Pesquisar No Site

Cartório Eleitoral segue com biometria dos eleitores de Caraguatatuba

Publicado em: 16/01/2019
DSC_0004-e1524672833274
Cartório Eleitoral segue com biometria dos eleitores de Caraguatatuba

Os eleitores de Caraguatatuba que ainda não fizeram a identificação biométrica devem se cadastrar para evitar o cancelamento do título eleitoral e outros documentos, além da perda de uma série de direitos. Os moradores precisam comparecer ao Cartório Eleitoral, no bairro do Sumaré, munidos do documento de identidade original, título de eleitor (se tiver) e um comprovante de residência (emitido, no máximo, há três meses).  O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h.

Atualmente Caraguatatuba possui 91.613 eleitores (0,278% do eleitorado brasileiro). Desse total, apenas 57% da população com idade para votar fez o cadastro biométrico. Além disso, quem não executar o procedimento não poderá votar nas próximas eleições.

#PraCegoVer: Prédio do Cartório Eleitoral de Caraguatatuba

Com o título eleitoral cancelado, o eleitor fica impedido de obter passaporte, inscrever-se em concurso público, assumir cargo ou função pública, renovar matrícula em estabelecimentos oficiais de ensino, obter empréstimos em caixas econômicas federais e estaduais e até mesmo receber salário (em caso de servidor público), entre outros impedimentos.

A identificação biométrica envolve a coleta das impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa, além da atualização dos dados constantes no cadastro.

O Cartório Eleitoral fica na Avenida Brasil 775 – Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). Mais informações pelo telefone (12) 3882-1398. O agendamento para a biometria também pode ser feito no http://www.tre-sp.jus.br/.

Bairros – A partir de fevereiro, o Cartório Eleitoral de Caraguatatuba convocará os moradores dos bairros para realizar a identificação biométrica em datas pré-estabelecidas para cada comunidade. Carros de sons vão percorrer os bairros avisando sobre os dias agendados para os eleitores de cada localidade.

A Biometria

O Projeto de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo implantar em âmbito nacional a identificação e verificação biométrica da impressão digital para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral e que, ao se apresentar para o exercício do voto, seja o mesmo que se habilitou no alistamento eleitoral.

O projeto piloto, realizado em 2008, envolveu pouco mais de 40 mil eleitores nos municípios de Colorado do Oeste (RO), São João Batista (SC) e Fátima do Sul (MS). Tanto o cadastramento biométrico quanto o reconhecimento das digitais durante as eleições foram um sucesso.

Nas eleições de 2018, estavam aptos a votar 87.363.098 eleitores por meio da identificação biométrica, (59,31% do eleitorado total de 147.306.275) em 2.793 municípios (48,65% do total, de 5.570).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

2º Juca Beach movimenta volta às aulas de universitários em Caraguá
2º Juca Beach movimenta volta às aulas de universitários em Caraguá

Para promover a integração dos universitários, os acadêmicos da Atlética de Medicina UNITAU Caraguá e a Pró-Reitoria Estudantil (PRE) da Universidade de Taubaté (UNITAU), com apoio da Prefeitura do município, realizam a segunda edição do Juca Beach, os Jogos Universitários de Caraguá. O evento acontece neste sábado (24), a partir das 9h, na Praia

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 20/02/2024
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza no dia 22 de março (sexta-feira), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/03/2024
Caraguatatuba está com 214 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 217 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 217 oportunidades de emprego. Destaque para 30 vagas de eletricista montador, 17 de corretor de imóveis, 10 de consultor de vendas e seis de encanador. O PAT informa que só aceita currículo presencialmente. É importante que o candidato acesse

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 11/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug
Prefeitura de Caraguatatuba suspende aulas de natação no Cemug

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, informa que as aulas de natação no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (CEMUG) serão suspensas temporariamente a partir desta sexta-feira (8) para limpeza do espaço. As aulas serão retomadas normalmente na segunda-feira (11) após a conclusão dos trabalhos.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 07/03/2024
Procon de Caraguatatuba e Fundação Procon-SP realizam palestra sobre fiscalização com fornecedores no dia 15 de março
Procon de Caraguatatuba e Fundação Procon-SP realizam palestra sobre fiscalização com fornecedores no dia 15 de março

O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba e a Fundação Procon-SP promovem a palestra gratuita “Orientação sobre Fiscalização” no dia 15 de março (sexta-feira), das 8h30 às 10h, no Polo Centro (antigo Campus Centro do Módulo) da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), no Centro. No encontro, os participantes receberão

Leia Mais Notícias PROCON Publicado em 23/02/2024