Pesquisar No Site

Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba

Publicado em: 07/09/2019
Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba
Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba

O 7 de setembro em Caraguatatuba foi marcado pelo espírito de patriotismo e amor por Caraguatatuba. Centenas de pessoas participaram dos atos cívicos que foram realizados em cinco regiões da cidade.

#PraCegoVer: Em pé , autoridades municipais posam para foto. Ao fundo estão hasteadas as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal. (Foto: Luis Gava/PMC)

O objetivo da Prefeitura de Caraguatatuba ao descentralizar as cerimônias, foi proporcionar maior integração nos bairros, envolvendo comunidades e estudantes. Bandas, Coral, Guarda Mirim e Fanfarras foram as atrações das comemorações de 2019.

As atividades iniciaram com a cerimônia oficial de hasteamento da bandeira, realizada no Teatro Mário Covas. Devido à instabilidade climática, a Secretaria de Educação optou por transferir o evento da Praça do Caiçara para o Teatro Mário Covas. 

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, a presidente do Fundo Social, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, o presidente da Câmara, Francisco Carlos Marcelino, o 1º Tenente PM Paluri, comandante interino da 2ª Cia de Caraguatatuba, além de secretários municipais, vereadores, equipes gestoras das unidades escolares da região central e estudantes da rede municipal.

O 1º Tenente PM Paluri, comandante interino da 2ª Cia de Caraguatatuba, destacou o sentimento de patriotismo. “Temos que ser patriotas não só no dia de hoje, mas nas ações do dia a dia. Aproveito para agradecer a Prefeitura de Caraguatatuba pela parceria com a Polícia Militar na cidade. Temos recebemos muito apoio da administração para melhorar a segurança da população”, disse.

#PraCegoVer: (Foto: Luis Gava/PMC)

Já o prefeito Aguilar Junior chamou a atenção pelo amor por Caraguatatuba. “É um sentimento que tenho e que a população precisa ter. Seja cuidando de nossas crianças, numa obra realizada, seja no carinho com os idosos. O 7 de setembro é um momento de reflexão e a palavra amar precisa ser irradiada. Amar o Brasil, amar o Estado de São Paulo e amar Caraguatatuba. Partindo desse sentimento promoveremos uma grande transformação na vida das pessoas”, comentou.

A cerimônia no Teatro Mário Covas contou a participação da Banda Municipal Carlos Gomes, o Água Viva Coral, os Grupos de Escoteiro Caraguatá e Edgard Armond, além das três turmas da Guarda Mirim de Caraguatatuba.

Polo Massaguaçu

O ato cívico realizado na EMEF Profª Antônia Nunes Arouca, no bairro Massaguaçu, contou com a presença de autoridades municipais e reuniu as seguintes unidades escolares: EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, EMEF Profª. Antonia Antunes Arouca, CEI Prof.ª Ester Nunes de Souza, Profª. Maria Thereza de Souza Castro e CEI/EMEI Profª. Vera da Silva Santos. 

A execução dos hinos foi realizada pela FAMCAL sob orientação dos maestros Marcão e Jesus Salatiel.

Polo Casa Branca

O terceiro ato cívico foi realizado na EMEF Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, onde foi realizado o hasteamento da bandeira, acompanhado pelas autoridades municipais. A execução dos hinos ficou por conta da BAMMAC, sob regência do maestro Daniel Maciel. 

Neste polo estavam reunidas as seguintes unidades escolares: EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, CEI/EMEI Profª Maria Eugenia Aranha Chodounsky, CEI / EMEI Profª Aparecida Maria Pires de Meneses e EMEI / EMEF João Thimóteo do Rosário.

Polo Tinga

O penúltimo ato cívico aconteceu na EMEF Profª Maria Ap. de Carvalho, no bairro Tinga onde estavam reunidas as unidades escolares: EMEF Prof. Jorge Passos, CEI/EMEI Profª Maria Onicie Dias Pereira, CEI Profª Telma do Amarante Veiga Santos, EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano, EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, EMEI/EMEF Prof. João Batista Gardelim, CEI do Bairro do Poiares, CEI Severino Vitoriano dos Santos, EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega, CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes, EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse S. Cardozo, EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, Creche MEIMEI e Creche Santo Antônio. 

