Pesquisar No Site

Secretaria de Meio Ambiente recebe representantes do IBAMA para alinhar ações conjuntas

Secretaria de Meio Ambiente recebe representantes do IBAMA para alinhar ações conjuntas
Secretaria de Meio Ambiente recebe representantes do IBAMA para alinhar ações conjuntas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, recebeu nesta sexta-feira (23), o chefe da Unidade Técnica do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) do Litoral Norte, Hugo Américo Rubert Schaedler, junto do Analista Ambiental, Ivan Paulo Ortiz Pereira, para abordar ações colaborativas.

A reunião também teve o propósito de apresentar o novo secretário da pasta, Leandro de Oliveira Caetano, aos representantes do Órgão Federal. Eles foram recepcionados na sede da Secretaria.

#PraTodosVerem: Secretário de Meio Ambiente, Leandro de Oliveira Caetano, está sentado na ponta da mesa entre o chefe da unidade técnica do Ibama no Litoral Norte, Hugo Américo Rubert Schaedler, e do vice, Ivan Paulo Ortiz Pereira (Foto: Luís Gava/PMC)

A conversa contou, ainda, com a presença do Secretário Adjunto de Meio Ambiente, João Silva de Paula Ferreira.

O objetivo foi fortalecer o apoio entre as instituições e alinhar ações ambientais. Um dos projetos abordados pelos agentes do IBAMA foi a possibilidade de organizar uma campanha de conscientização junto às escolas municipais para falar sobre o início da nidificação, isto é, o período em que os pássaros começam a fazer ninhos.

Com a chegada da primavera, os animais entram em fase de reprodução e é comum que aconteçam quedas frequentes de ninhos neste período. Por conta disso, muitas pessoas não sabem como proceder e acabam agindo de forma equivocada.

A campanha irá abordar justamente os procedimentos corretos que devem ser adotados quando a pessoa se deparar com um caso semelhante. A proposta é que a informação seja aplicada aos alunos do ensino público por meio de palestras nas escolas.

Outro tópico levantado foi sobre a possibilidade de implantação de um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do IBAMA em Caraguatatuba, que seria uma unidade responsável pelo manejo dos animais recolhidos durante ação fiscalizatória, de resgate ou entregues voluntariamente.

De acordo com o secretário, os projetos ainda serão avaliados e outras conversas serão necessárias para organizar as propostas e torná-las aplicáveis na prática, porém, esse primeiro contato foi importante para firmar a colaboração entre ambos os órgãos ambientais. “São ótimas ideias iniciais que serão estudadas pela nossa administração, mas a proposta é que essa parceria se torne uma realidade em breve e frutifique ainda mais. O contato foi importante para fortalecer e integrar as ações entre os as instituições que atuam em prol da causa ambiental”, disse Leandro Caetano.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Estudo aponta sensibilidades da dinâmica costeira de Caraguatatuba e impactos da erosão marinha
Estudo aponta sensibilidades da dinâmica costeira de Caraguatatuba e impactos da erosão marinha

Representantes da Prefeitura de Caraguatatuba, Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (USP) e Associação Caraguatás Ambiental (ACA) se reuniram na última quinta-feira (8/10), no Gabinete do Prefeito, para a apresentação de um estudo sobre os impactos provocados pela erosão marinha, ocupação desordenada e mudanças climáticas na dinâmica costeira

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 14/10/2026
Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte completa cinco anos com expansão da assistência e novos tratamentos
Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte completa cinco anos com expansão da assistência e novos tratamentos

O Serviço de Oncologia do Hospital Regional do Litoral Norte “Francine Maia França” (HRLN) completou cinco anos de atuação com atendimentos para Caraguatatuba, cidades vizinhas e Vale do Paraíba. Gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), o setor atende pacientes com consultas, exames, cirurgias, quimioterapia e radioterapia desde 2021. No período,

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 30/09/2026
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de três funções do Concurso de 2023 até sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba aguarda aprovados de três funções do Concurso de 2023 até sexta-feira

A Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais sete aprovados de três cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (30/9; e 1º/10 e 2/10), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de RH), no Centro.

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 4 - Educação de qualidade ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 29/09/2026
Caraguatatuba recebe primeira doação do Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia cerca de 700 pessoas
Caraguatatuba recebe primeira doação do Programa de Aquisição de Alimentos e beneficia cerca de 700 pessoas

O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba recebeu, na última quarta-feira (30), a primeira doação vinculada ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade Compra com Doação Simultânea. A ação resultou na destinação de 1.220 quilos de alimentos para sete instituições sociais cadastradas no programa, beneficiando aproximadamente 700 pessoas

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Basquete Sub-16 masculino de Caraguatatuba estreia com vitória expressiva na Copa São Paulo
Basquete Sub-16 masculino de Caraguatatuba estreia com vitória expressiva na Copa São Paulo

A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba começou sua participação na Copa São Paulo com uma vitória expressiva na noite da última quarta-feira (21). Fora de casa, o time venceu Taubaté por 74 a 22 e confirmou um início positivo na competição. A partida foi disputada no município de

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 22/10/2026