Pesquisar No Site

Ciapi apresenta os desafios da deficiência visual e promove atividades de vivência

Ciapi apresenta os desafios da deficiência visual e promove atividades de vivência
Ciapi apresenta os desafios da deficiência visual e promove atividades de vivência

Em alusão a 7ª Semana de Prevenção às Deficiências, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) realizou nessa quinta-feira (22/08), palestra e vivência em grupo abordando o tema “Vivendo a Experiência da Deficiência Visual”.

#PraCegoVer: Grupos de pessoas dividas para começarem as atividades de vivência. Parte está em pé encostado na parede e outras estão assentadas. No centro o fisioterapeuta Mario Vitório dá algumas explicações. (Foto: Cláudio Gomes/ PMC)

A palestra, realizada na sala de cinema do CIAPI, contou com mais de 30 participantes, desde munícipes a usuários do próprio espaço e foi ministrada por três profissionais do Centro Integrado, Yasmin Ferreira (Psicóloga), Mario Vitório (Fisioterapeuta) e Elisete Queiroz (Terapeuta Ocupacional).

Cada um deles abordou com profundidade os desafios encontrados pelos deficientes visuais ao andarem pelas ruas, a função das pessoas que guiam e os tipos de aparelhos que eles usam.

O início das atividades práticas foi marcado pela divisão dos participantes em três grupos. Cada um deles viveu de forma diferente a experiência da deficiência visual.

Um grupo usou tampões para passar pela experiência da perda da visão total e tiveram que se locomover pela sala e ser guiados por outras pessoas.

#PraCegoVer: Foto mostra um homem e duas mulheres em pé, usando vendas pretas cobrindo os olhos, enquanto profissional está na frente deles auxiliando (Foto: Divulgação/ PMC)

Uma das participantes das atividades, Isabel Cristina Abreu, percebeu como é difícil ficar sem a visão. “Conduzir e ser conduzida são coisas diferentes, mas passar por ambas as situações me fez sentir insegura. Quando estava vendada, senti como se tivesse perdido minha independência”, esclareceu.

O segundo grupo passou pela vivência da perda da visão parcial, utilizando óculos com círculo preto tapando a frente para reduzir o alcance. Aqueles que colocavam os óculos, o profissional pedia para que identificassem o objeto que estavam usando (uma bola), quais as cores e onde estava.

E o terceiro grupo experimentou a baixa visão moderada, quando se enxerga as coisas até determinada distância e com baixa resolução. As pessoas também usaram óculos especiais e tinham que tentar ler algumas placas.

Todas as atividades tiveram a proposta de mostrar aos participantes a importância de respeitar, ajudar e se solidarizar com o próximo. Segundo o fisioterapeuta Mario Vitório, foi muito importante a participação de todos.

“A vivência pelo qual passaram foi também uma maneira de alertá-los para a prevenção de possíveis acidentes e para que saibam como ajudar, mantendo a paciência e a empatia”, finalizou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Urbanismo realiza fiscalização no Rio Juqueriquerê
Prefeitura de Caraguatatuba realiza fiscalização no Rio Juqueriquerê

Fiscais da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba vistoriaram, nesta quinta-feira (16/01), um trecho de aproximadamente 15 quilômetros do Rio Juqueriquerê, região sul do município com o objetivo de identificar possíveis pontos de ligações irregulares de esgoto. Os locais onde foram constatados algum tipo de despejo serão notificados para que apresentem

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 17/01/2020
Acessos ao Morro Santo Antônio e Teatro de Arena são fechados para a Virada do Ano
Acessos ao Morro Santo Antônio e Teatro de Arena são fechados para a Virada do Ano

A Prefeitura de Caraguatatuba informa que os acessos ao Morro Santo Antônio e Teatro de Arena no Complexo Turístico do Camaroeiro estarão fechados das 18h desta terça-feira (31/12) às 8h de quarta-feira (01/01). Nos dois locais, haverá contenção logo nas pistas que dão acesso aos pontos turísticos, além de agentes

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 30/12/2019
Prefeitura de Caraguatatuba realiza trabalho de desassoreamento no Pegorelli
Prefeitura de Caraguatatuba realiza trabalho de desassoreamento no Pegorelli

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realizou nesta sexta-feira (03/01) três trabalhos de manutenção na Rua José Geraldo Fernandes da Silva Filho, no bairro do Pegorelli, região Sul da cidade. Os dois primeiros trabalhos foram limpeza e desassoreamento das valas que circundam a rua.

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 03/01/2020
Passarelas da Avenida Jundiaí, no Sumaré, são reforçadas com chapas de aço
Passarelas da Avenida Jundiaí, no Sumaré, são reforçadas com chapas de aço

Visando por maior segurança dos munícipes, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza a substituição das antigas placas de madeiras nas travessias sob a rede de drenagem na Avenida Jundiaí, localizada no Sumaré. Novas placas de aço são instaladas, proporcionando maior firmeza além de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 22/01/2020
Fut Bonitas e Lifusac/Secer estão na final do Campeonato de Beach Soccer da Arena Verão
Fut Bonitas e Lifusac/Secer estão na final do Campeonato de Beach Soccer da Arena Verão

A grande final da competição de Beach Soccer Feminino será no domingo. Após disputas emocionantes das semifinais. Os times Fut Bonitas e Lifusac/Secer se enfrentam na final. Nesta quarta-feira (22), o jogo decisivo entre Fut Bonitas e Ajax foi emocionante! O Fut Bonitas fez 6 gols na rede adversária. O

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 23/01/2020