Pesquisar No Site

Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba

Publicado em: 07/09/2019
Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba
Dia da Independência é marcado por patriotismo e amor por Caraguatatuba

O 7 de setembro em Caraguatatuba foi marcado pelo espírito de patriotismo e amor por Caraguatatuba. Centenas de pessoas participaram dos atos cívicos que foram realizados em cinco regiões da cidade.

#PraCegoVer: Em pé , autoridades municipais posam para foto. Ao fundo estão hasteadas as bandeiras Nacional, Estadual e Municipal. (Foto: Luis Gava/PMC)

O objetivo da Prefeitura de Caraguatatuba ao descentralizar as cerimônias, foi proporcionar maior integração nos bairros, envolvendo comunidades e estudantes. Bandas, Coral, Guarda Mirim e Fanfarras foram as atrações das comemorações de 2019.

As atividades iniciaram com a cerimônia oficial de hasteamento da bandeira, realizada no Teatro Mário Covas. Devido à instabilidade climática, a Secretaria de Educação optou por transferir o evento da Praça do Caiçara para o Teatro Mário Covas. 

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Aguilar Junior, a presidente do Fundo Social, Samara Fraschetti Bastos de Aguilar, o presidente da Câmara, Francisco Carlos Marcelino, o 1º Tenente PM Paluri, comandante interino da 2ª Cia de Caraguatatuba, além de secretários municipais, vereadores, equipes gestoras das unidades escolares da região central e estudantes da rede municipal.

O 1º Tenente PM Paluri, comandante interino da 2ª Cia de Caraguatatuba, destacou o sentimento de patriotismo. “Temos que ser patriotas não só no dia de hoje, mas nas ações do dia a dia. Aproveito para agradecer a Prefeitura de Caraguatatuba pela parceria com a Polícia Militar na cidade. Temos recebemos muito apoio da administração para melhorar a segurança da população”, disse.

#PraCegoVer: (Foto: Luis Gava/PMC)

Já o prefeito Aguilar Junior chamou a atenção pelo amor por Caraguatatuba. “É um sentimento que tenho e que a população precisa ter. Seja cuidando de nossas crianças, numa obra realizada, seja no carinho com os idosos. O 7 de setembro é um momento de reflexão e a palavra amar precisa ser irradiada. Amar o Brasil, amar o Estado de São Paulo e amar Caraguatatuba. Partindo desse sentimento promoveremos uma grande transformação na vida das pessoas”, comentou.

A cerimônia no Teatro Mário Covas contou a participação da Banda Municipal Carlos Gomes, o Água Viva Coral, os Grupos de Escoteiro Caraguatá e Edgard Armond, além das três turmas da Guarda Mirim de Caraguatatuba.

Polo Massaguaçu

O ato cívico realizado na EMEF Profª Antônia Nunes Arouca, no bairro Massaguaçu, contou com a presença de autoridades municipais e reuniu as seguintes unidades escolares: EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira, EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, EMEF Profª. Antonia Antunes Arouca, CEI Prof.ª Ester Nunes de Souza, Profª. Maria Thereza de Souza Castro e CEI/EMEI Profª. Vera da Silva Santos. 

A execução dos hinos foi realizada pela FAMCAL sob orientação dos maestros Marcão e Jesus Salatiel.

Polo Casa Branca

O terceiro ato cívico foi realizado na EMEF Luiz Silvar do Prado, no Casa Branca, onde foi realizado o hasteamento da bandeira, acompanhado pelas autoridades municipais. A execução dos hinos ficou por conta da BAMMAC, sob regência do maestro Daniel Maciel. 

Neste polo estavam reunidas as seguintes unidades escolares: EMEF Prof. Oswaldo Ferreira, EMEF Prof. Luiz Silvar do Prado, CEI/EMEI Profª Maria Eugenia Aranha Chodounsky, CEI / EMEI Profª Aparecida Maria Pires de Meneses e EMEI / EMEF João Thimóteo do Rosário.