Foi realizado o hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional. As autoridades municipais e o público presente, acompanharam a apresentação do coral do CIDE Tinga, que entoou os hinos de Caraguatatuba e nacional, sob comando da regente Tatiana Borges. 

A cerimônia contou também com a participação BMCT – Banda Marcial do Cide Tinga e da Fanfarra Maria Moraes. 

Travessão

O encerramento dos atos cívicos aconteceu na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Travessão. Estavam reunidas as unidades escolares: CEI João Lino da Cruz, CEI Elisa Butschkau, EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, CEI Profª Regina Célia Santos Chapira Blaustein, CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, EMEF Prof. Euclydes Ferreira, CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, EMEF Prof. Geraldo de Lima EMEI Yasutada Nasu, CEI/EMEI Profª Célia Rocha Lobo, EMEF Profª Jane Urbano Focesi, CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, EMEI/EMEF Masako Sone, CIASE Governador Adhemar Pereira de Barros. 

Sob a regência do mastro Daniel Maciel, a BAMMAC executou os hinos de Caraguatatuba e Nacional, enquanto as bandeiras eram hasteadas.

O Prefeito Aguilar Junior, acompanhado das autoridades municipais, parabenizou a todos os envolvidos pela organização e pontualidade dos eventos. Agradeceu a participação de toda a comunidade e encerrou os atos cívicos deste 7 de setembro de 2019.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

SISU 2020: Instituto Federal de Caraguatatuba oferta 200 vagas para cinco cursos superiores
SISU 2020: Instituto Federal de Caraguatatuba oferta 200 vagas para cinco cursos superiores

O IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) – Campus Caraguatatuba, está com processo seletivo aberto para os cursos de graduação. São cinco opções de cursos de nível superior: Engenharia Civil, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais.

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 21/01/2020
Circuito Litoral Norte de São Paulo traz jornalistas canadenses para conhecerem região
Circuito Litoral Norte de São Paulo traz jornalistas canadenses para conhecerem região

O Circuito Litoral Norte de São Paulo, que integra as cidades de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, realiza entre 6 e 8 de fevereiro uma press trip com cinco jornalistas e influenciadores canadenses. Com o objetivo de promover a região no mercado canadense através de mídia qualificada, serão

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 30/01/2020
Minha Família sem Dengue: Operação Cata-Treco retira 22 toneladas de materiais no Jardim Jaqueira
Minha Família sem Dengue: Operação Cata-Treco retira 22 toneladas de materiais no Jardim Jaqueira

Neste sábado (07/02), a campanha “Minha Família Sem Dengue”, passou pelo bairro Jardim Jaqueira com a Operação Cata-Treco. O trabalho resultou na coleta de três caminhões repletos e com 22 toneladas de objetos que poderiam vir a acumular água, tornando-se criadouros do mosquito da dengue. Toda a ação foi promovida

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 10/02/2020
2ª Etapa do SUP e Surf Para todos tem local alterado pelo Almasurf
2ª Etapa do SUP e Surf Para todos tem local alterado pelo Almasurf

A 2ª Etapa do SUP e Surf Para todos, organizado pela Almasurf e com o apoio da Prefeitura de Caraguatatuba, que iria acontecer na Praia Martin de Sá, teve seu local alterado pela organização. O evento irá acontecer agora, na Praia do Indaiá, mesmo local da semana passada. A alteração

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 24/01/2020
Prefeitura de Caraguatatuba leva Urbanismo Itinerante ao Travessão nesta sexta-feira (14/02)
Prefeitura de Caraguatatuba leva Urbanismo Itinerante ao Travessão nesta sexta-feira (14/02)

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realiza nesta sexta-feira (14/02), mais uma ação do projeto Urbanismo Itinerante.  Desta vez, o projeto irá ocorrer na Praça do Centro Cultural, no Travessão, região Sul de Caraguatatuba, das 9h até às 15h30. Durante o Urbanismo Itinerante os moradores poderão

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 10/02/2020