Pesquisar No Site

Paratletas de Caraguatatuba faturam dez medalhas de ouro no Campeonato Paulista de natação e atletismo

1-2
Paratletas de Caraguatatuba faturam dez medalhas de ouro no Campeonato Paulista de natação e atletismo

#PraCegoVer: Paratleta do lançamento de dardo executa movimento de impulso para a jogada no campo delimitado. Ela está sentada num banco.

Os paratletas de Caraguatatuba mais uma vez obtiveram sucesso na principal competição de esportes adaptados do estado de São Paulo. Foram 18 medalhas na natação, sendo seis de ouro, seis de prata e seis de bronze. Já o atletismo ganhou 11 medalhas, quatro de ouro, quatro de prata e três de bronze.

O campeonato foi disputado no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo, no último sábado (07/04) e contou com a participação de 19 atletas de Caraguatatuba, dez da natação e nove do atletismo.

Dentro deste torneio é realizado o Circuito Paulista de Natação, no qual o time caraguatatubense faturou o vice-campeonato por equipes, ficando atrás apenas de São José dos Campos. Os atletas são treinados pelo técnico Thiago Intriere.

A nadadora Ana Paula Carvalho ganhou três medalhas de ouro, nas provas de 50m livre, 100m peito e 200m medley e foi o grande destaque da delegação nesta etapa do campeonato. Mas os resultados não foram satisfatórios para a atleta, que quer estabelecer novas marcas e conseguir a convocação para a Seleção Brasileira de Natação Paralímpica.

“Apesar das medalhas, não gostei muito dos meus tempos. Mas já neste mês eu poderei melhorar com minha participação no Open Internacional Loterias Caixa, o principal torneio do país. Estou ansiosa para este campeonato, já que estou buscando uma convocação para representar o Brasil. A grande meta é participar dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020”, afirmou a nadadora.

Já a destaque das competições do atletismo foi a velocista Josiane Nowacki, que ganhou uma medalha de ouro nos 400m e bronze nos 100m na categoria de cadeira de rodas. Ela mostrou-se satisfeita com seus resultados e a redução de tempo nas duas provas em que participou.

“Eu não esperava conseguir reduzir minhas marcas nas provas. Gostei bastante desse campeonato. Minha próxima prova aqui em Caraguatatuba, uma meia maratona (21km), buscando melhorar os tempos feitos em treinamentos. Com essa competição realizada ‘em casa’, vou sentir menos os desgastes comuns de viagens e de acordar cedo, então estou muito otimista”, disse Josiane.

O treinador da equipe de atletismo é Rodrigo Brandt.

 

Classificação Funcional

No Esporte Paralímpico, os paratletas são divididos em diferentes classificações funcionais. Isso quer dizer que deficientes que tenham o mesmo comprometimento físico e/ou mental (ou parecidos) competem entre si, para não acontecer desvantagem competitiva.

No mundo Paralímpico existem atletas pertencentes a seis categorias: amputados, paralisia cerebral, deficiência visual, lesão medular, deficiência mental e “les autres”, que são os esportistas que não se enquadram em outros grupos.

 

Quadro de medalhas dos atletas de Caraguatatuba por classificação funcional

 

Natação

 

Adalberto Romano (classe s05)

Ouro nos 50m borboleta

Prata nos 50m costas

Prata nos 200m livre

 

Ana Paula Carvalho (classe s08)

Ouro nos 50m livre

Ouro nos 100m peito

Ouro nos 200m medley

 

Antônio Menger (classe s08)

Prata nos 400m livre

Bronze nos 100m livre

Bronze nos 200m medley

 

Diogo Natali (classe s07)

Bronze nos 100m peito

 

Joseilton Barbosa (classe s10)

Ouro nos 100m peito

Prata nos 100m livre

Bronze nos 50m livre

 

Marçal Leme (classe s07)

Ouro nos 50m borboleta

 

Ricardo Briane (classe s14)

Prata nos 50m livre

Bronze nos 200m livre

 

Sabrina Fagundes (classe s12)

Prata nos 50m livre

 

William Aleixo (classe s09)

Bronze nos 100m costas

 

 

Atletismo

Álvaro Alencar

Prata nos 100m

Bronze nos 200m

 

Ana Canuto

Prata no arremesso de disco

Prata no lançamento de dardo

 

Brando Aquila

Bronze nos 200m para cegos

 

Elen Dias

Ouro no arremesso de peso

Ouro no arremesso de club

 

Josy Nowacki

Ouro nos 400m de cadeira de rodas

Bronze nos 100m de cadeira de rodas

 

Wagner Bueno

Ouro nos 1500m de cadeira de rodas

Prata nos 800m para cadeira de rodas

 

#PraCegoVer: Equipe de natação está perto de uma piscina e comemora o vice-campeonato no circuito paulista. Quinze pessoas estão na foto e elas seguram as medalhas conquistadas. Na foto estão atletas, treinadores e membros da comissão técnica.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Exposição ‘Florescer da Primavera 2025’ reúne obras originais de etnias indígenas do Sul e Sudeste do Brasil
Exposição ‘Florescer da Primavera 2025’ reúne obras originais de etnias indígenas do Sul e Sudeste do Brasil

O Ponto de Cultura Viva Espaço Hartãt – Acervo Indígena, em Caraguatatuba, abre neste sábado (18/10), sua nova exposição ‘Florescer da Primavera 2025’, com peças originais de etnias das regiões Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes ao acervo do Espaço. A entrada é gratuita e a mostra pode ser visitada

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 15/10/2025
Nota Oficial
Nota Oficial

O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, até o momento, segue sem registro de casos suspeitos de intoxicação por metanol no município. Desde a última terça-feira (7) não há nenhum atendimento por intoxicação por álcool nas unidades de saúde da cidade. Os casos apontados no painel divulgado pela Secretaria de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 10/10/2025
Caraguatatuba participa do 1º Fórum de Reabilitação de Ubatuba
Caraguatatuba participa do 1º Fórum de Reabilitação de Ubatuba

Caraguatatuba foi uma das cidades representadas no 1º Fórum de Reabilitação de Ubatuba, realizado no fim do mês de agosto, com participação da articuladora de Reabilitação do município, Adriana Ranieri. O encontro reuniu profissionais da saúde e gestores para discutir avanços, desafios e estratégias voltadas ao cuidado em reabilitação. Adriana

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 19/09/2025
Peça infantil 'Quanta coisa o lixo é' aborda sustentabilidade e preservação do meio ambiente neste sábado
Peça infantil ‘Quanta coisa o lixo é’ aborda sustentabilidade e preservação do meio ambiente neste sábado

A Praça Dr. Diógenes Ribeiro de Lima, no Centro de Caraguatatuba, será o palco da peça infantil ‘Quanta coisa o lixo é’, da Companhia Usfulano, neste sábado (4/10), às 16h. A ação é gratuita. A apresentação tem como proposta discutir questões como “será que tudo o que jogamos fora não

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 03/10/2025
Nota Oficial
Nota Oficial –

O Governo Municipal de Caraguatatuba informa que, até o momento, não há registro de casos suspeitos de intoxicação por metanol no município. As unidades de saúde seguem rigorosamente os protocolos definidos pelos órgãos técnicos de saúde para o atendimento de pacientes que apresentem sintomas decorrentes da ingestão de bebida alcoólica

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 07/10/2025