Pesquisar No Site

Caraguatatuba alerta para banho de mar na terceira idade

Caraguatatuba alerta para banho de mar na terceira idade
Caraguatatuba alerta para banho de mar na terceira idade

Caraguatatuba registrou no último fim de semana o salvamento por afogamento de um idoso de 99 anos de idade na praia Martin de Sá. O caso serve de alerta aos idosos e familiares sobre o risco do banho de mar na terceira idade.

#PraCegoVer: bombeiro olhando para o mar próximo de placa de orientação que sinaliza Perigo;(Foto: Claudio Gomes/PMC)

O idoso é morador do município de Pinheiros/SP e segundo o soldado PM Silvestrini, que atendeu a ocorrência, os familiares foram notificados da necessidade de acompanhamento do idoso no mar. “Ao entrar sozinho, veio uma onda e ele se desequilibrou, quando foi iniciado o afogamento, mas rapidamente foi socorrido”, contou Silvestrini.

A comandante do Posto de Bombeiros Marítimo de Caraguatatuba, tenente Erica, reforça a importância do acompanhamento da família na hora do banho de mar. “A maioria dos casos são idosos desassistidos, que muitas vezes passa por um mal súbito durante o banho e acabam se afogando, ou pelo corpo enfraquecido da idade, uma simples onda, ocasiona a queda e logo o afogamento”, explica.

A orientação é que a família ao chegar à praia, procure o posto de guarda-vidas mais próximo e busque informações sobre o mar e a praia. “O banhista deve perguntar qual o ponto mais seguro, se há risco de correnteza e sempre ficar próximo ao profissional. Placas de orientação de perigo também devem ser respeitadas”, acrescentou a comandante.

#PraCegoVer: destaque para bombeiro da ocorrência, olhando para frente com uniforme amarelo e detalhes em vermelho, usando boné vermelho e óculos de sol;(Foto: Claudio Gomes/PMC)

Dados do Corpo de Bombeiros indicam que de janeiro a março deste ano houve 836 vítimas de afogamento salvas pelo Grupamento Marítimo do Litoral Norte, um aumento de 7% em relação ao ano passado. Já as mortes praticamente dobraram. Em 2019, foram nove mortes e em 2018, cinco.

Segundo a tenente Erica, nesta temporada de verão, os idosos foram os banhistas que mais perderam a vida no Litoral Norte, um total de cinco. “As orientações devem ser seguidas também na época de inverno. Praia mais segura o ano todo!”, destacou.

Em janeiro deste ano, um idoso de 63 anos, morador de Araraquara/SP, morreu afogado na praia Martim de Sá. Ele chegou a ser socorrido pelos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

Para evitar esse tipo de ocorrência, Caraguatatuba possui um espaço destinado ao banho de mar de idosos e pessoas com deficiência, o Programa Praia Acessível, localizado na Praia do Centro.

O local possui um mar raso com ondas mansas e boa balneabilidade, tornando apropriado para atender este público. O Programa Praia Acessível oferece suporte com monitores para o auxílio no mar. “Importante destacar que a presença de familiares acompanhando é fundamental para o bom atendimento ao público”, reforçou o coordenador do espaço, Neyllor Rodrigues.

Todos os monitores do Programa Praia Acessível são professores de Educação Física, com treinamento de natação, primeiros socorros e afogamentos. Caso algum visitante necessite de um atendimento rápido, estão capacitados. Também é fornecido colete salva-vidas para um banho mais seguro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego
Caraguatatuba está com 181 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba atualizou nesta quarta-feira (17), o quadro de vagas de emprego para 181 oportunidades nas mais diversas áreas de atuação. O PAT destaca que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse o link: https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2022/10/vagas-disponiveis/ para conferir os critérios. Os interessados

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 17/04/2024
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023
Fundacc exibe documentário Anhangabaú, premiado no Festival de Gramado 2023

Com sessão de cinema gratuita ao ar livre na Praça do Caiçara na próxima terça-feira (23/4), às 19h, o público vai assistir o filme documentário “Anhangabaú”, ganhador da edição do Festival de Gramado em 2023. Quem estará presente é o cineasta e produtor Denis Feijão para um bate-papo ao final. O cineasta é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 18/04/2024
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá
Cineclube Pontos MIS inicia programação em Caraguá

 Abrindo a semana será exibido o filme nacional O dia que durou 21 Anos A partir desta terça-feira, 2 de abril, às 19h, tem início na Videoteca Lúcio Braun, o Cineclube Pontos MIS, um programa de formação e difusão cultural que acontece em todo o Estado de São Paulo. A entrada

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 01/04/2024
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado
“Na praia com Livros e Histórias” leva literatura e contação de histórias para a população neste sábado

A ação tem como objetivo fomentar o hábito da leitura e valorizar os artistas contadores de histórias A partir das 15h30 deste sábado, 13 de abril, no parquinho ao lado do quiosque do Flávio, no Centro, acontece a ação cultural “Na praia com Livros e Histórias”, promovida pelo departamento de

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 11/04/2024
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis
Prefeitura intensifica fiscalização de descarte irregular de lixo, entulhos e inservíveis

A Prefeitura de Caraguatatuba disponibiliza para a população quatro Ecopontos em diferentes regiões do município, faz a coleta de lixo e a coleta seletiva de lixo reciclável e ainda retira periodicamente resíduos que são resultado dos serviços de roçada e varrição das ruas. Ainda assim, a Secretaria de Serviços Públicos

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024