Pesquisar No Site

Secretaria de Educação divulga os três pratos finalistas do Concurso Masterchef na Escola

Publicado em: 22/10/2018
WhatsApp Image 2018-10-22 at 3.19.59 PM
Secretaria de Educação divulga os três pratos finalistas do Concurso Masterchef na Escola

#PraCegoVer: Prato com pernil e legumes

Depois de uma maratona de experimentação em 29 unidades escolares, em dois meses e duas semanas, a equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação anunciou nesta segunda-feira (22), as três receitas finalistas do Concurso Masterchef na Escola.

Foram selecionados os pratos “Carne de Porco à Mineira”, preparado por Lair Gomes de Souza e Victória Eduarda da Silva Santos, do CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano (Perequê-Mirim); “Pernil na cebola dourada” das cozinheiras Roselene Macedo dos Santos e Daniele Santos de Faria, da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira (Tabatinga); e “Macarrão a Pepa Pig” de autoria de Flávia Márcia Dutra Mendes, Luana Rodrigues de Lima Souza, Samira Carla de Camargo da Silva e Viviane Francisca Gonçalves Fuster, do CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo (Porto Novo).

O concurso foi idealizado pela equipe de alimentação escolar com o objetivo de desenvolver uma receita com carne de pernil de porco, que será introduzida na alimentação escolar, no próximo ano. Atualmente na rede municipal são oferecidas as seguintes misturas: carne moída, isca de carne, frango e peixe (cação).

#PraCegoVer: Prato com macarrão pernil e legumes

A carne de porco possui menos colesterol e gordura do que de alguns cortes da carne de frango, por exemplo, além de ser fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, fósforo, potássio e zinco.

“Nossa ideia com esse concurso foi o de valorizar e estimular o trabalho das cozinheiras das escolas, ao invés de simplesmente escolhermos uma receita e colocá-la em prática”, explicou a diretora do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e nutricionista, Fernanda Nunes Pereira.

Outra nutricionista da equipe, Karina Tavares Magalhães, ficou surpresa com a adesão à competição. “Todas as participantes se empenharam muito. Para nós da comissão julgadora foi difícil escolher apenas três”, declarou.

De acordo com José Maria Pereira, chefe de apoio à Nutrição, foi muito emocionante ver o envolvimento das cozinheiras: “Na apresentação do EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga), choramos com o depoimento das merendeiras, durante a apresentação do prato. Elas fizeram questão de frisar que trabalham com amor”, contou.

Os quesitos para preparar a receita foram: utilizar somente os produtos fornecidos pela Secretaria de Educação e da horta de cada unidade. Os quesitos julgados foram: sabor, apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional e praticidade.

Ao saber da notícia Flávia Márcia Dutra Mendes, do CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse, vibrou: “Nosso pensamento ao elaborar a receita levar em conta o gosto das crianças aqui do CEI. Macarrão eles adoram. Fizemos a carne com legumes (cenoura, abobrinha e mandioquinha) e misturamos na massa. De acompanhamento fizemos farofa com cebola, cenoura e couve”.

As cozinheiras da escola no bairro Tabatinga disseram que foi a primeira vez que ambas participaram de um concurso: “Para nós foi um aprendizado. Ficamos superfelizes em sermos finalistas. Fazemos a comida para nossas crianças com muito carinho”, afirmou Roselene.

Nascida em Minas Gerais,  Lair disse que se inspirou nas receitas da tradicional cozinha mineira. “Temperamos a carne, suavemente, por causa dos pequenos e colocamos para cozinhar com cenouras inteiras e cebola. Depois tiramos a cenoura e batemos com o molho de tomate, jogamos na carne para engrossar. Para acompanhar tem polenta (angu)”, explicou.

A próxima etapa do concurso será a experimentação. Na quarta-feira, os alunos da EMEF Prof Antonio de Freitas Avelar degustaram o prato “Pernil na Cebola Dourada”. Na quinta-feira, será a vez dos alunos da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio provarem o “Macarrão a Pepa Pig” e, na sexta-feira, os estudantes da EMEF Profª Jane Urbano Focesi saboreiam a “Carne de Porco à Mineira”. O resultado da aceitação será por meio de porcentagem em cada escola.

O Concurso Masterchef na Escola é uma iniciativa da Secretaria de Educação com o apoio da Convida Alimentação Ltda., empresa que emprega as cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais.

Em novembro, será marcada uma confraternização que reunirá todas as participantes onde receberão medalha e certificado, quando será anunciada a receita aprovada pelos alunos.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta
Pista de Skate do Massaguaçu recebe Cinema nos Bairros nesta quinta

Depois do grande sucesso no Pegorelli na última quinta-feira (4/4), o Cinema nos Bairros, projeto itinerante da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, realiza sua segunda sessão gratuita de 2024 nesta quinta-feira (11/4), às 19h, na Pista de Skate do Massaguaçu, na região norte da cidade. O projeto Cinema nos Bairros

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato
Prefeitura divulga resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato

A Prefeitura de Caraguatatuba publicou nesta sexta-feira (19), resultado da eleição do Conselho Municipal da Feira de Arte e Artesanato de Caraguatatuba (CMFEMAAC). O pleito foi realizado na quinta-feira (18), na Secretaria de Turismo e contou com 160 votos. O Conselho tem composição paritária entre membros do poder público e

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 19/04/2024
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final
Obras de construção da nova Praça do Divino entram na reta final

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Obras, executa as obras de construção da nova Praça do Divino, no bairro Indaiá. A praça, localizada em frente à Catedral do Divino Espírito Santo, ganhará uma nova calçada de concreto, demarcação de estacionamento, instalação de bancos, bicicletário, lixeiras, pergolado de

Leia Mais Notícias Secretaria de Obras Públicas Publicado em 16/04/2024
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher
Cerca de 150 mil atendimentos foram realizados durante cinco anos no Pró-Mulher

O Centro de Referência da Mulher, o Pró-Mulher, completa cinco anos neste sábado (20). O equipamento é um diferencial nos cuidados com a saúde da mulher, garantindo mais qualidade de vida, através de um olhar diferenciado, acolhimento e mais atenção às pacientes. Neste período, o Pró-Mulher realizou cerca de 150

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/04/2024
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal
Times avançam no Torneio Aniversário da Cidade de Futsal

O Ginásio Morro do Algodão, em Caraguatatuba, recebeu nesta quarta-feira (3/4) as partidas das oitavas e quartas de final do Torneio Aniversário da Cidade de Futsal. No primeiro jogo da noite, pela fase de oitavas, Lion FC e Chelsea/Irmandade se enfrentaram. Após um empate em 2 a 2 no tempo

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 04/04/2024