Pesquisar No Site

Famílias do Residencial Getuba aprovam cursos oferecidos pela Prefeitura e Sesi para geração de renda

Publicado em: 25/08/2022
Destaques
Famílias do Residencial Getuba aprovam cursos oferecidos pela Prefeitura e Sesi para geração de renda
Famílias do Residencial Getuba aprovam cursos oferecidos pela Prefeitura e Sesi para geração de renda

Ainda não são 13 horas quando famílias do Residencial Getuba que participam dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos, estão na frente da unidade móvel aguardando o momento de entrar na ‘sala de aula’.

Com empolgação, os participantes contam das expectativas, sonhos de se aperfeiçoarem ou até mesmo ter uma nova profissão.

#PraTodosVerem: Darlyne está em pé na bancada da cozinha e conta que sempre procura se aperfeiçoar (Foto: Luís Gava/PMC)

Luciana dos Santos, 42 anos, é dona de casa e autônoma. Empolgada, ela conta que pretende fazer todos os cursos que conseguir. “Já fiz de bolo de pote, marmitinha, aproveitamento de alimentos e quero agora o de brigadeiro”. Tudo isso para reforçar o orçamento doméstico e se aperfeiçoar com novas técnicas e reconhecimento.

Márcia Souza Pereira, 51 anos, estava feliz nesta quarta-feira, pois conseguiu a vaga para participar do curso de reaproveitamento de alimentos. “Eu perdi as inscrições, mas estou vindo todo dia para ver se sobra algum lugar e agora deu certo”, comemora ela que vê essa como uma oportunidade de também melhorar de vida.

O jovem Pedro Henrique Bagdonas, 17 anos, quer aproveitar o seu dom na cozinha para seguir a carreira da família. Sua avó é salgadeira e sua mãe era cozinheira profissional. “Sempre ajudei minha avó, adoro cozinhar e agora quero melhorar ainda mais”.

Outra que está se aperfeiçoando é a confeiteira Darlyne Constâncio dos Santos Chagas, 35 anos, que há sete anos apostou em trabalhar por conta e agora aproveita todos os cursos oferecidos pela Prefeitura e Fundo Social para levar o melhor a seus clientes. “Além da parte de culinária, aposto também nos cursos de empreendedorismo e vendas para saber como dar preço ao meu trabalho”.

Nos próximos dias os participantes terão aulas para aprender a fazer brigadeiro gourmet, pães caseiros, lanches e sucos saudáveis, trufas e bombons, além de tortas e salgados.

Até o dia 2 de setembro o foco é nos cursos gourmet na área de culinária. As aulas são conduzidas pela nutricionista Alessandra Mello Gonçalves, com sua ajudante de cozinha Lidiane Aparecida dos Santos.

Para chegar ao conteúdo oferecido, a Secretaria de Habitação recebe as sugestões e demandas da comunidade e busca oferecer aqueles que podem ser rentáveis inclusive na região onde as famílias moram.

#PraTodosVerem: Tortinha feita com casca de banana e geleia de banana no curso de aproveitamento de alimentos (Foto: Luís Gava/PMC)

A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias em suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.

Entre as principais ações deste projeto está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.

Outra ação importante é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.

O projeto tem oferecido cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.

Ainda serão realizados cursos de servente de pedreiro, aos sábados, nos dias 3, 10, 17, 24 de setembro e 1º de outubro, das 8h às 17h; educação ambiental, no dia 21 de setembro, das 13h às 17h; hotelaria, nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro, das 13h às 17h; e empreendedorismo, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, das 13h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba se classificam para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
Xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba se classificam para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude

Caraguatatuba recebeu neste fim de semana (26 e 27) a fase sub-regional do 40º Jogos Abertos da Juventude (sub-18) com as modalidades futebol de campo masculino, damas feminino, xadrez masculino e tênis masculino. Com os resultados, as equipes de xadrez e tênis masculino de Caraguatatuba garantiram a classificação para a

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 28/04/2025
Barcos ao Mar_Foto JC Curtis (2)
Cerimônia “Barcos ao Mar” marca fim do defeso do camarão neste domingo

A 26ª edição da tradicional cerimônia “Barcos ao Mar”, que marca o fim do defeso do camarão, será realizada neste domingo (27/4), às 10h, no Entreposto de Pesca do Camaroeiro, no Centro de Caraguatatuba. Na ocasião, a comunidade pesqueira do município se reúne para pedir a proteção de São Pedro Pescador e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 11 - Cidades e comunidades sustentáveis Publicado em 22/04/2025
Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025
Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba divulga resultados das eleições para biênio 2025

O Conselho Municipal de Saneamento Básico de Caraguatatuba anunciou o resultado final das eleições para o biênio 2025. O pleito foi realizado conforme a Lei Municipal nº 2.211, de 12 de dezembro de 2014, com alterações pela Lei Municipal nº 2.544, de 3 de fevereiro de 2021. Foram eleitos os

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025
Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção
Nove animais do Centro de Controle de Zoonoses ganham lares após feira de adoção

A Feira de Adoção realizada no último sábado (5) em Caraguatatuba resultou em nove adoções de animais resgatados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o evento, moradores levaram três gatos adultos, um cachorro adulto e cinco filhotes. A organização contou com o apoio das ONGs Anjo de Patas

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 08/04/2025
Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025
Caraguatatuba resultado das indicações para Revelando SP 2025

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) recebeu 43 manifestações de interesse para participar do programa Revelando SP 2025. Após análise técnica, foram indicadas 15 propostas nas áreas de manifestações artísticas, culinária e artesanato. A seleção foi realizada com base nos critérios estabelecidos no edital do evento, disponível em

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 04/04/2025