Pesquisar No Site

Auditório Maristela de Oliveira recebe lançamento da 3ª edição do livro ‘Genocídio dos Caiçaras’

Publicado em: 12/08/2019
Destaques
Auditório Maristela de Oliveira recebe lançamento da 3ª edição do livro ‘Genocídio dos Caiçaras’
Auditório Maristela de Oliveira recebe lançamento da 3ª edição do livro ‘Genocídio dos Caiçaras’

Nesta quinta-feira (15/08), a partir das 18h, no auditório Mariestela de Oliveira, acontecerá o lançamento da 3ª edição do livro ‘Genocídio dos Caiçaras’, da jornalista Priscila Siqueira.

#PraCegoVer: Sobre o palco, ao lado de uma cadeira vazia, a jornalista fala ao microfone (Fotos: JC Curtis/Fundacc).

O evento contará com apresentações de grupos tradicionais de música, dança e canto, além da noite de autógrafos e uma palestra com a jornalista e o representante do Ministério Público Federal (MPF), Dr. Eduardo Camilo Terra dos Santos. O encontro será gratuito e aberto ao público.

Como jornalista, Priscila Siqueira já cobriu os conflitos de terra ao longo da rodovia Rio – Santos durante a Ditadura Militar, testemunhando a coação, invasão e roubo de terras de caiçaras, experiência que resultou no livro ‘Genocídio dos Caiçaras’.

É militante ambientalista e uma das fundadoras da SOS Mata Atlântica, do Movimento de Preservação de São Sebastião e da ONG (Organização não Governamental) Serviço de Prevenção ao Tráfico de Mulheres e Meninas (SMM). Ela também já participou de vários congressos e seminários no Brasil e no exterior.

Também participam do encontro os grupos Maracatu Odé da Mata, Mamulengo e Moçambique do Perequê-Mirim com apresentações de dança e música tradicional.

Após as apresentações culturais e a palestra com a jornalista, que falará sobre a terceira edição do seu exemplar, o Dr. Eduardo Camilo Terra dos Santos irá apresentar o panorama atual e a defesa do caiçara por meio do MPF.

Eduardo Camilo Terra dos Santos é bacharel em direito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), pós graduado em direito constitucional e em assistência técnica e agricultura familiar. Já atuou em diversos setores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no Tocantins e em São Paulo. Desde 2016 é assessor jurídico do Núcleo de Defesa dos Direitos das Comunidades tradicionais da Procuradoria da República em Caraguatatuba.

Depois das palestras e da sessão de autógrafos com a jornalista Priscila Siqueira, ocorrerá uma apresentação do Água Viva Coral.

O evento tem apoio da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, MPF, ONGs e Coletivos regionais.

Serviço

Lançamento 3ª edição do livro ‘Genocídio dos Caiçaras’

Dia: 15/8, quinta-feira

Hora: a partir das 18h

Local: Rua Santa Cruz, 396, Centro (Sede da Fundacc)

Mais informações: (12) 3897-5660

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Técnico e medalhista paraolímpico de Lima 2019 darão palestra nesta semana no I Fórum de Educação Física
Técnico e medalhista paraolímpico de Lima 2019 darão palestra nesta semana no I Fórum de Educação Física

O I Fórum de Educação Física Inclusiva recebe nesta quinta-feira (05/09) a palestra do professor Ms. Asdrubal Augusto Florençano do Nascimento e o atleta paraolímpico André Luís da Rocha Antunes. Com o tema: Como performar no dia D e na hora H.; Arremessando para o futuro. A palestra será realizada

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 02/09/2019
Inscrições para curso de garçom e garçonete começa quinta-feira (05/09)
Inscrições para curso de garçom e garçonete começa quinta-feira (05/09)

Nesta quinta e sexta-feira (05 e 06/09), das 8h30 às 16h30, o Fundo Social de Caraguatatuba irá receber inscrições para o curso de Garçom e Garçonete, ministrado pela JM Produções de Eventos. Podem participar homens e mulheres com mais de 18 anos de idade, residentes em Caraguatatuba. Os interessados devem

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 04/09/2019
imagem1
Com o objetivo de evitar enchentes, nova rede de drenagem é instalada no Tinga

Uma nova rede de drenagem está sendo instalada na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, nas proximidades do rio da Paca, no bairro Tinga, região Centro/Sul da cidade. Os serviços estão sendo realizados pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos. Esse é um dos serviços preventivos, realizados

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 10/09/2019
ONGs, patrocinadores e voluntários se unem para o Dia Mundial da Limpeza de Praia
ONGs, patrocinadores e voluntários se unem para o Dia Mundial da Limpeza de Praia

Organizadores do World Cleanup Day – Dia Mundial da Limpeza de Praia – em Caraguatatuba se reuniram nesta quinta-feira (12/09), na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), para alinhar os pontos de limpeza e ações que serão promovidas no dia 21 de setembro. O evento tem unido muitas

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 13/09/2019
Ruas do Cocanha e Gardem Mar recebem nivelamento com Bica corrida
Ruas do Cocanha e Gardem Mar recebem nivelamento com Bica corrida

Mais de 150 toneladas de bica corrida (composto de pó de pedra e concreto) estão sendo utilizados para fazer o nivelamento de ruas na Região Norte da cidade. Os serviços são realizados pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep). Hoje (29/08), os funcionários realizaram o

Leia Mais Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 29/08/2019