Pesquisar No Site

Arquivo Municipal recebe programação especial na 3ª Semana Nacional de Arquivos

Publicado em: 31/05/2019
Arquivo Municipal recebe programação especial na 3ª Semana Nacional de Arquivos
Arquivo Municipal recebe programação especial na 3ª Semana Nacional de Arquivos

O Arquivo Municipal Arino Sant’Ana de Barros recebe programação especial durante a 3ª Semana Nacional de Arquivos, realizada de 3 a 9 de junho em todo país, em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos (09/06).

#PraCegoVer: Arte do banner com informações sobre o evento

Este ano, com o tema ‘Desenhando os Arquivos’, foram preparadas atividades como Rodas de Conversa sobre a cultura regional e exposição de fotos que retratam as mais diversas expressões artísticas e eventos culturais feitos pela Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba ao longo dos anos.

A presidente da Fundacc, Silmara Mattiazzo, destaca o objetivo do arquivo na preservação da história de Caraguatatuba.  “Apoiamos essa semana como forma de manter viva e contar a nossa história”, diz Silmara.

Na segunda-feira (03/06) o Arquivo inaugura em seu saguão a exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’, um acervo de fotografias datadas desde as décadas de 40 e 50 até os dias atuais. Dentre as fotos expostas têm retratos do Carnaval de Antigamente, escolas de samba de Caraguá, capoeira, samba de roda, moçambique e muito mais.

Para a historiadora do Arquivo, Denise Lemes, “o material que estará em exposição é uma verdadeira viagem no tempo sobre a cultura e os trabalhos que a Fundacc fez ao longo dos anos”.

A exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’ pode ser visitada de segunda a sexta-feira, até dia 12 de julho, das 8h às 18h, gratuitamente.

Além da exposição também será realizada a ‘Roda de Conversa – Herdeiros da Cultura desenhando seu espaço no Arquivo’, na terça (4) e sexta-feira (7), a partir das 18h30, no saguão do Arquivo.

O primeiro encontro, na terça-feira será ministrado por Pedro Caetano e tem o tema ‘A Fieira de Timbopeva e o Arquivo’, onde serão discutidos a cultura caiçara local, as diferenças e diversas formas de viver a cultura caiçara na atualidade e sua perpetuação.

Na sexta-feira, a Roda de Conversa será conduzida por Teresinha Marciano Costa com a proposta ‘A Zambô Movimento Negro e o Arquivo’. No encontro, serão discutidos temas como a cultura afro-brasileira, o movimento negro em Caraguatatuba e os trabalhos que a ONG – Organização Não Governamental Zambô vem realizando ao longo dos anos.

A Semana Nacional de Arquivos é uma temporada de eventos em arquivos e outras instituições de memórias de todo o país. Seu objetivo é aproximar essas instituições da sociedade e divulgar os valiosos trabalhos nelas desenvolvidos.

Nesta edição o evento propõe discussões sobre as estruturas, os processos e as entregas diretas das instituições arquivísticas para a sociedade e, desse modo, expressa conformidade com a declaração da XIX Conferência Ibero-Americana de Ministros de Cultura, estabelecendo 2019 como o Ano Ibero-Americano dos Arquivos para a transparência e a memória.

3ª Semana Nacional de Arquivos

 

Exposição ‘Cultura e Raiz em Imagens’

Abertura: 3/6, segunda-feira

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

 

Rodas de Conversa – Herdeiros na Cultura desenhando seu espaço no Arquivo

A Fieira de Timbopeva e o Arquivo – com Pedro Caetano

Dia: 4/6, terça-feira

Hora: 18h30

A Zambô Movimento Negro e o Arquivo – com Teresinha Marciano Costa

Dia: 7/6, sexta-feira

Hora: 18h30

Local: Rua Santa Cruz, 396, Centro – Caraguatatuba (Saguão do Arquivo)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha
Mais de 500 kg de resíduos são recolhidos em ação de limpeza da Praia da Cocanha

A Associação dos Pescadores e Maricultores da praia da Cocanha (MAPEC) promoveu a ação socioambiental “Farol do Lixo, um farol de soluções para um oceano sustentável” na última sexta-feira (29). A limpeza foi realizada na Praia da Cocanha e resultou na retirada de 563 quilos de resíduos. Ao todo, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 01/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT
Caraguá tem representante no reality de confeitaria “Que Seja Doce”, exibido no canal GNT

O município de Caraguatatuba está sendo representado pelo confeiteiro Felipe Barreto Pereira na 10ª temporada do reality de confeitaria ‘Que seja Doce’, exibido pelo canal GNT. Morador de Caraguá há oito anos, onde atua como professor de confeitaria, Felipe passou pela primeira prova do reality e agora, no dia 9

Leia Mais Notícias Secretaria de Comunicação Social Publicado em 05/04/2024
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba
Tubulação de águas pluviais passa por reparos na avenida da praia, em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou nesta terça-feira (26) reparos na rede de águas pluviais que corta a Avenida Geraldo Nogueira da Silva, a Avenida da Praia, na região entre os bairros Indaiá e Aruan. O trabalho é realizado pela Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que fará a troca da tubulação

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 26/03/2024
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024