Pesquisar No Site

MACC recebe exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’ de Márcio Pannunzio

Publicado em: 12/06/2019
MACC recebe exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’ de Márcio Pannunzio
MACC recebe exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’ de Márcio Pannunzio

A mostra ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’, do artista plástico Márcio Pannunzio chega ao MACC – Museu de Arte e Cultura, neste sábado (15/06), às 19h. A exposição realizada pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba é gratuita e pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 18h, até o dia 20 de julho.

#PraCegoVer: Várias gravuras emolduradas (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

‘Artes Menores em Tempos indigentes’ é a terceira exposição de Pannunzio no MACC, que reúne cerca de 70 quadros entre gravuras e desenhos e é, segundo o artista, uma crítica ao desdém com que é tratada a arte em gravuras, que com a virada do século foi sendo deixada de lado, esquecida, esnobada e considerada por alguns como uma “arte menor”, desprezada por ser “velha demais em um oceano de jovens artistas”.

Pannunzio considera que, “falar em ‘arte menor’ é tolice. Arte é ideia, conceito; é imaterial. Não tem tamanho. Não há como medi-la; inexiste fita métrica ou trena ou metro capaz de mensurar dimensões que vivem em sonhos. Não obstante, ela está presente à nossa volta permeada em coisas que vemos, lemos, tocamos, ouvimos”.

Ele ainda destaca o mal estar da nossa época reconhecendo que são mesmo indigentes os nossos tempos. “A despeito de tanto progresso material, abissal é a desigualdade social. A despeito de tanto conhecimento, enorme é a ignorância. A despeito da maior expectativa de vida, gigantesco é o tempo que desperdiçamos com bobagens, nos odiando e nos armando uns contra os outros”.

Sobre a exposição, ele diz que “lado a lado, desenhos e gravuras contam histórias, algumas delas tão intensas que pedem a si exibição à parte, com classificação etária. Não por mostrarem gente pelada ou violência, mas por estimularem reflexões que só podem ser adequadamente digeridas por pessoas maduras”.

A obra do artista, nas palavras de Maria Hirszman na Enciclopédia Itaú Cultural, exibe um preciosismo técnico e um detalhamento apurado, suas gravuras são marcadas por uma postura crítica em relação ao mundo. Muitas vezes, contêm impactantes referências à violência física e sexual e à decadência e impotência do homem moderno diante do domínio da máquina e do consumismo.

 

Sobre o artista

Márcio Pannunzio reside em Ilhabela desde 1989, é artista plástico, trabalha com desenho, gravura, pintura e fotografia. Fez 39 exposições individuais, cinco delas no exterior. Participou de 89 eventos internacionais de gravura e foi premiado em diversos países como Suíça, Canadá, Porto Rico, Polônia, Romênia, Espanha, Argentina e Uruguai.

No Brasil, foi premiado em 47 ocasiões, entre elas, no 10° Salão Paulista de Arte Contemporânea; 3º Salão Victor Meirelles; 50º Salão Paranaense; 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba; II Bienal da Gravura; 2º Salão SESC de Gravura; VIII e na VII Bienal do Recôncavo; 4ª Bienal de Gravura de Santo André e 3ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino.

Foi bolsista da Fundação Vitae, em 2002, e premiado nos Programas de Ação Cultural do governo do Estado de São Paulo (ProAC) Edital de 2008, 2010 e 2011 e ProAc ICMS 2013.

Suas últimas exposições individuais de grande porte aconteceram na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e na Caixa Cultural da Sé em São Paulo

 

Serviço

Exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’

Abertura: 15/6, sábado

Hora: 19h

Visitação: de terça a sábado – 10h às 18h – até 20/7

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro – Caraguatatuba

Mais informações: (12) 3883-9188

Mais Notícias

Veja Também Recentes

06_28 Corrida de Canoa 2
22ª edição da tradicional Corrida de Canoa Caiçara será realizada dia 21 na Praia do Centro

Atenção, amantes da cultura caiçara e aventureiros de plantão! Vem aí a 22ª edição da tradicional Corrida de Canoa Caiçara. A prova é no domingo (21/07), às 9h, na Praia do Centro, e faz parte do Festival do Camarão de Caraguatatuba que ocorre de 12 a 21 de julho. A

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 28/06/2019
Vigilância patrimonial de Caraguatatuba evita furto em prédio público
Vigilância patrimonial de Caraguatatuba evita furto em prédio público

A equipe da Vigilância Patrimonial de Caraguatatuba evitou o furto de equipamentos do prédio do CREAS, Centro de Referência Especializado de Assistência Social, no bairro do Indaiá. Na madrugada de segunda-feira (08/07), durante a ronda de rotina, o vigia Rodrigo Alves Botelho observou que haviam objetos fora do lugar no

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração Publicado em 10/07/2019
Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos tem vagas abertas
Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos tem vagas abertas

O Banco Municipal de Alimentos está com vagas abertas para o curso gratuito de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, que será realizado na próxima terça-feira (02/07), às 13h30, no auditório da Fundacc, no Centro. Quem tiver interesse pode ligar para o telefone (12) 3883-6548 e realizar inscrição. Podem participar

Leia Mais Notícias Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania Publicado em 27/06/2019
Caraguatatuba abrirá inscrições para curso de Instalador de Películas Automotivas
Caraguatatuba abrirá inscrições para curso de Instalador de Películas Automotivas

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba recebe na próxima segunda-feira (15/07), inscrições para mais uma oportunidade de qualificação profissional em parceria com o Senai, o curso de Instalador de Películas Automotivas. Vagas limitadas! Podem se inscrever homens e mulheres com no mínimo 16 anos de idade completos e concluído

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 10/07/2019
Cinema nos Bairros tem programação especial no Pegorelli e Alto do Jetuba nas férias escolares
Cinema nos Bairros tem sessão no Ipiranga em comemoração ao Dia do Pescador

A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba realiza sessão do Cinema nos Bairros, neste sábado (29/06), às 19h, no Campo de Futebol Society do Ipiranga. Será exibido o documentário ‘Caiçaras – Às Margens do Brasil’ em comemoração ao Dia do Pescador, celebrado dia 29, mesmo dia do padroeiro

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 28/06/2019