Pesquisar No Site
‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio, tem abertura oficial nesta quinta-feira em Caraguatatuba
‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio, tem abertura oficial nesta quinta-feira em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nesta quinta-feira (1º/09) atividades alusivas ao ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio. Será realizada abertura oficial, às 13h, no auditório da Fundacc, no Centro. A cerimônia é aberta aos profissionais da área e pessoas interessadas no assunto.

#PraTodosVerem: Arte da Campanha com fundo amarelo; na parte superior está escrito: Você não está sozinho! Mês de valorização da vida e da prevenção ao suicídio. No centro da foto há o desenho de duas pessoas se abraçando onde se forma um coração. Na parte debaixo tem as informações com horário e local do evento (Foto: /PMC)
Este ano, a Campanha tem como tema ‘A vida é a melhor escolha’, reforçando a importância de falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.
No Brasil, 12,6% para cada 100 mil homens em comparação a 5,4% para cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. Em Caraguatatuba, em 2022 as notificações de tentativas de suicídio aumentaram em 78% em comparação ao ano passado. Em relação ao suicídio, em 2021, foram 13 casos e este ano até junho foram registrados sete casos.
Para o secretário de Saúde, Gustavo Boher, esta realidade ainda é um reflexo da pandemia. “A questão de saúde mental são os maiores atendimentos pós-pandemia, onde as pessoas perderam familiares, empregos ou até relacionamentos fracassados, além também, da baixa tolerância à frustração, acarretando em depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos”, destaca.
Para mudar esta realidade, Caraguatatuba possui uma estrutura ampla para atender e evitar estes casos. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.
Já no Perequê-Mirim, o município possui o CAPS-AD que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química.
E voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, a cidade possui no bairro Jardim Primavera, o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil, que é um passo a mais neste importante trabalho. Este ano, são mais de mil atendimentos.
Se informar para aprender a ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, buscando auxílio multiprofissional, para que possa se fortalecer e buscar novos caminhos.
Confira a programação:
13h – Credenciamento
13h30 – Mesa de abertura
13h45 – Palestra com o psiquiatra, Dr. Sérgio Tonetto – ‘Mente Saudável’
14h30 – Dinâmica com os participantes
15h – Café
15h30 – Palestra com a psiquiatra, Dra Amanda de Gouvêa – ‘Suicídio relacionado ao uso de substâncias psicoativas’ e ‘Suicídio da população adolescente’
16h30 – Encerramento
Serviço
Abertura Setembro Amarelo
Dia: 1º de setembro, quinta-feira, às 13h
Local: Fundacc (Rua Santa Cruz, 396 – Centro)
Veja Também Recentes
Guarda Mirim de Caraguatatuba participa de atividade formativa no Instituto Federal de São Paulo
Os jovens integrantes da Guarda Mirim de Caraguatatuba participaram de uma atividade formativa na sede do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba, no bairro Indaiá, na manhã do último sábado (11). O encontro reuniu os dois polos do projeto, nos Ciases Sumaré e Travessão, e teve como
Roda de conversa aborda enfrentamento à violência doméstica em escolas municipais de Caraguatatuba
O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) realizou nas duas últimas semanas, rodas de conversa com pais e responsáveis de alunos do Projeto “Escola de Pais e Cidadãos”, nas escolas municipais EMEF Profª Jane Urbano Focesi e EMEF Alaor Xavier Junqueira. Os encontros foram realizados nos dias 7 e
Produtores do Festival do Mexilhão participam de curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos em Caraguatatuba
Com o objetivo de garantir a segurança alimentar e a qualidade dos pratos que serão servidos durante o 15º Festival do Mexilhão de Caraguatatuba, produtores e membros da Associação dos Pescadores e Maricultores da Praia da Cocanha participaram, na quarta-feira (29), de um curso de Boas Práticas de Manipulação de
Defesa Civil realiza trabalho de campo em áreas de risco com alunos de Engenharia Civil do Instituto Federal
Em parceria com a Defesa Civil de Caraguatatuba, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) promoveu na terça-feira (14) uma atividade de campo com estudantes do curso de Engenharia Civil. A ação ocorreu em áreas classificadas como alto risco e envolveu a participação direta dos moradores. A atividade integrou levantamento
Caraguatatuba inicia aplicação das provas do Saeb na rede municipal de Educação
Caraguatatuba iniciou, nesta segunda-feira (20), a aplicação das provas do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) nas escolas da rede municipal. As primeiras unidades a participarem da avaliação são as EMEFs Prof. Geraldo de Lima e Profª Masako Sone, ambas localizadas na região sul da cidade. O Saeb é