Pesquisar No Site
2º Campeonato de Bocha Sentada trabalha corpo e mente de idosos e pessoas com deficiência

2º Campeonato de Bocha Sentada trabalha corpo e mente de idosos e pessoas com deficiência
O clima foi de festa e muita competição no encerramento do 2º Campeonato de Bocha Sentada realizado na manhã desta sexta-feira (20/09), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

#PraCegoVer: salão do jogo mostra dois homens jogando, um em cadeira de rodas e outro idoso, enquanto árbitro, levanta raquete sinalizando algo. No meio da pista há bolas azuis, vermelhas e brancas; (Foto: Luis Gava/PMC)
Durante três dias, idosos e pessoas com deficiência compartilharam além de competitividade, risadas, novas amizades e conhecimento.
O campeão Nelson Egídio Ducca, de 73 anos contou que participou do primeiro torneio, mas nem classificou. “Eu comecei a treinar bastante, foi bom até para ocupar meu tempo e cabeça. Hoje sou ganhador, muito boa essa sensação. Há anos não me sinto assim, vitorioso”, contou o primeiro classificado.
Inédito em campeonatos de bocha no Ciapi, o segundo lugar, ficou para uma mulher. Maria do Socorro Soares, de 53 anos adorou a experiência e afirma “Vou treinar bastante e na próxima chegar ao primeiro lugar. Estou muito feliz”, disse a vice-campeã.

#PraCegoVer: os três primeiros colocados posando para foto com troféu; (Foto: Luis Gava/PMC)
O terceiro lugar ficou para Altair Firmino, de 53 anos, que já participou de diversos campeonatos de bocha estaduais como atleta com deficiência, representando Caraguatatuba, por meio do departamento de esportes adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação.
O campeonato contou com 32 participantes entre frequentadores do Ciapi, do Instituto Pró+vida, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba (APAE) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Sobre o esporte – A bocha sentada é parecida com a bocha tradicional. O jogador tem como objetivo encostar o maior número de bolas na bola alvo.
O jogo consiste em um conjunto de seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca (bola alvo). A quadra deverá ser lisa e plana como o piso de um ginásio em madeira ou sintético.

#PraCegoVer: todos os participantes posando para foto com medalhas. (Foto: Luis Gava/PMC)
Veja Também Recentes

Setecentos bailarinos participam do 14º Litoral em Dança no Teatro Mario Covas
Entre os dias 19 e 22 de junho, Caraguatatuba voltou a respirar dança. Com o retorno do Festival Litoral em Dança, em sua 14ª edição, mais de 700 bailarinos vindos de seis municípios da região e da capital paulista, apresentaram-se no palco do Teatro Mario Covas. Depois de mais de

Quartas de final do Torneio da Cidade de Futebol agitam Caraguatatuba neste domingo
O Torneio da Cidade de Futebol de Caraguatatuba entra em sua reta decisiva com as quartas de final marcadas para este domingo (15), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). A competição, que reúne 48 equipes do município, é classificatória para o Campeonato Amador das 1ª, 2ª e 3ª divisões

Paratletas da Natação de Caraguatatuba participam dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo
Sete paratletas da equipe de natação de Caraguatatuba, do programa Inclusão e Movimento, que agrega as secretarias dos Direitos da Pessoa com deficiência e do Idoso, de Esportes, Educação e Saúde, participam dos Jogos Escolares do Estado, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, no Centro de

Hospital Regional do Litoral Norte realiza primeira cirurgia minimamente invasiva no quadril
O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) ‘Francine Maia França’ realizou a primeira cirurgia de videoartroscopia de quadril, um marco importante para a instituição e para a oferta de procedimentos de alta complexidade na rede pública de saúde da região. De acordo com especialistas, o paciente passa bem e se

Vacinação contra a brucelose é realizada em sete propriedades rurais de Caraguatatuba
Com foco na saúde animal e na segurança alimentar, Caraguatatuba realizou na terça-feira (24) a imunização de 46 bezerros contra a brucelose em sete propriedades rurais. As atividades começaram a partir das 10h, com a saída das equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca do Parque Natural Municipal