Pesquisar No Site

Caraguatatuba inaugura trilha para pessoas com deficiência e idosos

Destaques
Caraguatatuba inaugura trilha para pessoas com deficiência e idosos
Caraguatatuba inaugura trilha para pessoas com deficiência e idosos

Idosos e pessoas com deficiência (PcD) terão uma nova oportunidade de lazer acessível no município. Foi inaugurada nesta sexta-feira (30/08), a “Trilha das Palmeiras”, no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar.

#PraCegoVer: Momento de inauguração da Trilha das Palmeiras, aonde uma atleta cadeirante vestindo azul, corta uma fita vermelha com um laço. Atrás, autoridades e visitantes observando. (Fotos: Luis Gava/PMC)

O caminho tem um percurso de um quilômetro ida e volta, em um tempo estimado de uma hora. A trilha leva os visitantes por um trecho de Mata Atlântica preservada e possibilita atividades de educação ambiental e observação de aves, terminando na “Prainha”, uma piscina natural que é outro atrativo do Núcleo.

O percurso foi realizado por idosos e atletas com deficiência (ACD) da equipe de esportes adaptados da Prefeitura de Caraguatatuba. Francisco Carlos Oliveira, de 58 anos, sofreu um acidente em 2011 e teve seus movimentos reduzidos.

#PraCegoVer: Deficientes visuais caminhando na trilha acessível. (Fotos: Luis Gava/PMC)

Emocionado, Francisco contou a sensação de poder realizar novamente uma trilha. “Foi uma emoção tremenda. Desde o acidente é muito difícil encontrar lugares acessíveis deste jeito. Me dá até um nó na garganta. Vou voltar diversas vezes aqui com minha família. Vai ser divertido”, relatou Oliveira.

A paratleta Débora Ferreira, de 47 anos, apresenta sequelas de lesão medular e ao chegar ao final da trilha relatou que foi como voltar ao tempo. “Eu passei a minha infância neste rio, vivia aqui. Após a lesão não consegui voltar. É muito emocionante saber que terei a oportunidade novamente. Muito obrigada!”, disse.

Participaram da cerimônia cerca de 100 pessoas. Entre eles, o prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior; secretários municipais; o gestor do Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema; o diretor e o gerente do Litoral Norte da Fundação Florestal, Diego Hernandes e Leandro Oliveira, respectivamente, além do representante da Pedreira Massaguaçu, Benedito Nilson Marioto, responsável pela construção da trilha por uma compensação ambiental.

O gestor do Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema, explicou como devem ser agendadas as visitas na Trilha das Palmeiras. “O agendamento é bem simples, podem ser realizadas pelo nosso site ou por telefone. Idosos e PcD são isentos das taxas. E assim, a pessoa escolhe se ela quer realizar a trilha com monitor ou não”, contou.

#PraCegoVer: Equipes de atletas com deficiência (ACDD) da Prefeitura e os funcionários do Parque Estadual. (Fotos: Luis Gava/PMC)

“Eu estou muito feliz com a inauguração. Me enche de emoção, fazer parte do projeto. É algo que vai ficar sempre na minha memória. Esta é a única trilha do Estado de São Paulo, onde pessoas em cadeiras de rodas poderão entrar na água da cachoeira com as cadeiras anfíbias”, finalizou.

Na solenidade de inauguração, o prefeito Aguilar Junior, expressou a felicidade de ter na cidade mais um ponto de acessibilidade. “Estou muito feliz com a iniciativa. É sempre bom ter pontos de acessibilidade na cidade, ainda mais uma trilha como está, onde muitos irão aproveitar a fauna e flora da Mata Atlântica. Espero que muitos aproveitem esta trilha. Parabéns a todos”, contou o Prefeito.

O Núcleo está localizado na Rua do Horto Florestal, nº 1200 – Rio do Ouro – Telefone: (12) 3882-5999.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Atleta de Caraguatatuba é Campeão Mundial de Kickboxing
Atleta de Caraguatatuba é Campeão Mundial de Kickboxing

Com uma joelhada certeira no plexo do adversário, Nahuel Fereira, no primeiro minuto de luta, o atleta caraguatatubense, Wesley Marcondes, sagrou-se campeão mundial da Liga Mundial de Kickboxing, na categoria peso leve. O lutador brasileiro ainda ganhou o bônus de nocaute mais rápido e performance do CHDK Word Championship. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 22/10/2019
Limpeza de vala e nivelamento com bica corrida são realizados no Pegorelly
Limpeza de vala e nivelamento com bica corrida são realizados no Pegorelly

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), realiza o desassoreamento de vala de drenagem e nivelamento mecânico na Rua Abra de Dentro, localizada no bairro Pegorelli. Segundo informações da equipe Regional Sul da Sesep, a rua contêm diversas erosões causadas pela chuva, dificultando o trânsito

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 18/10/2019
Olimpíada dos Servidores de Caraguatatuba terá últimas competições nesse sábado
Olimpíada dos Servidores de Caraguatatuba terá últimas competições nesse sábado

Com as atividades do Mês do Servidor chegando ao fim, o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) recebe nesse sábado (19), os últimos jogos da Olimpíada dos Servidores Públicos Municipais (SEPUCA) a partir das 8h. A Olimpíada, organizada pela Secretaria de Esportes e Recreação, reúne funcionários de diversas secretarias, Fundação

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 17/10/2019
Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira
Escola da rede municipal de Caraguatatuba desenvolve projeto de capoeira

Berimbau, pandeiro, atabaque, ginga e força: tudo isso lembra a capoeira. A prática dessa manifestação cultural tipicamente brasileira faz parte do projeto “Capoeira na Escola”, realizado pela Prefeitura Municipal de Caraguatatuba, através de uma parceria entre as Secretarias de Educação e de Esporte. As aulas acontecem na EMEF Profª Maria

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 22/10/2019
Atletas de Caraguatatuba faturam várias medalhas no VIII Etapa do Ranking da Liga Vale Paraibana de Tênis de Mesa
Atletas de Caraguatatuba faturam várias medalhas no VIII Etapa do Ranking da Liga Vale Paraibana de Tênis de Mesa

As equipes de mesatenistas de Caraguatatuba comandada pelos técnicos Rodrigo dos Santos (Kiko) e Mayara Cardim fizeram bonito na VIII Etapa do Ranking da Liga Vale Paraibana de Tênis de Mesa, disputada em São José dos Campos, domingo (27). Caraguatatuba ficou com o ouro na categoria Juvenil com Camila Siqueira,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 29/10/2019