Pesquisar No Site
VI Curta Caraguá: Professores da rede estadual concluem ciclo de capacitações e dão início à produção dos projetos
VI Curta Caraguá: Professores da rede estadual concluem ciclo de capacitações e dão início à produção dos projetos
Os professores da rede estadual de Caraguatatuba concluíram, na última semana, a capacitação do VI Curta Caraguá, Festival de Cinema voltado a Escolas Estaduais do Litoral Norte. Dividido em quatro módulos, o último encontro da capacitação teve como tema: ‘Edição e Finalização’, com mediação de Fabrício Borges.
Durante a oficina, foram abordados temas como: Conteúdo Planejado; Cinema na Escola; Linguagem Cinematográfica; Curta-Metragem; Montagem e Edição; Softwares de edição Kdenlive vs CapCut; Edição de efeitos especiais com Chroma Key; Imagem e Som; Trilha Sonora; Finalização, divulgação e exibição de projetos.
De acordo com Eliotty Caetano, coordenador de cine-foto-vídeo da FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, os quatro módulos da capacitação do Curta Caraguá somaram 133 participações de professores da rede estadual, que abraçaram o evento com muito carinho e dedicação.

#PraTodosVerem – Imagens capturadas durante o último módulo da capacitação do VI Curta Caraguá (Fotos: JC Curtis/Fundacc)
“Agora eles irão multiplicar o conteúdo adquirido com milhares de alunos da rede pública e esperamos que os curtas produzidos nas salas de aula tenham um ganho em qualidade para que, além de festivais regionais, esses filmes possam ser inscritos em festivais no Brasil e no mundo, levando o nome da nossa cidade por onde passarem. Não vejo a hora de poder assistir cada um deles”, declarou.
Em sua 6º edição, o Curta Caraguá recebeu 26 inscrições de escolas da região. Cada escola inscrita receberá monitoria dos profissionais que estiveram à frente da capacitação até o mês de novembro. Fora isso, todas as escolas também receberam um kit de produção contendo um tripé para câmera/celular e um tecido Chroma key para gravação e efeitos especiais.
Visando estimular a criatividade e o gosto pela criação audiovisual, o VI Curta Caraguá conta com três categorias: Estudante 1, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II; Estudante 2, voltado para turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico; e Especial, para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio ou Técnico.
Ao todo, o Festival selecionará até 25 filmes para cada uma das categorias Estudantis e 15 filmes para a categoria Especial, que serão apresentados no Auditório Maristela de Oliveira no dia 26 de novembro, às 18h, com premiação entregue no dia 27/11, às 15h, em uma cerimônia de premiação para os melhores curtas-metragens.
Serão entregues também troféus ao 1º, 2º e 3º lugar e uma excursão para o MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, para as escolas que obtiverem o 1º lugar em cada categoria.
Veja Também Recentes
Caraguatatuba capacita profissionais da saúde bucal em primeiros socorros
A Prefeitura de Caraguatatuba capacitou 86 profissionais que atuam na rede odontológica, na última quinta-feira (6), em primeiros socorros. A atividade reuniu cirurgiões-dentistas, auxiliares em saúde bucal e técnicos em prótese dentária no Auditório Monteiro Lobato, na Secretaria de Educação, para reforçar o preparo diante de situações de urgência e
Rua da Família oferece esporte cultura e lazer na Avenida da Praia neste domingo
A Prefeitura de Caraguatatuba realiza neste domingo (23) mais uma edição do programa Rua da Família, na Avenida da Praia, no Centro. O evento ocorre das 8h às 12h, com atividades gratuitas voltadas a moradores, turistas e visitantes. Promovida pela administração municipal, a iniciativa transforma um trecho da orla em
Operação conjunta combate descarte irregular e flagra crime ambiental no Morro do Algodão
Uma operação conjunta da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e da Polícia Militar Ambiental resultou na emissão de 12 autos de infração por descarte irregular de resíduos e aterro clandestino, além do flagrante de um crime ambiental por manutenção ilegal de animal silvestre em cativeiro. A ação foi
Inscrições abertas: Pontos MIS e Fundacc promovem oficina fotográfica gratuita na Videoteca Lúcio Braun
No mês da Fotografia, o Pontos MIS e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realizam no dia 25 de agosto (terça-feira), das 17h às 21h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “Enquadramento e Composição Fotográfica – Desobedecendo às Regras”. A atividade é gratuita e a inscrição pode ser
Fiscalização ambiental realiza mais de 100 vistorias e emite 14 autos de infração em julho em Caraguatatuba
As ações de fiscalização ambiental realizadas ao longo do mês de julho em Caraguatatuba resultaram em vistorias técnicas e fiscalizações de campo, notificações preliminares e autos de infração ambiental. As atividades integram o trabalho permanente de monitoramento, proteção e preservação dos recursos naturais do município. As operações são desenvolvidas pela