Pesquisar No Site

Família e escola são fundamentais para combater epidemia de obesidade infantil

Publicado em: 11/10/2018
IMG_1007
Família e escola são fundamentais para combater epidemia de obesidade infantil

#PraCegoVer Pessoas em plateia assistem a palestra. (Foto: Divulgação/PMC)

No 1º Fórum de Esportes e Promoção da Saúde, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com o Instituto Phorte Educação, quarta-feira (10/10), no Teatro Mario Covas, a professora doutora Bruna Oneda, foi categórica ao afirmar que a obesidade de crianças e adolescentes já é uma epidemia mundial e que a solução passa por uma parceria entre pais e professores para combater esse distúrbio.

A OMS define a obesidade com base no Índice de Massa Corporal (IMC) — calculado por meio da divisão do peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros). Um indivíduo com um IMC de 25 pode ser considerado acima do peso e a partir de 30, obeso.

Na palestra cujo tema foi “Obesidade e exercício físico em diferentes faixas etárias”, Oneda afirmou que é possível modificar o estilo de vida, adotando atividades físicas regulares e alimentação balanceada. De acordo com a especialista em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Resistido na Saúde, as pessoas, em geral, precisam mudar essa cultura de assistir TV, usar o tablete ou ver filmes, comendo algo.

“Não é gordofobia como muitos querem fazer acreditar. É realmente um problema que precisa ser encarado de frente. Os exames de sangue das pessoas acima do peso permanecem dentro da normalidade até por volta dos 40 anos. Porém, o efeito no organismo é cumulativo. As consequências serão sentidas posteriormente, com o aparecimento de diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial e doenças do coração. A obesidade se combate com conhecimento”, destacou.

Sobre os dados da rede escolar municipal coletados pela equipe de projetos da Secretaria de Educação, no Programa Boa Medida, que revelou que 38% dos alunos estão acima do peso ideal, a palestrante disse que é preciso firmar uma parceria com os pais e responsáveis, além da alimentação balanceada.

“Também é preciso que as aulas de educação física tenham tempo suficiente para proporcionar aos alunos gasto calórico. Com os programas Boa Medida e Caraguá Mais Saudável, o município tem excelentes ferramentas para combater a obesidade na rede escolar”, afirmou.

Prestigiaram o evento o secretário de Saúde, Amauri Toledo, representando do prefeito Aguilar Júnior; de Educação, Márcia Paiva; de Esportes, Edvaldo Ormindo da Silva; de Administração, Ricardo Romera Neto; o presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar e os vereadores Evandro do Nascimento e Francisco Carlos Marcelino.

#PraCegoVer Pessoas em plateia assistem a palestra. (Foto: Divulgação/PMC)

Boa Medida e Caraguá mais Saudável – O programa Boa Medida foi desenvolvido pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação e tem o objetivo de identificar e encaminhar esses estudantes para os Núcleos de Atividade Esportiva e de Práticas Corporais, onde integrarão um programa de atividades esportivas, três vezes por semana, com duração de 60 minutos cada aula, para a promoção da saúde e redução de peso.

O projeto prevê ainda a instalação do Centro de Medidas Corporais e de Avaliação Física – Cemcaf, o primeiro do Litoral Norte. O local será equipado para oferecer aos alunos, um programa de avaliação específica da composição corporal, bem como orientações e acompanhamento psicológico, nutricional e de atividades corporais de promoção da saúde.

Já o Programa Caraguá mais Saudável, desenvolvido pela equipe de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre os riscos de desenvolver obesidade, sobrepeso, colesterol elevado, doenças cardíacas, diabetes por causa do excesso de consumo de sal, açúcares, gorduras presentes nos alimentos industrializados. Para isso um grupo de nutricionistas percorre as escolas demonstrando o quanto de sal, açúcar e gorduras estão presentes em vários alimentos como refrigerantes, sucos, massas, doces e salgados.

Dados da OMS – No ano passado, a Organização Mundial de Saúde em parceria com o Imperial College de Londres divulgaram o maior levantamento epidemiológico já realizado no mundo sobre obesidade.

Foi constatado que a obesidade cresceu 11 vezes entre jovens nas últimas quatro décadas. A prevalência de obesidade mundial em meninas saltou de 0,7% em 1975 para 5,6% em 2016. Em meninos, a alta foi ainda maior no mesmo período: saiu de apenas 0,9% para 7,8%.

Como consequência, 124 milhões de crianças e adolescentes entre 5 a 19 anos ao redor do mundo estavam obesos em 2016. Há ainda mais 213 milhões nessa faixa etária que apresentam sobrepeso e estão no limiar da obesidade.

Para a OMS o estudo revela uma verdadeira epidemia global. O fenômeno do aumento de peso está acontecendo em todos os continentes, mas a tendência é mais preocupante nos países pobres e emergentes.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Fundacc comemora Dia Internacional da Mulher com convidadas de várias expressões artísticas no MACC
Fundacc comemora Dia Internacional da Mulher com convidadas de várias expressões artísticas no MACC

Na programação, lançamento de livros, apresentação de balé e abertura da mostra “Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!” Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) preparou um encontro, unindo mulheres de diversas expressões artísticas para compor a cena deste dia, no Museu de Arte e

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 07/03/2024
Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade
Prefeitura e Polícia Militar combatem perturbação do sossego e venda de bebidas alcoólicas a menor de idade

A Prefeitura de Caraguatatuba, em conjunto com as secretarias de Urbanismo, Saúde e Fazenda, promoveu uma operação de combate à perturbação do sossego e à venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. A ação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e do Vigésimo Batalhão da Polícia Militar,

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 01/03/2024
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego
Caraguatatuba inicia semana com 237 vagas de emprego

O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba inicia a semana com 237 oportunidades de emprego. Destaque para 77 vagas de eletricista em diversas áreas, 20 para preparador de estrutura metálica (ajudante de obras), 20 de sinaleiro, 10 de operador de telemarketing, sete de soldador e seis de encanador. O

Leia Mais Notícias PAT Publicado em 25/03/2024
Prefeitura de Caraguatatuba faz levantamento de informações turísticas para ranqueamento estadual das estâncias
Prefeitura de Caraguatatuba faz levantamento de informações turísticas para ranqueamento estadual das estâncias

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, lançou formulário para as empresas ligadas ao setor turístico do município. Caraguatatuba foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a receber o título de Estância Balneária, concedido pela Lei Estadual nº 38/1947, em reconhecimento ao seu enorme

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 21/03/2024
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha
Associação de Pescadores e Maricultores da Cocanha promove ação de combate à poluição marinha

A Associação de Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha (MAPEC) realiza no dia 22 de março (sexta-feira), das 8h às 12h, a ação ‘Farol do Lixo’. Um evento inovador de Turismo de Base Comunitária, que vai além da conscientização sobre o lixo nos oceanos, iluminando o caminho para um

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 11/03/2024