Pesquisar No Site

Família e escola são fundamentais para combater epidemia de obesidade infantil

Publicado em: 11/10/2018
IMG_1007
Família e escola são fundamentais para combater epidemia de obesidade infantil

#PraCegoVer Pessoas em plateia assistem a palestra. (Foto: Divulgação/PMC)

No 1º Fórum de Esportes e Promoção da Saúde, realizado pela Prefeitura de Caraguatatuba em parceria com o Instituto Phorte Educação, quarta-feira (10/10), no Teatro Mario Covas, a professora doutora Bruna Oneda, foi categórica ao afirmar que a obesidade de crianças e adolescentes já é uma epidemia mundial e que a solução passa por uma parceria entre pais e professores para combater esse distúrbio.

A OMS define a obesidade com base no Índice de Massa Corporal (IMC) — calculado por meio da divisão do peso (em quilogramas) pelo quadrado da altura (em metros). Um indivíduo com um IMC de 25 pode ser considerado acima do peso e a partir de 30, obeso.

Na palestra cujo tema foi “Obesidade e exercício físico em diferentes faixas etárias”, Oneda afirmou que é possível modificar o estilo de vida, adotando atividades físicas regulares e alimentação balanceada. De acordo com a especialista em Fisiologia do Exercício e em Treinamento Resistido na Saúde, as pessoas, em geral, precisam mudar essa cultura de assistir TV, usar o tablete ou ver filmes, comendo algo.

“Não é gordofobia como muitos querem fazer acreditar. É realmente um problema que precisa ser encarado de frente. Os exames de sangue das pessoas acima do peso permanecem dentro da normalidade até por volta dos 40 anos. Porém, o efeito no organismo é cumulativo. As consequências serão sentidas posteriormente, com o aparecimento de diabetes, colesterol alto, hipertensão arterial e doenças do coração. A obesidade se combate com conhecimento”, destacou.

Sobre os dados da rede escolar municipal coletados pela equipe de projetos da Secretaria de Educação, no Programa Boa Medida, que revelou que 38% dos alunos estão acima do peso ideal, a palestrante disse que é preciso firmar uma parceria com os pais e responsáveis, além da alimentação balanceada.

“Também é preciso que as aulas de educação física tenham tempo suficiente para proporcionar aos alunos gasto calórico. Com os programas Boa Medida e Caraguá Mais Saudável, o município tem excelentes ferramentas para combater a obesidade na rede escolar”, afirmou.

Prestigiaram o evento o secretário de Saúde, Amauri Toledo, representando do prefeito Aguilar Júnior; de Educação, Márcia Paiva; de Esportes, Edvaldo Ormindo da Silva; de Administração, Ricardo Romera Neto; o presidente da Câmara Municipal, Renato Leite Carrijo de Aguilar e os vereadores Evandro do Nascimento e Francisco Carlos Marcelino.

#PraCegoVer Pessoas em plateia assistem a palestra. (Foto: Divulgação/PMC)

Boa Medida e Caraguá mais Saudável – O programa Boa Medida foi desenvolvido pelo Setor de Projetos da Secretaria de Educação e tem o objetivo de identificar e encaminhar esses estudantes para os Núcleos de Atividade Esportiva e de Práticas Corporais, onde integrarão um programa de atividades esportivas, três vezes por semana, com duração de 60 minutos cada aula, para a promoção da saúde e redução de peso.

O projeto prevê ainda a instalação do Centro de Medidas Corporais e de Avaliação Física – Cemcaf, o primeiro do Litoral Norte. O local será equipado para oferecer aos alunos, um programa de avaliação específica da composição corporal, bem como orientações e acompanhamento psicológico, nutricional e de atividades corporais de promoção da saúde.

Já o Programa Caraguá mais Saudável, desenvolvido pela equipe de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, tem o objetivo de conscientizar as crianças sobre os riscos de desenvolver obesidade, sobrepeso, colesterol elevado, doenças cardíacas, diabetes por causa do excesso de consumo de sal, açúcares, gorduras presentes nos alimentos industrializados. Para isso um grupo de nutricionistas percorre as escolas demonstrando o quanto de sal, açúcar e gorduras estão presentes em vários alimentos como refrigerantes, sucos, massas, doces e salgados.

Dados da OMS – No ano passado, a Organização Mundial de Saúde em parceria com o Imperial College de Londres divulgaram o maior levantamento epidemiológico já realizado no mundo sobre obesidade.

Foi constatado que a obesidade cresceu 11 vezes entre jovens nas últimas quatro décadas. A prevalência de obesidade mundial em meninas saltou de 0,7% em 1975 para 5,6% em 2016. Em meninos, a alta foi ainda maior no mesmo período: saiu de apenas 0,9% para 7,8%.

Como consequência, 124 milhões de crianças e adolescentes entre 5 a 19 anos ao redor do mundo estavam obesos em 2016. Há ainda mais 213 milhões nessa faixa etária que apresentam sobrepeso e estão no limiar da obesidade.

Para a OMS o estudo revela uma verdadeira epidemia global. O fenômeno do aumento de peso está acontecendo em todos os continentes, mas a tendência é mais preocupante nos países pobres e emergentes.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava
Equipe de Karatê de Caraguatatuba Conquista 38 Medalhas na Copa Caçapava

A equipe de Karatê de Caraguatatuba foi destaque na Copa Caçapava, realizada no último domingo (21), e encerrou o evento com uma impressionante coleção de medalhas. Os atletas garantiram um total de 15 medalhas de ouro, 8 de prata e 15 de bronze, somando incríveis 38 medalhas para o município.

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 23/04/2024
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março
Fundo Social de Solidariedade fecha balanço de atendimento entre janeiro e março

O Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba fechou o balanço do primeiro trimestre de 2024. Foram realizados 210 atendimentos para as famílias assistidas, com entrega de aproximadamente 5.300 peças de roupas pessoais, 282 peças de roupas de cama e banho e 89 cobertores. Ao todo, 27 famílias receberam algum tipo

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 05/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba faz 1ª convocação de estagiários com 60 aprovados no processo seletivo de 2024
Prefeitura de Caraguatatuba faz 1ª convocação de estagiários com 60 aprovados no processo seletivo de 2024

A Prefeitura de Caraguatatuba divulgou a primeira convocação com 60 aprovados de sete cursos do Processo Seletivo para Quadro de Reserva e Contratação de Estagiários 01/2024, juntamente com mais quatro classificados de um curso da seleção 01/2023. Os candidatos chamados precisam se apresentar nas próximas segunda, terça e quinta-feira (29

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/04/2024
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio
Prazo para emissão e regularização de título eleitoral encerra dia 8 de maio

O prazo para tirar o título eleitoral pela primeira vez, transferir o domicílio eleitoral e regularizar a situação para votar nas eleições municipais do dia 6 de outubro termina no dia 8 de maio, no Cartório Eleitoral de Caraguatatuba, no Sumaré, ou por meio do autoatendimento eleitoral para quem já

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 11/04/2024
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro
Prefeitura e PM Ambiental agem para demolir construção em área de risco no Rio do Ouro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, realizou nesta quarta-feira (24), a demolição de mais uma residência construída em área de risco, no bairro Rio do Ouro. A operação contou com o auxílio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Polícia Militar Ambiental. O local já foi

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 24/04/2024