Pesquisar No Site
2º Campeonato de Bocha Sentada trabalha corpo e mente de idosos e pessoas com deficiência

2º Campeonato de Bocha Sentada trabalha corpo e mente de idosos e pessoas com deficiência
O clima foi de festa e muita competição no encerramento do 2º Campeonato de Bocha Sentada realizado na manhã desta sexta-feira (20/09), no Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

#PraCegoVer: salão do jogo mostra dois homens jogando, um em cadeira de rodas e outro idoso, enquanto árbitro, levanta raquete sinalizando algo. No meio da pista há bolas azuis, vermelhas e brancas; (Foto: Luis Gava/PMC)
Durante três dias, idosos e pessoas com deficiência compartilharam além de competitividade, risadas, novas amizades e conhecimento.
O campeão Nelson Egídio Ducca, de 73 anos contou que participou do primeiro torneio, mas nem classificou. “Eu comecei a treinar bastante, foi bom até para ocupar meu tempo e cabeça. Hoje sou ganhador, muito boa essa sensação. Há anos não me sinto assim, vitorioso”, contou o primeiro classificado.
Inédito em campeonatos de bocha no Ciapi, o segundo lugar, ficou para uma mulher. Maria do Socorro Soares, de 53 anos adorou a experiência e afirma “Vou treinar bastante e na próxima chegar ao primeiro lugar. Estou muito feliz”, disse a vice-campeã.

#PraCegoVer: os três primeiros colocados posando para foto com troféu; (Foto: Luis Gava/PMC)
O terceiro lugar ficou para Altair Firmino, de 53 anos, que já participou de diversos campeonatos de bocha estaduais como atleta com deficiência, representando Caraguatatuba, por meio do departamento de esportes adaptados da Secretaria de Esportes e Recreação.
O campeonato contou com 32 participantes entre frequentadores do Ciapi, do Instituto Pró+vida, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Caraguatatuba (APAE) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Sobre o esporte – A bocha sentada é parecida com a bocha tradicional. O jogador tem como objetivo encostar o maior número de bolas na bola alvo.
O jogo consiste em um conjunto de seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca (bola alvo). A quadra deverá ser lisa e plana como o piso de um ginásio em madeira ou sintético.

#PraCegoVer: todos os participantes posando para foto com medalhas. (Foto: Luis Gava/PMC)
Veja Também Recentes

Representantes de Caraguatatuba são eleitos para 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT) busca discutir e propor ações que melhorem as condições de saúde dos trabalhadores no Brasil. Caraguatatuba será representada na conferência por três profissionais – Enfermeira

Campeonato Máster 50 e 60 anos reúne 17 times e começa neste sábado em Caraguatatuba
O Campeonato Máster 50 e 60 anos de Futebol começa neste sábado (28) em Caraguatatuba. A competição reúne um total de 17 equipes, sendo 12 na categoria Máster 50 anos e cinco na categoria Máster 60 anos, com atletas experientes de Caraguatatuba e região. Os jogos da rodada de abertura

Paratletas da Natação de Caraguatatuba participam dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo
Sete paratletas da equipe de natação de Caraguatatuba, do programa Inclusão e Movimento, que agrega as secretarias dos Direitos da Pessoa com deficiência e do Idoso, de Esportes, Educação e Saúde, participam dos Jogos Escolares do Estado, entre os dias 30 de junho e 4 de julho, no Centro de

Oficina audiovisual com cineasta Christian Saghaard está com inscrições abertas em Caraguatatuba
O programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, em parceria com a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), promove na próxima segunda-feira (14/7), às 17h30, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “O fantástico mundo dos filmes de curta-metragem”. A atividade é gratuita e

Caraguatatuba forma alunos do curso de Técnicas em Vendas
Nesta segunda-feira (30), foi realizada a formatura dos alunos que participaram do curso Técnicas em Vendas, uma parceria do governo municipal com o governo estadual por meio do programa Qualifica SP, na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), no bairro Sumaré. De acordo com a secretária de Governo,