Polo Tinga

O penúltimo ato cívico aconteceu na EMEF Profª Maria Ap. de Carvalho, no bairro Tinga onde estavam reunidas as unidades escolares: EMEF Prof. Jorge Passos, CEI/EMEI Profª Maria Onicie Dias Pereira, CEI Profª Telma do Amarante Veiga Santos, EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos, CEI/EMEI Profª Maria Elma Mansano, EMEF Profª Maria Aparecida de Carvalho, EMEI/EMEF Prof. João Batista Gardelim, CEI do Bairro do Poiares, CEI Severino Vitoriano dos Santos, EMEF Profª Maria Moraes de Oliveira, EMEI/EMEF Carlos Altero Ortega, CEI/EMEI Profª Maria Carlita Saraiva Guedes, EMEFEBS Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse S. Cardozo, EMEF Profª Maria Aparecida Ujio, Creche MEIMEI e Creche Santo Antônio. 

Foi realizado o hasteamento das bandeiras municipal, estadual e nacional. As autoridades municipais e o público presente, acompanharam a apresentação do coral do CIDE Tinga, que entoou os hinos de Caraguatatuba e nacional, sob comando da regente Tatiana Borges. 

A cerimônia contou também com a participação BMCT – Banda Marcial do Cide Tinga e da Fanfarra Maria Moraes. 

Travessão

O encerramento dos atos cívicos aconteceu na EMEF Prof. Euclydes Ferreira, no bairro Travessão. Estavam reunidas as unidades escolares: CEI João Lino da Cruz, CEI Elisa Butschkau, EMEI/EMEF Prof. João Benedito Marcondes, EMEI/EMEF Prof. Alaor Xavier Junqueira, CEI Profª Regina Célia Santos Chapira Blaustein, CEI/EMEI Leonor Mendes de Barros, CEI/EMEI Prof. Francisco Assis de Carvalho, EMEF Prof. Euclydes Ferreira, CIEFI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz, EMEF Prof. Geraldo de Lima EMEI Yasutada Nasu, CEI/EMEI Profª Célia Rocha Lobo, EMEF Profª Jane Urbano Focesi, CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano, EMEI/EMEF Masako Sone, CIASE Governador Adhemar Pereira de Barros. 

Sob a regência do mastro Daniel Maciel, a BAMMAC executou os hinos de Caraguatatuba e Nacional, enquanto as bandeiras eram hasteadas.

O Prefeito Aguilar Junior, acompanhado das autoridades municipais, parabenizou a todos os envolvidos pela organização e pontualidade dos eventos. Agradeceu a participação de toda a comunidade e encerrou os atos cívicos deste 7 de setembro de 2019.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Conselho do Idoso tem novos membros
Conselho do Idoso tem novos membros

A eleição para compor cargos em vacância do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) registrou 218 votos, sendo dois nulos, na terça-feira (03/09), na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi). Os eleitores escolheram entre 13 candidatos para ocupar quatro cargos titulares que

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso Publicado em 04/09/2019
Operação Bota-fora em ação na praia do Centro
Operação Bota-fora em ação na praia do Centro

A Operação Bota-fora está em ação em Caraguatatuba, nesta quarta-feira (28/08), na praia do Centro, retirando os resíduos como folhas de árvores e coqueiros caídas e os resíduos trazidos pela maré. Até agora a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) já retirou dois caminhões trucados carregados de resíduos retirados da praia.

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 28/08/2019
Comemorações do Dia da Independência em Caraguatatuba serão descentralizadas
Comemoração do Dia da Independência em Caraguatatuba ocorrerá em cinco núcleos

Pelo segundo ano, a Prefeitura de Caraguatatuba, através da Secretaria de Educação, realizará as comemorações cívicas do dia 7 de setembro de forma descentralizada. As atividades cívicas iniciarão às 8 horas com a cerimônia oficial de hasteamento da Bandeira, na Praça do Caiçara (atrás do museu), que fica a Rua

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 29/08/2019
Prefeitura realiza Operação Bota-fora no bairro Portal da Fazendinha
Prefeitura realiza Operação Bota-fora no bairro Portal da Fazendinha

A Operação Bota-fora está em ação hoje (21/08) no bairro Portal da Fazendinha, região Norte de Caraguatatuba. O serviço é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Segundo os funcionários, todos os resíduos que estão sendo retirados são provenientes do descarte incorreto por parte dos munícipes.

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 21/08/2019
Grupo de estudos reúne amantes da fotografia na Fundacc
Grupo de estudos reúne amantes da fotografia na Fundacc

Uma imagem pode dizer mais que muitas palavras. Com esse pensamento, a Comissão Setorial de Cine-Foto-Vídeo e Novas Mídias e os ex-alunos do curso de fotografia da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba se reuniram para formar um grupo de estudos fotográficos. O primeiro encontro acontecerá na próxima

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 22/08/2019