Pesquisar No Site

‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio, tem abertura oficial nesta quinta-feira em Caraguatatuba

Publicado em: 31/08/2022
Destaques
‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio, tem abertura oficial nesta quinta-feira em Caraguatatuba
‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio, tem abertura oficial nesta quinta-feira em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nesta quinta-feira (1º/09) atividades alusivas ao ‘Setembro Amarelo’, mês de prevenção ao suicídio. Será realizada abertura oficial, às 13h, no auditório da Fundacc, no Centro. A cerimônia é aberta aos profissionais da área e pessoas interessadas no assunto.

#PraTodosVerem: Arte da Campanha com fundo amarelo; na parte superior está escrito: Você não está sozinho! Mês de valorização da vida e da prevenção ao suicídio. No centro da foto há o desenho de duas pessoas se abraçando onde se forma um coração. Na parte debaixo tem as informações com horário e local do evento (Foto: /PMC)

Este ano, a Campanha tem como tema ‘A vida é a melhor escolha’, reforçando a importância de falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

No Brasil, 12,6% para cada 100 mil homens em comparação a 5,4% para cada 100 mil mulheres, morrem devido ao suicídio. Em Caraguatatuba, em 2022 as notificações de tentativas de suicídio aumentaram em 78% em comparação ao ano passado. Em relação ao suicídio, em 2021, foram 13 casos e este ano até junho foram registrados sete casos.

Para o secretário de Saúde, Gustavo Boher, esta realidade ainda é um reflexo da pandemia. “A questão de saúde mental são os maiores atendimentos pós-pandemia, onde as pessoas perderam familiares, empregos ou até relacionamentos fracassados, além também, da baixa tolerância à frustração, acarretando em depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos”, destaca.

Para mudar esta realidade, Caraguatatuba possui uma estrutura ampla para atender e evitar estes casos. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, no bairro Sumaré, atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental de severo a persistente, estimulando-os na busca por autonomia e integração sociofamiliar.

Já no Perequê-Mirim, o município possui o CAPS-AD que atende pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Destaca-se pelo trabalho especializado nesse grave problema humano e social, com estrutura e equipes próprias focadas nas questões de saúde relacionadas à dependência química.

E voltado ao atendimento de crianças e adolescentes, a cidade possui no bairro Jardim Primavera, o Ambulatório de Saúde Mental Infantojuvenil, que é um passo a mais neste importante trabalho. Este ano, são mais de mil atendimentos.

Se informar para aprender a ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse problema tão grave. É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em se matar e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos, mostrar que está disponível para ajudar e demonstrar empatia, buscando auxílio multiprofissional, para que possa se fortalecer e buscar novos caminhos.

Confira a programação:

13h – Credenciamento

13h30 – Mesa de abertura

13h45 – Palestra com o psiquiatra, Dr. Sérgio Tonetto – ‘Mente Saudável’

14h30 – Dinâmica com os participantes

15h – Café

15h30 – Palestra com a psiquiatra, Dra Amanda de Gouvêa – ‘Suicídio relacionado ao uso de substâncias psicoativas’ e ‘Suicídio da população adolescente’

16h30 – Encerramento

Serviço

Abertura Setembro Amarelo

Dia: 1º de setembro, quinta-feira, às 13h

Local: Fundacc (Rua Santa Cruz, 396 – Centro)

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Estabelecimentos gastronômicos participantes da 8ª edição do Jazz & Vinhos em Caraguatatuba estão definidos
Estabelecimentos gastronômicos participantes da 8ª edição do Jazz & Vinhos em Caraguatatuba estão definidos

A preparação para um dos festivais mais aguardados da temporada definiu os estabelecimentos que irão compor a área gastronômica do evento. A oitava edição do Jazz & Vinhos, realizada entre 25 e 28 de junho na Praça da Cultura, reúne apresentações musicais e uma seleção de sabores que já se

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 11/06/2026
Campanha Junho Violeta mobiliza Caraguatatuba na defesa dos direitos da pessoa idosa e a com deficiência
Campanha Junho Violeta mobiliza Caraguatatuba na defesa dos direitos da pessoa idosa e a com deficiência

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) de Caraguatatuba e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso (CMDDI) lançaram nesta quarta-feira (3), campanha voltada ao combate à violência contra a pessoa idosa e a com deficiência – “Dignidade não tem prazo de validade”,

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável Publicado em 03/06/2026
Projeto Fortalece PSE leva ações de saúde para escolas de Caraguatatuba
Projeto Fortalece PSE leva ações de saúde para escolas de Caraguatatuba

Estudantes de Caraguatatuba passaram a ocupar um novo papel dentro das escolas: o de agentes ativos na promoção da saúde e da cidadania. O município integra o projeto piloto Fortalece PSE, iniciativa da Coordenação Nacional do Programa Saúde na Escola (PSE), que busca incentivar o protagonismo juvenil em unidades escolares

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 25/05/2026
alistamento online de nascidos em 2005 (2)
Alistamento militar obrigatório de jovens caraguatatubenses nascidos em 2008 entra na última quinzena

Os jovens de Caraguatatuba do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) nascidos em 2008 devem fazer o alistamento até o dia 30 de junho (terça-feira),  pelo site https://www.alistamento.eb.mil.br/, após a criação de uma conta gov.br, ou presencialmente na Junta de Serviço

Leia Mais Notícias ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 12/06/2026
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de quatro funções do Concurso de 2023
Prefeitura de Caraguatatuba convoca aprovados de quatro funções do Concurso de 2023

A Secretaria de Administração da Prefeitura de Caraguatatuba chamou mais quatro aprovados de quatro cargos do Concurso Público de 2023 para se apresentar nesta quarta, quinta e sexta-feira (27, 28 e 29/5), das 9h às 11h e das 13h às 16h30, na Divisão de Gestão de Recursos Humanos (Divisão de

Leia Mais Notícias Secretaria de Administração ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 26/05/2026