acompanhado pelas autoridades municipais. A execução dos hinos ficou por conta da BAMMAC, sob regência do maestro Daniel Maciel. 

Neste polo estavam reunidas as seguintes unidades escolares: EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, CEI/EMEI Profª Maria Eugenia Aranha Chodounsky, CEI / EMEI Profª Aparecida Maria Pires de Meneses e EMEI / EMEF João Thimóteo do Rosário.

Polo Tinga

O penúltimo ato cívico aconteceu na EMEF Profª Maria Ap. de Carvalho, no bairro Tinga onde estavam reunidas as unidades escolares: EMEF Prof. Jorge Passos, CEI/EMEI Profª Maria Onicie Dias Pereira, CEI Profª Telma do Amarante Veiga Santos, EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano, EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, EMEI/EMEF Prof. João Batista Gardelim, CEI do Bairro do Poiares, CEI Severino Vitoriano dos Santos, EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega, CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes, EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse S. Cardozo, EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, Creche MEIMEI e Creche Santo Antônio. 

Foi realizado o hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional. As autoridades municipais e o público presente, acompanharam a apresentação do coral do CIDE Tinga, que entoou os hinos de Caraguatatuba e nacional, sob comando da regente Tatiana Borges. 

A cerimônia contou também com a participação BMCT – Banda Marcial do Cide Tinga e da Fanfarra Maria Moraes. 

Travessão

O encerramento dos atos cívicos aconteceu na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Travessão. Estavam reunidas as unidades escolares: CEI João Lino da Cruz, CEI Elisa Butschkau, EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, CEI Profª Regina Célia Santos Chapira Blaustein, CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, EMEF Prof. Euclydes Ferreira, CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, EMEF Prof. Geraldo de Lima EMEI Yasutada Nasu, CEI/EMEI Profª Célia Rocha Lobo, EMEF Profª Jane Urbano Focesi, CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, EMEI/EMEF Masako Sone, CIASE Governador Adhemar Pereira de Barros. 

Sob a regência do mastro Daniel Maciel, a BAMMAC executou os hinos de Caraguatatuba e Nacional, enquanto as bandeiras eram hasteadas.

O Prefeito Aguilar Junior, acompanhado das autoridades municipais, parabenizou a todos os envolvidos pela organização e pontualidade dos eventos. Agradeceu a participação de toda a comunidade e encerrou os atos cívicos deste 7 de setembro de 2019.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

“Uma certa noiva cadáver
“Uma certa noiva cadáver” retorna ao TMC

A peça “Uma certa noiva cadáver” está de volta ao Teatro Mario Covas na quinta-feira (14/3) às 20h. A entrada é gratuita e o espetáculo é livre para todos os públicos. O ingresso deve ser retirado uma hora antes na bilheteria. A adaptação livre da obra dirigida por Tim Burton

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/03/2024
Caraguatatuba está com 214 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 217 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 217 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 17 de corretor de imóveis, 10 de consultor de vendas e seis de encanador. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 11/03/2024
Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”
Fundacc abre 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão”

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) por meio da Comissão Setorial de Artesanato abriu na última sexta-feira (15/3), a 5ª Mostra de Arte “Comemoração ao Dia do Artesão” no saguão da Secretaria de Turismo de Caraguatatuba. Dia 19 de março é comemorado o Dia do Artesão, data escolhida por ser dia de São José, santo

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/03/2024
Caraguatatuba recebe amanhã 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa
Caraguatatuba recebe amanhã 1ª Etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, realiza neste sábado (23/3), a partir das 8h, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG), a 1ª etapa do Circuito Municipal de Tênis de Mesa. O campeonato contará com a presença de pelo menos 160 atletas que vão

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/03/2024
Prefeitura realiza mais de 200 plantios de mudas nativas entre janeiro e fevereiro
Prefeitura realiza mais de 200 plantios de mudas nativas entre janeiro e fevereiro

A Prefeitura de Caraguatatuba já plantou 216 mudas de árvores nativas nos meses de janeiro e fevereiro de 2024, em diversos pontos estratégicos da cidade, como prédios públicos, praças e vias públicas. Além dos esforços da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, a comunidade também está engajada neste processo.

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 06/03/2024