Pesquisar No Site
Grupo Ubuntu lança projeto junto às escolas municipais em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba
Grupo Ubuntu lança projeto junto às escolas municipais em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba
O grupo Ubuntu Caraguatatuba Ceramistas, formado pelos artistas plásticos Carlo Cury, Claudia Canova, Lu Chiata e Zandoná, anunciou uma nova parceria com a Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Turismo, Educação e FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, que resultará em um trabalho colaborativo entre o grupo e escolas da rede municipal de ensino durante as aulas de artes.
Durante o lançamento realizado na última semana, o Ubuntu recebeu 17 professores de artes da rede municipal, que participaram de um workshop e uma imersão cultural junto ao acervo indígena Hartãt, espaço voltado à exposição de réplicas de artefatos arqueológicos e peças confeccionadas por diferentes etnias brasileiras.

#PraTodosVerem – Imagens capturadas durante apresentação do projeto dentro do espaço Hartãt, com integrantes do Ubuntu e professores da rede municipal (Fotos: JC Curtis/Fundacc)
De acordo com Carlo Cury, o projeto consiste na elaboração de um conjunto de caixas surpresa que trarão consigo os saberes e fazeres artesanais, um pouco dos ritos e lendas tradicionais.
Cada artista do grupo, mais os artistas convidados Kadu Lopes Gravato e Daniela Terracine, serão responsáveis pela elaboração de três caixas, que serão construídas a partir de técnicas em cerâmica e outras diversas. As 16 escolas participantes também elaborarão uma caixa cada, estando o grupo à disposição dos docentes para tirar dúvidas e auxiliar na montagem dessas peças únicas, que trarão temas diversos e culminarão em uma grande exposição, com inauguração prevista para o aniversário da cidade em abril de 2023, na sede da Secretaria de Turismo.
Para Tiago Augusto Brandão, professor da rede municipal de ensino, especialista em Arte-Educação e em Curadoria de Museus, participar deste intercâmbio cultural com o Ubuntu é de extrema importância, pois, “traz a ampliação do repertório cultural material e imaterial dos educandos, além de resgatar nossas tradições enquanto povo brasileiro, inserido dentro de um contexto sociocultural”, disse.
Cury explica que a ideia inicial do grupo era realizar a exposição dessas caixas de saberes e fazeres em parceria com a Secretaria de Turismo no aniversário da cidade, porém, perante tamanha importância do projeto, a secretária da pasta, Maria Fernanda Gonçalves Galter Reis, o incentivou a estender a parceria também à Secretaria de Educação, que de prontidão abraçou a ideia, assim como a FUNDACC, parceira de longa data do Ubuntu.
Em 2023, após sua inauguração, a exposição irá circular pelas 16 escolas participantes e também pelas Oficinas Culturais da FUNDACC, o que para a presidente Silmara Mattiazzo,“é uma enorme oportunidade para estimular nossos alunos e professores quanto ao fomento dos saberes e fazeres da cultura tradicional, além de valorizar e divulgar o trabalho dos nossos artistas”. A exposição também entrará em exibição no MACC – Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba no fim do ano.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba recebe segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática neste sábado
Caraguatatuba recebe, neste sábado (17), a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) 2026. A prova será aplicada no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Polo Caraguatatuba, com início às 14h30 e duração de três horas, com término previsto para às 17h30. Participam das etapas
3º Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba começa neste sábado
Com mais de 20 apresentações gratuitas, a Praça da Cultura, no Centro, recebe neste fim de semana (17 e 18/10) a terceira edição do Fecica – Festival de Circo de Caraguatatuba. Realizada pela Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), a mostra visa fortalecer as manifestações circenses, difundir e valorizar
Assistência Social promove formação para fortalecer prevenção e erradicação do trabalho infantil
O Setor de Educação Permanente e das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) promoveu, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, uma formação voltada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e profissionais que integram a rede de proteção de crianças e adolescentes.
Atleta de Caraguatatuba conquista ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê
Caraguatatuba conquistou mais um resultado de destaque no cenário esportivo nacional. A atleta Ana Júlia Pereira Nogueira conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Karatê, realizado na primeira semana de setembro, no Estado de Goiás. Faixa vermelha, Ana Júlia competiu na categoria Sub-21, na modalidade Kumite, e alcançou
Mais de 36 toneladas de asfalto são utilizadas em Tapa-Buraco no Morro do Algodão e Prefeitura intensifica operação
A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou no último sábado (26) uma força-tarefa de manutenção das vias do Morro do Algodão, na região Sul do município. Em três dias de trabalho, as equipes da Secretaria de Serviços Públicos aplicaram mais de 36 toneladas de massa asfáltica em trechos que apresentavam buracos e