Pesquisar No Site

7ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa promove diversas atividades alusivas ao Dia Internacional do Idoso

b833961d-02c1-45b7-8936-557c31c6b285
7ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa promove diversas atividades alusivas ao Dia Internacional do Idoso

#PraCegoVer: arte do evento com programação

Dia 1º de outubro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Idosa, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Ter um dia para celebrar é fundamental para reforçar os cuidados e ações que o município oferece a esse público.

A presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso, Zally Pinto de Queiroz, faz um alerta ao trabalho do Conselho à população. “Nossa função é que todos enxerguem que o idoso não é alguém que precisa ser velado ou cuidado, mas sim, um cidadão em pleno exercício de seus direitos, tanto de trabalho como de lazer”.

“É assim que ele deve ser percebido pela comunidade, que ainda há muitas pessoas que podem ser úteis no meio em que vivem. Esse é nosso objetivo hoje, valorizar e colocar o idoso como mais um agente da continuidade do desenvolvimento, progresso e no destino que a cidade tem pela frente”, disse a presidente.

Zally ainda destaca o aumento da população idosa em Caraguatatuba. “Em 28 anos, este público dobrou no município. Em 1990, a taxa de representatividade dos idosos na região era de 6,93%; em 2018, esse número subiu para 13,68%. Atualmente, o município possui mais de 15 mil pessoas acima de 60 anos de idade”, explicou.

Uma novidade, é que 2018, foi instituído como o Ano de Valorização e Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa, em alusão ao processo de ratificação, pelo Brasil, da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, por meio da Lei nº 13.646, de 9 de Abril de 2018.

 

7ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa

Para marcar a data, a Prefeitura de Caraguatatuba promove no mês de outubro, a 7ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa, realizada entre os dias 15 e 19. Será uma semana recheada de atividades, com o objetivo de sensibilização, reconhecimento, troca de experiências e claro, promover momentos de alegria, qualidade de vida e bem-estar, como todo idoso merece.

A programação da Semana inicia na segunda-feira (15), às 16h, na Praça do Caiçara (museu), com atividades esportivas e culturais, conversa entre amigos da Faculdade Aberta e show musical com Tony Angeli, considerado o maior intérprete da música italiana no Brasil.

No local, haverá também estandes com representantes dos serviços voltados à população idosa e venda de produtos artesanais realizados pelo projeto “Delícia e Arte” – CIAPI e instituições parceiras.

O encerramento será no dia 19 (sexta-feira), às 19h, com o concurso “Miss e Mister Melhor Idade, no salão do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), no Jardim Jaqueira.

A 7ª Semana de Valorização da Pessoa Idosa é promovida pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania; Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso; Saúde; Esportes e Conselho Municipal de Defesa de Direitos do Idoso.

 

Confira a programação completa:

Dia 15 (segunda-feira) – Abertura Praça do Caiçara (Museu)

Vídeo de apresentação dos serviços voltados aos Idosos

16h – Composição da mesa e fala das autoridades

16h30 – Peça teatral: Envelhecimento Ativo – Fundacc

17h – Coffee Break

18h – Conversa entre amigos – Faculdade Aberta com Maria Aparecida Waack

18h30 – Atividade Esportiva – Alongamento

19h – Show de encerramento – Apresentação Musical – Tony Angeli

 

Dia 16 (terça-feira)

9h – Aula de ginástica com ritmos, aberta ao público – CIAPI (Av. Jorge Burihan, 30 – Jardim Jaqueira)

9h – Palestra sobre Direitos dos Idosos – CRAS/UBS Massaguaçú – Local: CRAS Massaguaçu – Rua José Jerônimo Soares, 400

 

Dia 17 (quarta-feira)

14h às 17h – Jogos de Tabuleiro com Coffee Break – CEMUG (Av. José Herculano, 50 – Jardim Britânia)

 

Dia 18 (quinta-feira)

8h30 às 11h30 – Instituto Pró+Vida – Circuito Saúde com avaliação de pressão arterial, glicose, índice de massa corporal (IMC) e odontológica. Também serão recebidos com café da manhã, atividades como pintura de pano de prato, Tai-Chi-Chuan e Pilates (Rua José Benedito de Faria, 05 – Ponte Seca)

14h – Lar São Francisco – Apresentação Circo Navegador (Rua Emilio Marcondes Ribas, 150 – Perequê-Mirim)

15h – CCTI Estrela do Mar – Hidroginástica, carteado e vôlei adaptado com coffee Break (Alameda dos Ciprestes, 145 – Cidade Jardim)

 

Dia 19 (sexta-feira)

9h às 12h – atividades Praia Acessível – Centro

19h – Encerramento da Semana com o Concurso Miss e Mister Melhor Idade – CIAPI

 

Mais Notícias

Veja Também Recentes

2
UBSs de Caraguatatuba ganham novo modelo de gestão nesta sexta-feira (01/02)

A partir desta sexta-feira (01/02), a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia um novo formato de gestão das 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para melhor atender à população. A partir de agora, as UBSs do município serão divididas em polos e, cada polo será supervisionado

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 31/01/2019
m
Estado e APAA recebem inscrições para Fase Municipal do Mapa Cultural Paulista até dia 31

Artistas locais interessados em se inscrever no Mapa Cultural Paulista 2019 devem estar atentos à data da Fase Municipal que se encerra no próximo dia 31 de janeiro. O programa da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pela APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) contempla cinco expressões artísticas: Dança;

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 25/01/2019
Secretaria de Educação
Rede Municipal de Ensino de Caraguatatuba adota Diário On-line

Este ano a ferramenta Diário On-line será expandida para todas as unidades escolares da rede municipal que assim fizerem opção. O Diário do Professor ou Diário de Classe é uma ferramenta onde os professores inserem informações como registro de frequência, lançamento de notas, de conteúdos, envio e consultas da situação

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 08/02/2019
Secretaria de Educação
Plataforma e material didático são apresentados aos professores do Fundamental I e II da rede municipal de Caraguatatuba

O projeto Aprova Brasil será apresentado a partir das 19 horas, desta terça-feira (12/02), aos professores titulares do Fundamental I pela assessora pedagógica da editora Moderna, Vera Regina de Sá Costa. Ontem (11), a apresentação foi para os professores de Português e Matemática do Fundamental II, na Secretaria de Educação.

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 12/02/2019
IMG_20180620_103355098
Agentes do Sebrae Aqui de Caraguatatuba participam de capacitação em São José nesta sexta-feira (08/02)

Diversos agentes de Desenvolvimento dos Postos do Sebrae Aqui da Região Metropolitana do Vale do Paraíba farão uma capacitação nesta sexta-feira (8/02), em São José dos Campos. Não haverá expediente no Posto do Sebrae Aqui, na Av. Frei Pacífico Wagner, no Centro. O atendimento será retomado na segunda-feira (11/02). A

Leia Mais Notícias Secretaria de Governo Publicado em 07/02/2019