Pesquisar No Site

Prefeitura de Caraguatatuba adquire veículos adaptados e 10 academias ao ar livre

Prefeitura de Caraguatatuba e Conselho do Idoso entregam dois veículos ao Ciapi e mais 10 academias ao ar livre
Prefeitura de Caraguatatuba adquire veículos adaptados e 10 academias ao ar livre

Na última sexta-feira, dia 26, o prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, esteve na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) para registrar a chegada das 10 academias ao ar livre e de dois carros novos que serão usados pelos usuários do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi).

Os recursos para a aquisição dos equipamentos e veículos são provenientes de verbas do Fundo Municipal do Idoso e repassados com aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDI).

#PraTodosVerem: Na imagem o prefeito Aguilar Junior, o secretário da Sepedi, Amauri Toledo, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Adriana dos Santos, posam para foto ao lado dos veículos Chevrolet Spin e Sprinter Mercedes-Benz, no estacionamento do Ciapi (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

“Agradecemos à presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Adriana dos Santos, e a todos os conselheiros pela importante parceria com a Prefeitura. Esse investimento atende às políticas públicas voltadas aos idosos, fomentando e proporcionando a realização de atividades físicas, ao ar livre, em praças públicas com estrutura para receber os equipamentos, próximas às suas residências”, declarou o prefeito.

Cada academia terá 10 aparelhos como alongador com três alturas; cadeira pressão de pernas leg press duplo; multiexercitador com seis funções; simulador de caminhada duplo; simulador de cavalgada duplo; simulador de esqui duplo; simulador de remo individual; simulador de surf duplo; volante de rotação diagonal duplo; volante de rotação vertical duplo.

Elas serão montadas em pontos estratégicos na cidade para que a população possa usufruir da melhor maneira desses equipamentos para a prática dos exercícios de fortalecimento muscular e alongamentos

Já os automóveis são uma Chevrolet Spin, com sete lugares, adaptada para transporte de pessoas em cadeira de rodas e uma van Sprinter Mercedes-Benz, com 16 lugares. Os veículos atenderão as necessidades de locomoção diária dos idosos que frequentam as atividades do CIAPI e proporcionará que mais idosos, sem meio de transporte e locomoção, sejam incluídos no espaço do CIAPI.

#PraTodosVerem: Imagem de um conjunto de equipamentos que fazem parte da Academia ao Ar Livre (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

“Esse montante no valor total de R$ 798.492,90, disponibilizado para essas aquisições, veio da aprovação do plano de aplicação dos recursos do Fundo Municipal do Idoso, aprovado, unanimemente, pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A aprovação do plano pelo conselho é requisito fundamental para a utilização do fundo. Entendemos que tanto os veículos como as academias de ginástica para a terceira idade são necessários para atender as políticas públicas para esse segmento da nossa sociedade”, disse a presidente do CMDDI, Adriana dos Santos.

O Fundo Municipal do Idoso de Caraguatatuba foi regulamentado por Decreto Municipal, criado pelo artigo 21 da Lei Municipal 1861/2010. É destinado a financiar os programas e as ações relativas ao idoso com vistas em assegurar os seus direitos sociais e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Os projetos para uso da verba do Fundo do Idoso são apresentados ao Conselho, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso. Desde que inseridos no plano anual de aplicação de recursos, podem ser apresentadas por organizações da sociedade civil e por organizações governamentais, por meio da celebração de termos de fomento ou convênios, que estejam em consonância com as diretrizes de políticas para a pessoa idosa do município.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Guarda Civil prende motorista embriagado no Centro de Caraguatatuba
Guarda Civil prende motorista embriagado no Centro de Caraguatatuba

Um motorista foi preso em flagrante por dirigir embriagado na região central de Caraguatatuba na noite de quinta-feira (14). A ocorrência foi atendida pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante patrulhamento preventivo. Os agentes flagraram o motorista trafegando em alta velocidade na contramão da Avenida Doutor Arthur da Costa Filho, no

Leia Mais Notícias Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 15/08/2025
Marçal Leme da Costa conquista ouro no Paratambor e reforça trajetória de superação no 48º Campeonato Nacional da ABQM
Marçal Leme da Costa conquista ouro no Paratambor e reforça trajetória de superação no 48º Campeonato Nacional da ABQM

O paratleta Marçal Leme da Costa, morador de Caraguatatuba, voltou a brilhar no cenário esportivo nacional ao conquistar o 1º lugar na categoria Paratambor durante o 48º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), realizado entre os dias 8 e 20 de julho, em

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 22/07/2025
Sabesp informa mudanças no local e horário de atendimento presencial em Caraguatatuba
Sabesp informa mudanças no local e horário de atendimento presencial em Caraguatatuba

A Sabesp, concessionária dos serviços de água e esgoto em Caraguatatuba, informa que a partir desta segunda-feira (11), o atendimento presencial em Caraguatatuba volta a ser realizado na Avenida Dr. Arthur da Costa Filho, nº 131, no Centro (rua da praia), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Com

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 6 - Água potável e saneamento Publicado em 11/08/2025
Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 44 vagas em Caraguatatuba
Curso de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos abre 44 vagas em Caraguatatuba

O Banco de Alimentos de Caraguatatuba está com inscrições abertas para o curso gratuito de Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, que será realizado no dia 5 de agosto, das 9h às 13h, na Videoteca Lúcio Braun, que está localizada no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr.

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 12 - Consumo e produção responsáveis Publicado em 30/07/2025
Caraguatatuba realiza 'Projeto Laços' para promover autonomia e segurança das mulheres
Caraguatatuba realiza ‘Projeto Laços’ para promover autonomia e segurança das mulheres

O Projeto Laços retorna a Caraguatatuba (SP) nesta quinta-feira (14), das 9h às 13h, na Praça do Perequê-Mirim, com atividades voltadas ao público feminino. A iniciativa promove a integração entre secretarias municipais e organizações do terceiro setor, oferecendo orientações, apoio e encaminhamentos que fortalecem a autonomia e a segurança das

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Sem categoria Publicado em 13/08/2025