Pesquisar No Site

Famílias do Residencial Getuba aprovam cursos oferecidos pela Prefeitura e Sesi para geração de renda

Publicado em: 25/08/2022
Destaques
Famílias do Residencial Getuba aprovam cursos oferecidos pela Prefeitura e Sesi para geração de renda
Famílias do Residencial Getuba aprovam cursos oferecidos pela Prefeitura e Sesi para geração de renda

Ainda não são 13 horas quando famílias do Residencial Getuba que participam dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) de São José dos Campos, estão na frente da unidade móvel aguardando o momento de entrar na ‘sala de aula’.

Com empolgação, os participantes contam das expectativas, sonhos de se aperfeiçoarem ou até mesmo ter uma nova profissão.

#PraTodosVerem: Darlyne está em pé na bancada da cozinha e conta que sempre procura se aperfeiçoar (Foto: Luís Gava/PMC)

Luciana dos Santos, 42 anos, é dona de casa e autônoma. Empolgada, ela conta que pretende fazer todos os cursos que conseguir. “Já fiz de bolo de pote, marmitinha, aproveitamento de alimentos e quero agora o de brigadeiro”. Tudo isso para reforçar o orçamento doméstico e se aperfeiçoar com novas técnicas e reconhecimento.

Márcia Souza Pereira, 51 anos, estava feliz nesta quarta-feira, pois conseguiu a vaga para participar do curso de reaproveitamento de alimentos. “Eu perdi as inscrições, mas estou vindo todo dia para ver se sobra algum lugar e agora deu certo”, comemora ela que vê essa como uma oportunidade de também melhorar de vida.

O jovem Pedro Henrique Bagdonas, 17 anos, quer aproveitar o seu dom na cozinha para seguir a carreira da família. Sua avó é salgadeira e sua mãe era cozinheira profissional. “Sempre ajudei minha avó, adoro cozinhar e agora quero melhorar ainda mais”.

Outra que está se aperfeiçoando é a confeiteira Darlyne Constâncio dos Santos Chagas, 35 anos, que há sete anos apostou em trabalhar por conta e agora aproveita todos os cursos oferecidos pela Prefeitura e Fundo Social para levar o melhor a seus clientes. “Além da parte de culinária, aposto também nos cursos de empreendedorismo e vendas para saber como dar preço ao meu trabalho”.

Nos próximos dias os participantes terão aulas para aprender a fazer brigadeiro gourmet, pães caseiros, lanches e sucos saudáveis, trufas e bombons, além de tortas e salgados.

Até o dia 2 de setembro o foco é nos cursos gourmet na área de culinária. As aulas são conduzidas pela nutricionista Alessandra Mello Gonçalves, com sua ajudante de cozinha Lidiane Aparecida dos Santos.

Para chegar ao conteúdo oferecido, a Secretaria de Habitação recebe as sugestões e demandas da comunidade e busca oferecer aqueles que podem ser rentáveis inclusive na região onde as famílias moram.

#PraTodosVerem: Tortinha feita com casca de banana e geleia de banana no curso de aproveitamento de alimentos (Foto: Luís Gava/PMC)

A iniciativa faz parte do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial (PDST) que visa o fortalecimento das famílias beneficiárias em suas condições de vida e de seus direitos, além de contribuir com a melhoria na qualidade de vida delas e o desenvolvimento da cidadania.

Entre as principais ações deste projeto está o acompanhamento sistemático dos participantes através de atendimento individual e familiar em reuniões de caráter informativo e educativo, com o objetivo de melhorar a convivência familiar e comunitária.

Outra ação importante é de oferecer cursos de capacitação que permite inserir os participantes no mercado de trabalho para promover a sustentabilidade social e ambiental, com a geração de trabalho e renda, incentivando o protagonismo social.

O projeto tem oferecido cursos de capacitação desde 2019 e já ajudou muitas famílias na geração de trabalho e renda e melhoria do convívio social.

Ainda serão realizados cursos de servente de pedreiro, aos sábados, nos dias 3, 10, 17, 24 de setembro e 1º de outubro, das 8h às 17h; educação ambiental, no dia 21 de setembro, das 13h às 17h; hotelaria, nos dias 3, 4, 5 e 6 de outubro, das 13h às 17h; e empreendedorismo, nos dias 17, 18 e 19 de outubro, das 13h às 17h.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril
UNITAU prorroga prazo de inscrição para concurso em Caraguá até 2 de abril

A Universidade de Taubaté (UNITAU) prorrogou o prazo de inscrição do concurso público para contratação de professores para o campus Caraguatatuba, em caráter efetivo, até o dia 2 de abril. O edital de retificação foi publicado nesta quarta-feira (27/3).   Com o novo prazo, a solicitação para inscrição em mais de uma

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação Publicado em 28/03/2024
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro
Prefeitura aciona Instituto Argonauta para exames em golfinho que apareceu morto na praia do Centro

A Prefeitura de Caraguatatuba acionou na manhã de quarta-feira (17) a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e o Instituto Argonauta para providências com relação a um golfinho que apareceu morto na faixa de areia da praia do centro, nas proximidades de Secretaria de Turismo. A Sesep fez a retirada do

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 17/04/2024
Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude
Confira o resultado final da eleição do Conselho da Juventude

A eleição para formação da Sociedade Civil do Conselho Municipal da Juventude (Conjuve), realizada na última quinta-feira (18), contou com a participação de 71 eleitores, que compareceram à urna montada na Fundacc, no Centro. Após o encerramento da votação, os votos foram apurados pelos representantes da comissão eleitoral, na presença

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 19/04/2024
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente
Prefeitura e Polícia Ambiental impedem invasão em Área de Preservação Permanente

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo e apoio da Polícia Militar Ambiental, agiu para neutralizar mais uma tentativa de invasão em Área de Preservação Permanente (APP). A ação ocorreu no bairro Sumaré, em uma região de morro, onde houve constatação de desmatamento e construção de abrigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 03/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira
Prefeitura de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração de cães e gatos nesta sexta-feira

Somente na próxima sexta-feira (12), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba abre agendamento para 300 vagas de castração gratuita de cães e gatos, a partir dos seis meses de idade. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-6888 ou pessoalmente ao CCZ, a partir das

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 11/04/2024