Pesquisar No Site

Ciapi apresenta os desafios da deficiência visual e promove atividades de vivência

Ciapi apresenta os desafios da deficiência visual e promove atividades de vivência
Ciapi apresenta os desafios da deficiência visual e promove atividades de vivência

Em alusão a 7ª Semana de Prevenção às Deficiências, o Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (CIAPI) realizou nessa quinta-feira (22/08), palestra e vivência em grupo abordando o tema “Vivendo a Experiência da Deficiência Visual”.

#PraCegoVer: Grupos de pessoas dividas para começarem as atividades de vivência. Parte está em pé encostado na parede e outras estão assentadas. No centro o fisioterapeuta Mario Vitório dá algumas explicações. (Foto: Cláudio Gomes/ PMC)

A palestra, realizada na sala de cinema do CIAPI, contou com mais de 30 participantes, desde munícipes a usuários do próprio espaço e foi ministrada por três profissionais do Centro Integrado, Yasmin Ferreira (Psicóloga), Mario Vitório (Fisioterapeuta) e Elisete Queiroz (Terapeuta Ocupacional).

Cada um deles abordou com profundidade os desafios encontrados pelos deficientes visuais ao andarem pelas ruas, a função das pessoas que guiam e os tipos de aparelhos que eles usam.

O início das atividades práticas foi marcado pela divisão dos participantes em três grupos. Cada um deles viveu de forma diferente a experiência da deficiência visual.

Um grupo usou tampões para passar pela experiência da perda da visão total e tiveram que se locomover pela sala e ser guiados por outras pessoas.

#PraCegoVer: Foto mostra um homem e duas mulheres em pé, usando vendas pretas cobrindo os olhos, enquanto profissional está na frente deles auxiliando (Foto: Divulgação/ PMC)

Uma das participantes das atividades, Isabel Cristina Abreu, percebeu como é difícil ficar sem a visão. “Conduzir e ser conduzida são coisas diferentes, mas passar por ambas as situações me fez sentir insegura. Quando estava vendada, senti como se tivesse perdido minha independência”, esclareceu.

O segundo grupo passou pela vivência da perda da visão parcial, utilizando óculos com círculo preto tapando a frente para reduzir o alcance. Aqueles que colocavam os óculos, o profissional pedia para que identificassem o objeto que estavam usando (uma bola), quais as cores e onde estava.

E o terceiro grupo experimentou a baixa visão moderada, quando se enxerga as coisas até determinada distância e com baixa resolução. As pessoas também usaram óculos especiais e tinham que tentar ler algumas placas.

Todas as atividades tiveram a proposta de mostrar aos participantes a importância de respeitar, ajudar e se solidarizar com o próximo. Segundo o fisioterapeuta Mario Vitório, foi muito importante a participação de todos.

“A vivência pelo qual passaram foi também uma maneira de alertá-los para a prevenção de possíveis acidentes e para que saibam como ajudar, mantendo a paciência e a empatia”, finalizou.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco
PPDC de Caraguatatuba volta ao estado de Observação, mas Defesa Civil prossegue com vistorias em áreas de risco

A Defesa Civil de Caraguatatuba recebeu no domingo (24) avisos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para cessa os alertas para risco hidrológico e movimento de massa. Em virtude da notificação, o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do município volta ao nível de “Observação”.

Leia Mais Notícias Defesa Civil Publicado em 25/03/2024
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente abre eleição para representantes da sociedade civil

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Caraguatatuba realizará na próxima terça-feira (23), a eleição para representantes da sociedade civil, no horário das 9h às 16h. O local de votação será a sede do CMDCA, situada na Rua Senador Feijó nº 165, Jardim Aruan, antigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 16/04/2024
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba
Poupatempo suspende atendimento presencial no feriado do aniversário de Caraguatatuba

O Poupatempo de Caraguatatuba fecha neste sábado, (20/4), devido ao feriado municipal do aniversário de 167 anos de emancipação político-administrativa. As atividades presenciais serão retomadas na próxima segunda-feira (22), a partir das 9h, por meio de agendamento prévio pelo site https://www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento ou WhatsApp (11)

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 19/04/2024
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 274 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (27/3) o quadro de vagas de emprego para 274 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 27/03/2024
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana
Prefeitura investe em arborização e realiza plantio de 60 mudas nesta semana

A Prefeitura de Caraguatatuba tem realizado um importante projeto de arborização urbana. Somente esta semana, foi realizado o plantio de 60 mudas de árvores nativas em vários locais do município. O entorno da pista de bicicross e a cabeceira da ponte sobre o Rio Santo Antônio, no Centro, foram contemplados

Leia Mais Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 28/03/2024