Pesquisar No Site
Já começaram os estudos para estabilização e revitalização do rio Juqueriquerê
Já começaram os estudos para estabilização e revitalização do rio Juqueriquerê
Já foram iniciados os estudos para implantação do projeto de Estabilização e Revitalização do Rio Juqueriquerê, idealizado pela Prefeitura de Caraguatatuba. Os estudos são realizados pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), e são requisitos necessários para dar início ao projeto de revitalização do rio.

Fotos: Cláudio Gomes/PMC
Na tarde de ontem (23/01) a FDTE instalou no mar, em frente à barra do Juqueriquerê, a cerda de oito metros de profundidade, um aparelho perfilador hidroacústico de correntes, conhecido como ADCP (Acoustic Doppler Current Profiler).
O aparelho ficará no local por 30 dias, realizando a coleta de dados oceanográficos como direção e velocidade das correntes marinhas, dinâmica das ondas e comportamento das marés e correntes marítimas. Esta primeira etapa é feita concomitantemente a exames ecotoxicológicos, que verificam os níveis de contaminação do rio e a batimetria junto a foz do rio.
O resultado de todos esses procedimentos devem ser apresentados em um prazo de 10 meses, acompanhado de uma avaliação de várias alternativas para a obra de enroncamento do rio. Os estudos envolvem cerca de 12 profissionais entre oceanógrafos, biólogos, geólogos, físicos, entre outros.
Segundo Moyses Gonsalez Tessler, perito em oceanografia geológica, todo o estudo atende exigências da legislação ambiental para obtenção de licença para a obra. “São os estudos que apontarão o tamanho, o comprimento, a largura e o posicionamento que deve ter enroncamento para que não haja assoreamento. Esses mesmos estudos mostram de onde vem, o que traz, por quê fica ali e por quê não sai a areia que provoca o assoreamento”.
A obra
O prefeito Aguilar Junior destaca diversos motivos para a implantação do projeto de revitalização do Rio Juqueriquerê. Um deles são as frequentes enchentes e alagamentos no Morro do Algodão e bairros adjacentes, localizados na região de maior expansão urbana em Caraguatatuba. Historicamente, é a área que mais sofre nos períodos de chuva.
Outro ponto destacado por Aguilar Junior é a necessidade de criar melhores condições para o desenvolvimento pleno do setor pesqueiro que explora o rio. Atualmente, os pescadores só têm condições de adentrar o rio nos períodos de maré alta. Um dos resultados da implantação do projeto será o desassoreamento permanente do rio, que oferecerá a possibilidade de operação contínua da atividade pesqueira.
Mais um aspecto que justifica o projeto é o incremento da atividade náutica, que hoje possui um grande potencial de expansão e de geração de empregos, possibilitando o crescimento da atividade econômica. O aumento do calado para a navegação torna possível o tráfego livre das embarcações e favorece as cerca de 25 marinas e garagens náuticas localizadas na região.
Veja Também Recentes
Matemática Caraguá 2025 premia vencedores da edição
Caraguatatuba realizou, durante a última quinta-feira (13), a etapa final do Matemática Caraguá 2025, competição que retomou um dos projetos mais tradicionais da rede municipal, voltado ao estímulo da Educação Matemática, ao protagonismo estudantil e ao fortalecimento da aprendizagem por meio de desafios intelectuais. O evento ocorreu no Salão Monteiro
Vistoria do Cidade Legal inicia regularização do Rio do Ouro em Caraguatatuba
Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, acompanhados por funcionários da Secretaria de Habitação de Caraguatatuba, vistoriaram o bairro Rio do Ouro na última sexta-feira (17/10), para iniciar os trabalhos de regularização fundiária dentro do Programa Cidade Legal. Antes de percorrer o bairro, a
Encerramento do 9º Festival Curta Caraguá premia talentos estudantis e cineastas da região
Na última sexta-feira (7/11), foi realizado o encerramento do 9º Festival de Cinema “Curta Caraguá” no Teatro Mario Covas. A programação contou com duas cerimônias de premiação, finalizando mais uma edição de sucesso e reforçou o compromisso do município com a promoção da cultura e da educação A primeira cerimônia
Resultado definitivo da seleção de 38 bolsas de estudos para alunos carentes de Caraguatatuba é publicado
A classificação final do processo seletivo de concessão e renovação de 38 bolsas de estudos para alunos carentes no Colégio Módulo foi divulgada na Edição 1.735 do Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (14/11) e no site https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/ (Concursos e Processos Seletivos). O programa do governo municipal de Caraguatatuba oferece descontos
Macc retoma ‘Projeto Golfinho de Arte-Educação’ e premia produções dos estudantes
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) retoma o Projeto Golfinho de Arte-Educação, criado em meados dos anos 2.000. Revitalizado em 2025, visa preservar e divulgar a história local, promover práticas artísticas, culturais e pedagógicas junto à comunidade escolar do município. Inspirado no golfinho Tião que viveu em