Pesquisar No Site

Capacitação de horta educativa é ministrada para professores e voluntários na Secretaria de Educação

IMG2
Capacitação de horta educativa é ministrada para professores e voluntários na Secretaria de Educação

Como parte do Projeto Hortas Educativas, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio de parceria entre as Secretaria de Educação (SEDUC) e Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), professores e voluntários participaram ontem (31/10) da palestra “Implantação de horta educativa e melhores práticas”. O objeto é formar voluntários de cada escola, que sejam responsáveis pela criação da horta, além de implantar melhores práticas para continuidade de seus cuidados.

#PraCegoVer: Um palestrante em pé fazendo a explicação dos slides, enquanto todos os participantes estão sentados atentos na palestra. (Foto: Bianca Oliveira/PMC)

A responsável por Projetos Ambientais da SEDUC, Cida Alves, disse que, como alguns pais já participavam como voluntários do projeto, foram abertas vagas para que eles também pudessem participar. Além disso, para escolas particulares que mostraram interesse também foi fornecida uma autorização para que pudessem participar.

Os assuntos abordados na palestra foram: benefícios dos alimentos orgânicos; onde plantar; escolha do local; preparo da terra; o que plantar; escolha da espécie de planta; entre outros temas. O treinamento foi ministrado pela técnica em agropecuária da SMAAP, Claudia Viana, e pelo engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Gilberto Figueiredo.

De acordo com Fabio Souza, formado em Ciências Biológicas e responsável pelo projeto Hortas Educativas, a ideia é que cada voluntário seja um disseminador de conhecimento na própria entidade escolar.

A agente administrativa, Christiane Netto, da escola municipal EMEI/EMEF Masako Sone, no Pegorely, disse que pretende se aprofundar no assunto, além de incentivar os alunos com a alimentação saudável e destacou a importância de chamar os pais para participarem da atividade. “É bom envolver pais, alunos e professores no projeto da horta, porque quando a comunidade se une, tudo melhora”, afirmou.

O professor de Ciências, Eduardo Patah, do Colégio Internacional Batista, parabenizou a Prefeitura e disse que a palestra superou suas expectativas.  “Foi fenomenal! É uma troca de experiências, você consegue aprender e absorver coisas que você nem imagina”, concluiu.

A horta educativa tem o principal objetivo de estimular a interação entre os alunos, além de conscientizar sobre questões ambientais e a importância da alimentação saudável. O projeto também pontua para o Programa Município Verde Azul, um projeto lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira
Inscrições para eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba segue até quinta-feira

Pessoas com idade entre 15 e 29 anos têm até quinta-feira (11) para se inscrever na eleição do Conselho Municipal da Juventude de Caraguatatuba (Conjuve) – gestão 2024/2026. Serão eleitos oito membros titulares e oito suplentes de seis segmentos da sociedade civil. A inscrição pode ser feita das 8h30 às

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 09/04/2024
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava

A equipe de Karatê de Caraguatatuba foi destaque na Copa Caçapava, realizada no último domingo (21), e encerrou o evento com uma impressionante coleção de medalhas. Os atletas garantiram um total de 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze, somando incríveis 38 medalhas para o município.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios
UPAS ultrapassam 1,8 mil atendimentos diários e 10% do público são de outros municípios

Caraguatatuba tem registrado aumento de atendimentos e sobrecarga nas unidades de saúde municipais, hospitais públicos e particulares, por conta da demanda de casos de dengue e doenças respiratórias. Um balanço feito das três Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 01 a 07 de abril, aponta crescimento de 50%

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 12/04/2024
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Caraguatatuba implementa ações traçadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A médio prazo, medida pode colocar Caraguá no mapa das cidades com melhores pontuações e chances de investimentos  A Prefeitura de Caraguatatuba tem avançado significativamente na implementação de projetos alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Uma das metas é colocar a cidade em evidência, melhorando

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/04/2024
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres
CREAS e CMDMC promovem evento que destaca os direitos das mulheres

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Caraguatatuba (CMDMC) promoveu, na última semana, uma reunião nas dependências do Creas, com o tema “Empoderamento Feminino”. O evento, que faz parte das celebrações do mês das mulheres, teve o

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024