Pesquisar No Site

Deficiências e práticas esportivas inclusivas é tema de encontro para professores de Educação Física da rede municipal

Publicado em: 02/04/2019
Deficiências e práticas esportivas inclusivas
Deficiências e práticas esportivas inclusivas é tema de encontro para professores de Educação Física da rede municipal

Docentes da rede municipal de ensino de Caraguatatuba se reuniram nessa segunda-feira (1º/04) para um bate papo com a fisioterapeuta Daniela Nunes Marazzi, pós-graduada em Fisioterapia Neurofuncional e em Neuropsicopedagogia, que abordou o tema “Um Olhar para as Deficiências”.

#PraCegoVer: A paratleta Josiane Nowacki está sentada numa cadeira de rodas adaptada para competição de paratletismo. Ela veste camiseta e bermuda pretas de malha e tênis cano alto rosa. Ela demonstra como empurrar a cadeira. O técnico Rodrigo Brandt está em pé do seu lado direito. Ele veste camisa de manga curta com gola em tons de verde mais claro e escuro e com detalhes em azul e amarelo e bermuda azul marinho e tênis cinza. (Foto: Luís Gava/PMC)

Durante a palestra, foi abordado o conceito de deficiência (ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica), classificação (visual, auditiva, motora e mental ou intelectual), tipos (congênita, hereditária ou adquirida), funcionamento do cérebro, funções cognitivas dos lóbulos cerebrais (frontal, parietal, temporal e occipital), relação entre Neurociência, Psicologia, Pedagogia e Neuroeducação, terminologias atuais (pessoa com deficiência e não portadora de deficiência), entre outros assuntos.

A diretora do setor de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação, Adriana Coelho, e a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado nas Salas de Recursos da Secretaria de Educação, Juliane Ribeiro de Almeida, também participaram e tiraram dúvidas sobre o atendimento a alunos com deficiência.

Em seguida, os professores tiveram uma aula prática com o técnico de atletismo do Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte Paralímpico (Paiep), Rodrigo Brandt, com as presenças das paratletas Ellen Dias Braga, e Josiane Nowacki.

Brandt explicou que nos esportes paralímpicos, os atletas competem por categorias, de acordo com o comprometimento funcional. Apresentou a paratleta Josiane Nowacki, 36 anos, que participa de corrida na cadeira de rodas adaptada. Na oportunidade, os docentes puderam ver de perto a cadeira de competição.

Depois, ensinou como fazer a transposição de um cadeirante para a cadeira de arremessos e ainda como prender o paratleta com as fitas de segurança. Houve exibição de arremesso de peso, glub (pino de madeira), dardo e disco com a paratleta recordista das Américas no arremesso de peso, Ellen Dias Braga.

#PraCegoVer: No campo gramado do Cemug, o técnico Rodrigo Brandt prepara a paratleta Ellen Dias Braga na cadeira para arremesso de pelo. À direita da paratleta, uma menina segura o glub (pino de madeira). Cinco pessoas observam a ação, dois homens e três mulheres. (Foto: Luís Gava/PMC)

O professor de Educação Física, Edson Piqueira, da EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro (Jetuba), há sete anos e meio na rede municipal de ensino, aprovou o encontro. “É necessário sempre se atualizar sobre as terminologias corretas em relação à pessoa com deficiência, como lidar com elas da maneira mais respeitosa e como incentivar nossos alunos com deficiência a praticar esportes. O conteúdo repassado foi bem interessante e proveitoso”, avaliou.

A colega Daniela Yoko, da EMEF Oswaldo Ferreira (Casabranca) também achou importante o conteúdo da formação. “No momento, não tenho aluno com deficiência, mas, a qualquer momento, posso ter que lidar com a situação. Nunca tinha estado pessoalmente com paratletas e acompanhar, na prática, o arremesso de peso, dardo e disco foi ótimo para aprender. Não vejo a hora dos próximos encontros sobre inclusão nas modalidades esportivas”, afirmou.

O encontro foi realizado no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) e teve o objetivo de proporcionar debates e estudos sobre a nova BNCC e da implantação do Currículo Paulista e do Estudo e Planejamento do novo currículo Municipal de ensino, onde a de educação física no âmbito da cultura corporal do movimento e as práticas corporais e que seus eixos temáticos: Brincadeiras e Jogos; Ginásticas; Danças; Lutas; Práticas corporais de aventura; e Esportes.

A professora Sílvia Patrícia da Silva, da equipe de Apoio Pedagógico da Secretaria de Educação, responsável pela disciplina, disse que essa foi a segunda reuniãopara tratar sobre o currículo paulista e a construção do currículo Municipal de Educação Física.

Teremos, ainda, uma série de práticas voltadas para educação física escolar e inclusiva, com o objetivo de conhecer os benefícios de cada uma, formas de repassá-las aos alunos, sem deficiência e com deficiência, visando a atividade física e desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a formação do professor”, disse Sílvia.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes
Público lota Teatro Mario Covas no Concerto de Gala da Banda Carlos Gomes

Com grande público que lotou o Teatro Mario Covas, o Concerto de Gala da Banda Municipal “Carlos Gomes” comemorou seus 60 anos em um espetáculo musical na noite do último dia 19, marcando as festividades dos 167 anos de emancipação político-administrativa de Caraguatatuba. Na mesma noite foi aberta a exposição

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2024
UBS Golfinhos completa dois anos de funcionamento com mais de 135 mil atendimentos
UBS Golfinhos completa dois anos de funcionamento com mais de 135 mil atendimentos

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Golfinhos completa dois anos de funcionamento nesta terça-feira (23). O equipamento foi um diferencial aos moradores da região que antes necessitavam se deslocar até a unidade do Morro do Algodão. Neste período, a unidade já realizou 135.656 atendimentos e conta com duas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão
Cerimônia ‘Barcos ao Mar’ celebra a abertura da pesca do camarão

A benção das embarcações acontece no Entreposto de Pesca do Camaroeiro no dia 28 de abril   A 25ª edição da tradicional cerimônia ‘Barcos ao Mar’ será realizada no dia 28 de abril, domingo, a partir das 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Este é

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 12/04/2024
Inscrições para estabelecimentos participarem do 3º Geek Games seguem até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Turismo, está com chamamento aberto para empresas que queiram patrocinar o 3º Geek Games, que será realizado de 02 a 05 de maio, na Praça da Cultura, no Centro. As propostas devem ser protocoladas até o dia 19 de abril, na

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 15/04/2024
Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais
Campeonato Paulista de Pesca reúne 100 competidores e arrecada 120 kg de alimentos para instituições sociais

A praia do Massaguaçu recebeu no último final de semana, cerca de 100 competidores da 1ª Etapa de Pesca do Campeonato Paulista, organizada pela Federação Paulista de Pesca e Lançamento, com apoio da Prefeitura de Caraguatatuba. Além de promover o esporte, o evento também foi solidário. Foram arrecadados 50 kg

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 2 - Fome zero e agricultura sustentável Publicado em 23/04/2024