Pesquisar No Site

MACC recebe exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’ de Márcio Pannunzio

Publicado em: 12/06/2019
MACC recebe exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’ de Márcio Pannunzio
MACC recebe exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’ de Márcio Pannunzio

A mostra ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’, do artista plástico Márcio Pannunzio chega ao MACC – Museu de Arte e Cultura, neste sábado (15/06), às 19h. A exposição realizada pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba é gratuita e pode ser visitada de terça a sábado, das 10h às 18h, até o dia 20 de julho.

#PraCegoVer: Várias gravuras emolduradas (Fotos: JC Curtis/Fundacc)

‘Artes Menores em Tempos indigentes’ é a terceira exposição de Pannunzio no MACC, que reúne cerca de 70 quadros entre gravuras e desenhos e é, segundo o artista, uma crítica ao desdém com que é tratada a arte em gravuras, que com a virada do século foi sendo deixada de lado, esquecida, esnobada e considerada por alguns como uma “arte menor”, desprezada por ser “velha demais em um oceano de jovens artistas”.

Pannunzio considera que, “falar em ‘arte menor’ é tolice. Arte é ideia, conceito; é imaterial. Não tem tamanho. Não há como medi-la; inexiste fita métrica ou trena ou metro capaz de mensurar dimensões que vivem em sonhos. Não obstante, ela está presente à nossa volta permeada em coisas que vemos, lemos, tocamos, ouvimos”.

Ele ainda destaca o mal estar da nossa época reconhecendo que são mesmo indigentes os nossos tempos. “A despeito de tanto progresso material, abissal é a desigualdade social. A despeito de tanto conhecimento, enorme é a ignorância. A despeito da maior expectativa de vida, gigantesco é o tempo que desperdiçamos com bobagens, nos odiando e nos armando uns contra os outros”.

Sobre a exposição, ele diz que “lado a lado, desenhos e gravuras contam histórias, algumas delas tão intensas que pedem a si exibição à parte, com classificação etária. Não por mostrarem gente pelada ou violência, mas por estimularem reflexões que só podem ser adequadamente digeridas por pessoas maduras”.

A obra do artista, nas palavras de Maria Hirszman na Enciclopédia Itaú Cultural, exibe um preciosismo técnico e um detalhamento apurado, suas gravuras são marcadas por uma postura crítica em relação ao mundo. Muitas vezes, contêm impactantes referências à violência física e sexual e à decadência e impotência do homem moderno diante do domínio da máquina e do consumismo.

 

Sobre o artista

Márcio Pannunzio reside em Ilhabela desde 1989, é artista plástico, trabalha com desenho, gravura, pintura e fotografia. Fez 39 exposições individuais, cinco delas no exterior. Participou de 89 eventos internacionais de gravura e foi premiado em diversos países como Suíça, Canadá, Porto Rico, Polônia, Romênia, Espanha, Argentina e Uruguai.

No Brasil, foi premiado em 47 ocasiões, entre elas, no 10° Salão Paulista de Arte Contemporânea; 3º Salão Victor Meirelles; 50º Salão Paranaense; 10ª Mostra da Gravura Cidade de Curitiba; II Bienal da Gravura; 2º Salão SESC de Gravura; VIII e na VII Bienal do Recôncavo; 4ª Bienal de Gravura de Santo André e 3ª Bienal Nacional de Gravura Olho Latino.

Foi bolsista da Fundação Vitae, em 2002, e premiado nos Programas de Ação Cultural do governo do Estado de São Paulo (ProAC) Edital de 2008, 2010 e 2011 e ProAc ICMS 2013.

Suas últimas exposições individuais de grande porte aconteceram na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e na Caixa Cultural da Sé em São Paulo

 

Serviço

Exposição ‘Artes Menores em Tempos Indigentes’

Abertura: 15/6, sábado

Hora: 19h

Visitação: de terça a sábado – 10h às 18h – até 20/7

Local: Praça Dr. Cândido Mota, 72, Centro – Caraguatatuba

Mais informações: (12) 3883-9188

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba confirma dois novos casos para Covid-19
Caraguatatuba tem 32 casos confirmados e quatro óbitos por Covid-19

Subiu para 32 o número de casos confirmados de pessoas com o novo coronavírus em Caraguatatuba. Outras 37 pessoas que fizeram exame para Covid-19 aguardam o resultado em isolamento domiciliar. Há quatro óbitos comprovados pela doença e uma em investigação. Nesta quarta-feira (29), o município tem registrado cinco pessoas internadas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 29/04/2020
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza 240 estabelecimentos no feriado e dois são autuados
Prefeitura de Caraguatatuba fiscaliza 240 estabelecimentos no feriado e dois são autuados

A força-tarefa da Prefeitura de Caraguatatuba fiscalizou cerca de 240 estabelecimentos considerados não essenciais durante o feriado prolongado do Dia do Trabalho (1º a 3 de maio) em todas as regiões da cidade. Um bar e uma igreja foram notificados por não atenderem as orientações passadas desde o início da quarentena

Leia Mais Notícias Secretaria de Fazenda Publicado em 04/05/2020
1,5 mil máscaras artesanais são entregues aos pacientes das Unidades Básicas de Saúde
1,5 mil máscaras artesanais são entregues aos pacientes das Unidades Básicas de Saúde

Mais de 1,5 mil máscaras artesanais produzidas pelo Fundo Social foram entregues nesta sexta-feira (22/5), para auxiliar na prevenção da população contra Covid-19. Funcionários da empresa terceirizada João Marchesi, responsável pela administração de equipamentos da saúde, receberam a doação. As máscaras foram entregues pela presidente do Fundo Social, Samara Aguilar,

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 22/05/2020
Prefeitura realiza manutenção em tubos de drenagem no Jetuba
Prefeitura realiza manutenção em tubos de drenagem no Jetuba

Os serviços de prevenção de enchentes Realizados pela prefeitura de Caraguatatuba não pararam. Além de toda a ação realizada no Jardim do Sol (saiba mais clicando aqui) durante essa semana, a Secretaria de Serviços Públicos trabalha na manutenção de tubos de drenagem no bairro Jetuba. A manutenção ocorre na Rua

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 29/04/2020
Barreira Sanitária em Caraguatatuba aborda mais de 1 mil veículos no super feriado
Barreira Sanitária em Caraguatatuba aborda mais de 1 mil veículos no super feriado

Dados da Prefeitura de Caraguatatuba apontam que mais de 1 mil veículos foram abordados de quarta a sexta-feira (20 a 22) na barreira sanitária montada em frente à base da Polícia Rodoviária Estadual, no final da descida da Serra da Rodovia dos Tamoios. Números da Concessionária Tamoios, que administra a

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 22/05/2020