Pesquisar No Site
Secretaria de Educação divulga os três pratos finalistas do Concurso Masterchef na Escola
Secretaria de Educação divulga os três pratos finalistas do Concurso Masterchef na Escola

#PraCegoVer: Prato com pernil e legumes
Depois de uma maratona de experimentação em 29 unidades escolares, em dois meses e duas semanas, a equipe do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação anunciou nesta segunda-feira (22), as três receitas finalistas do Concurso Masterchef na Escola.
Foram selecionados os pratos “Carne de Porco à Mineira”, preparado por Lair Gomes de Souza e Victória Eduarda da Silva Santos, do CEI/EMEI ADI Adriana Aparecida Cassiano (Perequê-Mirim); “Pernil na cebola dourada” das cozinheiras Roselene Macedo dos Santos e Daniele Santos de Faria, da EMEI/EMEF Pedro João de Oliveira (Tabatinga); e “Macarrão a Pepa Pig” de autoria de Flávia Márcia Dutra Mendes, Luana Rodrigues de Lima Souza, Samira Carla de Camargo da Silva e Viviane Francisca Gonçalves Fuster, do CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse Schmidt Cardozo (Porto Novo).
O concurso foi idealizado pela equipe de alimentação escolar com o objetivo de desenvolver uma receita com carne de pernil de porco, que será introduzida na alimentação escolar, no próximo ano. Atualmente na rede municipal são oferecidas as seguintes misturas: carne moída, isca de carne, frango e peixe (cação).

#PraCegoVer: Prato com macarrão pernil e legumes
A carne de porco possui menos colesterol e gordura do que de alguns cortes da carne de frango, por exemplo, além de ser fonte de proteínas, vitaminas do complexo B, fósforo, potássio e zinco.
“Nossa ideia com esse concurso foi o de valorizar e estimular o trabalho das cozinheiras das escolas, ao invés de simplesmente escolhermos uma receita e colocá-la em prática”, explicou a diretora do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação e nutricionista, Fernanda Nunes Pereira.
Outra nutricionista da equipe, Karina Tavares Magalhães, ficou surpresa com a adesão à competição. “Todas as participantes se empenharam muito. Para nós da comissão julgadora foi difícil escolher apenas três”, declarou.
De acordo com José Maria Pereira, chefe de apoio à Nutrição, foi muito emocionante ver o envolvimento das cozinheiras: “Na apresentação do EMEI/EMEF Prof. Lúcio Jacinto dos Santos (Tinga), choramos com o depoimento das merendeiras, durante a apresentação do prato. Elas fizeram questão de frisar que trabalham com amor”, contou.
Os quesitos para preparar a receita foram: utilizar somente os produtos fornecidos pela Secretaria de Educação e da horta de cada unidade. Os quesitos julgados foram: sabor, apresentação, tempo de preparo, porcionamento (prato feito), valor nutricional e praticidade.
Ao saber da notícia Flávia Márcia Dutra Mendes, do CEI/EMEI Profª Thereza Yanesse, vibrou: “Nosso pensamento ao elaborar a receita levar em conta o gosto das crianças aqui do CEI. Macarrão eles adoram. Fizemos a carne com legumes (cenoura, abobrinha e mandioquinha) e misturamos na massa. De acompanhamento fizemos farofa com cebola, cenoura e couve”.
As cozinheiras da escola no bairro Tabatinga disseram que foi a primeira vez que ambas participaram de um concurso: “Para nós foi um aprendizado. Ficamos superfelizes em sermos finalistas. Fazemos a comida para nossas crianças com muito carinho”, afirmou Roselene.
Nascida em Minas Gerais, Lair disse que se inspirou nas receitas da tradicional cozinha mineira. “Temperamos a carne, suavemente, por causa dos pequenos e colocamos para cozinhar com cenouras inteiras e cebola. Depois tiramos a cenoura e batemos com o molho de tomate, jogamos na carne para engrossar. Para acompanhar tem polenta (angu)”, explicou.
A próxima etapa do concurso será a experimentação. Na quarta-feira, os alunos da EMEF Prof Antonio de Freitas Avelar degustaram o prato “Pernil na Cebola Dourada”. Na quinta-feira, será a vez dos alunos da EMEF Profª Maria Aparecida Ujio provarem o “Macarrão a Pepa Pig” e, na sexta-feira, os estudantes da EMEF Profª Jane Urbano Focesi saboreiam a “Carne de Porco à Mineira”. O resultado da aceitação será por meio de porcentagem em cada escola.
O Concurso Masterchef na Escola é uma iniciativa da Secretaria de Educação com o apoio da Convida Alimentação Ltda., empresa que emprega as cozinheiras que prestam serviço nas unidades escolares municipais.
Em novembro, será marcada uma confraternização que reunirá todas as participantes onde receberão medalha e certificado, quando será anunciada a receita aprovada pelos alunos.
Veja Também Recentes
Instituto Federal abre 40 vagas para curso técnico integrado ao ensino médio em Caraguatatuba
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para 40 vagas no curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio no campus de Caraguatatuba. A oportunidade é para estudantes que concluírem o ensino fundamental até a data da matrícula e desejam começar, em 2027, o ensino médio
Prova Nacional Docente será aplicada neste domingo em Caraguatatuba
Professores e estudantes de licenciatura participam neste domingo (20), em Caraguatatuba, da Prova Nacional Docente (PND) 2026. O exame ganha importância para quem pretende ingressar na rede pública, já que a nota poderá ser utilizada por estados e municípios que aderiram à iniciativa em concursos e processos seletivos para contratação
Mundial de Beach Sambo traz atletas de diferentes continentes a Caraguatatuba na próxima semana
Caraguatatuba recebe atletas de diferentes partes do mundo na próxima semana para o Campeonato Mundial de Sambo de Praia. A competição será realizada nos dias 12 e 13 de setembro (sábado e domingo), na Praça da Cultura, no Centro, com entrada gratuita. Pela primeira vez realizado na América do Sul,
Encontro em Caraguatatuba coloca educação de surdos em pauta na próxima quarta-feira
Diálogo, cultura, troca de experiências e protagonismo surdo estarão no centro do “Elos – Encontro da Educação de Surdos”, que será realizado na próxima quarta-feira (23), das 18h30 às 21h, no Teatro Mário Covas, em Caraguatatuba. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. Com o
Servidores municipais de Caraguatatuba participam de curso do Detran-SP
A Prefeitura de Caraguatatuba viabilizou a participação de 116 servidores municipais no Curso Especializado para Condutores de Veículos de Emergência, oferecido pela Escola Pública de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). A capacitação conta com agentes de trânsito, integrantes da Guarda Civil Municipal e servidores da Defesa Civil que