Pesquisar No Site

Caraguatatuba inaugura trilha para pessoas com deficiência e idosos

Destaques
Caraguatatuba inaugura trilha para pessoas com deficiência e idosos
Caraguatatuba inaugura trilha para pessoas com deficiência e idosos

Idosos e pessoas com deficiência (PcD) terão uma nova oportunidade de lazer acessível no município. Foi inaugurada nesta sexta-feira (30/08), a “Trilha das Palmeiras”, no Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar.

#PraCegoVer: Momento de inauguração da Trilha das Palmeiras, aonde uma atleta cadeirante vestindo azul, corta uma fita vermelha com um laço. Atrás, autoridades e visitantes observando. (Fotos: Luis Gava/PMC)

O caminho tem um percurso de um quilômetro ida e volta, em um tempo estimado de uma hora. A trilha leva os visitantes por um trecho de Mata Atlântica preservada e possibilita atividades de educação ambiental e observação de aves, terminando na “Prainha”, uma piscina natural que é outro atrativo do Núcleo.

O percurso foi realizado por idosos e atletas com deficiência (ACD) da equipe de esportes adaptados da Prefeitura de Caraguatatuba. Francisco Carlos Oliveira, de 58 anos, sofreu um acidente em 2011 e teve seus movimentos reduzidos.

#PraCegoVer: Deficientes visuais caminhando na trilha acessível. (Fotos: Luis Gava/PMC)

Emocionado, Francisco contou a sensação de poder realizar novamente uma trilha. “Foi uma emoção tremenda. Desde o acidente é muito difícil encontrar lugares acessíveis deste jeito. Me dá até um nó na garganta. Vou voltar diversas vezes aqui com minha família. Vai ser divertido”, relatou Oliveira.

A paratleta Débora Ferreira, de 47 anos, apresenta sequelas de lesão medular e ao chegar ao final da trilha relatou que foi como voltar ao tempo. “Eu passei a minha infância neste rio, vivia aqui. Após a lesão não consegui voltar. É muito emocionante saber que terei a oportunidade novamente. Muito obrigada!”, disse.

Participaram da cerimônia cerca de 100 pessoas. Entre eles, o prefeito de Caraguatatuba Aguilar Junior; secretários municipais; o gestor do Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema; o diretor e o gerente do Litoral Norte da Fundação Florestal, Diego Hernandes e Leandro Oliveira, respectivamente, além do representante da Pedreira Massaguaçu, Benedito Nilson Marioto, responsável pela construção da trilha por uma compensação ambiental.

O gestor do Núcleo Caraguatatuba, Miguel Nema, explicou como devem ser agendadas as visitas na Trilha das Palmeiras. “O agendamento é bem simples, podem ser realizadas pelo nosso site ou por telefone. Idosos e PcD são isentos das taxas. E assim, a pessoa escolhe se ela quer realizar a trilha com monitor ou não”, contou.

#PraCegoVer: Equipes de atletas com deficiência (ACDD) da Prefeitura e os funcionários do Parque Estadual. (Fotos: Luis Gava/PMC)

“Eu estou muito feliz com a inauguração. Me enche de emoção, fazer parte do projeto. É algo que vai ficar sempre na minha memória. Esta é a única trilha do Estado de São Paulo, onde pessoas em cadeiras de rodas poderão entrar na água da cachoeira com as cadeiras anfíbias”, finalizou.

Na solenidade de inauguração, o prefeito Aguilar Junior, expressou a felicidade de ter na cidade mais um ponto de acessibilidade. “Estou muito feliz com a iniciativa. É sempre bom ter pontos de acessibilidade na cidade, ainda mais uma trilha como está, onde muitos irão aproveitar a fauna e flora da Mata Atlântica. Espero que muitos aproveitem esta trilha. Parabéns a todos”, contou o Prefeito.

O Núcleo está localizado na Rua do Horto Florestal, nº 1200 – Rio do Ouro – Telefone: (12) 3882-5999.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba
Mais de 600 pessoas são acolhidas na Casa de Acolhimento Temporário Popular de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, recebeu e acolheu 651 homens entre janeiro e abril deste ano na Casa de Acolhimento Temporário Popular (CATEP/SOSANED). Além disso, nove homens em situação de rua conseguiram emprego nos três primeiros meses de 2024, graças ao equipamento de acolhimento

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades Publicado em 19/04/2024
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba
Proerd forma mais 168 alunos da rede municipal de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba realizou nessa quarta-feira (03) mais uma  formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em parceria com a Polícia Militar. Foram formados 168 alunos da EMEF Professora Jane Urbano Focesi, bairro Perequê Mirim. O evento, realizado nas dependências da unidade escolar, contou

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 03/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove nesta quarta-feira (27), a partir das 18h, a 33ª reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba. Os assuntos a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua
Prefeitura de Caraguatatuba leva serviços de saúde à população adulta em situação de rua

Com objetivo de ampliar o acesso da população adulta em situação de rua aos serviços de saúde, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (23), atendimento itinerante a este público. Foram atendidas 24 pessoas. O projeto piloto foi realizado na Praça Rádio Amador, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 24/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas
Prefeitura de Caraguatatuba alinha mudanças no descarte de materiais com empresas de caçambas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, realizou uma reunião nesta terça-feira (2) com representantes de empresas de caçambas. O encontro, liderado pelo secretário de Meio Ambiente, Leandro Caetano, e pelo diretor de Meio Ambiente, Ronaldo Cheberle, teve como objetivo alinhar mudanças e

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 02/04/2024