Pesquisar No Site
Caraguatatuba garante relações familiares e comunitárias com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Caraguatatuba garante relações familiares e comunitárias com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, oferece o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), através dos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS) do município.
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS, ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).
Cerca de 80 crianças e adolescentes, entre 7 a 12 anos, participam do SCFV em Caraguatatuba. Atualmente, os CRAS Barranco Alto e CRAS Sul estão retomando as atividades de forma gradativa com o público prioritário. Fora eles, todos os outros CRAS de Caraguatatuba já ofertam o SCFV.
O serviço oferece atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, entre outras, de acordo com a idade dos usuários. Além disso, atua como forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.
Por fim, o serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.
O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
A mãe de Kyra Francine Ferreira Otávio, de 7 anos, Marinalva Ferreira de Sousa, conta que o SCFV está contribuindo com o desenvolvimento de sua filha. “Ela está interagindo com as outras crianças e se desenvolvendo melhor. Quando não tem atividade, ela chega até ficar um pouco triste. Estamos aproveitando muito”, disse.
Endereços e telefones dos CRAS de Caraguatatuba no link https://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/secretaria-de-desenvolvimento-social-e-cidadania/
Veja Também Recentes

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

Atletas de Karatê de Caraguatatuba representam seleção paulista e disputam etapa do Brasileiro 2025
Treze atletas de karatê de Caraguatatuba representaram a seleção paulista no último fim de semana (26 e 27) e disputaram a primeira etapa do Brasileiro 2025, em Taubaté (SP). Os atletas de Caraguatatuba conquistaram 18 medalhas, sendo cinco de ouro, cinco de prata e oito medalhas de bronze. Jasmin Orizo,

Fundacc segue com credenciamento aberto para artistas e fazedores de Cultura
Segue aberto o credenciamento para propostas de artistas e fazedores de Cultura, com intenção de compor a programação da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com atividades e/ou criações de obras artísticas. Lançada no início de abril deste ano, as inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 4 de março

Perequê Mirim vence Torneio Início de Aniversário da Cidade
A equipe do Perequê Mirim foi campeã da primeira edição do Torneio Início de Aniversário da Cidade de Futebol de Campo. As finais ocorreram no domingo (27), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), com sete jogos. Na primeira partida, o Força Jovem venceu o Riza por 1 a 0.

Projeto “Bendita Fruta” de incentivo à leitura tem início neste sábado em Caraguatatuba
Neste sábado, 12 de abril, a partir das 9h, no Espaço Cultural Casa da Democracia, no bairro Aruan, em Caraguatatuba, será realizada a primeira edição do projeto Bendita Fruta – A Leitura como Semente. A entrada é gratuita. Com o tema “Bendito o que semeia livros e leitura”, a escritora