Pesquisar No Site

‘Empreenda Já’ faz mais de 2,5 mil atendimentos em três meses de abertura

Publicado em: 12/08/2022
Destaques
‘Empreenda Já’ faz mais de 2,5 mil atendimentos em três meses de abertura
‘Empreenda Já’ faz mais de 2,5 mil atendimentos em três meses de abertura

O espaço Empreenda Já começou a funcionar no dia 9 de maio de 2022. Em apenas três meses de abertura já realizou 2.536 atendimentos aos micros e pequenos empreendedores. O local abriga o Sebrae, o Banco do Povo e a Sala do Empreendedor, e a meta é ampliar a gama de serviços.

#PraTodosVerem: Várias pessoas sentadas em cadeira e à frente Cauê Rubio faz palestra sobre o Empreenda Já (Foto: Divulgação/PMC)

O balanço do período analisado mostra que o atendimento presencial foi o maior, com 1.421 registros, o que representa 58% do total; seguido por atendimento via e-mail com 423 anotações (16%); WhatsApp, 326 (13%); em eventos (95) e via telefone representando 145 atendimentos (4%).

Ainda com base nos dados, os serviços mais procurados no Sebrae foram os Cursos Qualificatórios (32%), Orientações Técnicas (29%), Formalização (18%), e outros.

Em relação à Sala do Empreendedor, os micros e pequenos foram em busca de Emissão de DAS (54%), Acordos e Parcelamentos (21%), Declaração IR (14%), Abertura MEI (8%), e outros.

Já no Banco do Povo foram registradas procuras por Orientações Financeiras (51%), Emissão de Boleto (23%), Solicitações de Crédito (18%), e outros.

#PraTodosVerem: Arte informativa sobre os atendimentos do ‘Empreenda Já’

Falando em Banco do Povo, outro ponto importante é que de 9 de maio a 9 de agosto foram emprestados R$ 384.446,46.

O Empreenda Já foi criado em conformidade com visão do prefeito Aguilar Junior de reunir todos esses serviços em um só local de forma a facilitar a vida dos usuários. “Eles podem ter todos os atendimentos que buscam sem precisar se deslocar para outros lugares”.

De acordo com o responsável pelo Empreenda Já, Cauê Rubio, o espaço oferece, além de comodidade, a integração desses produtos ao cidadão na primeira fase.

“O Empreenda Já tá servindo com o propósito de ser uma importante ferramenta de fomento, não só para os micros e pequenos, mas MEIs, pessoas física, profissionais liberais, e a expectativa de aumentar cada vez mais nosso atendimento”, explica Rubio.

Serviços reunidos

A Sala do Empreendedor, que saí da Secretaria da Fazenda, oferece suporte no processo de abertura de empresas, regularização, licenciamento e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). No espaço, é possível obter orientações gerais sobre licenças municipais, padrões sanitários, segurança e lei de zoneamento.

Já o Banco do Povo oferece a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês, e R$ 21.000,00 no teto de liberações, além de créditos para investimentos comerciais, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.

O Programa Consórcio Empreendedor Sebrae oferece articulação de políticas públicas regionais, atua em frentes paralelas de desenvolvimento, desburocratização, modernização e melhorias dos processos produtivos. São executados hoje, projetos com intensa atuação e comprometimento em toda a Prefeitura que, em breve, resultarão em soluções práticas para o munícipe.

Já o próprio Sebrae é conhecido por sua ampla ação de suporte aos empreendedores, com consultorias, qualificações e acompanhamento aprofundado para todos os portes empresariais. Seja nos primeiros passos de novos negócios, ou na especialização de grandes empresas, o Sebrae estará presente nos cases de sucesso.

“Em um segundo momento, a intenção do prefeito Aguilar Junior é trazer novos serviços para Caraguatatuba, que também poderão ser atendidos dentro do Empreenda Já”, explica Rubio.

Entre eles, estão o Desenvolve SP, Nota Fiscal Eletrônica, Compras Públicas e Junta Comercial do Estado de São Paulo.

Neste período de funcionamento, o Empreenda Já também tem serviço de modelo para outros municípios que visam um melhor atendimento ao micro e pequeno empreendedor.

Nesta semana, o espaço foi visitado por uma equipe de Jacareí, visando levar o modelo de atendimento para o município.

Serviço

Empreenda Já

Endereço: Avenida Engenheiro João Fonseca, 253, Centro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura remove estrutura instalada irregularmente na Praia do Camaroeiro em Caraguatatuba
Prefeitura remove estrutura instalada irregularmente na Praia do Camaroeiro em Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realizou nesta segunda-feira (11/5), uma ação de limpeza e ordenamento urbano na Praia do Camaroeiro, com a retirada de uma estrutura irregular instalada na faixa de areia. Durante vistoria realizada pelas equipes da secretaria, foi constatada a presença de

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 9 - Indústria, inovação e infraestrutura Publicado em 11/05/2026
0502 Basquete Sábado - Hugo Labanca -33016
Campeonato Master Sul-Sudeste de Basquete é destaque em Caraguatatuba

O Campeonato Master Sul-Sudeste de Basquete de Caraguatatuba foi destaque entre os dias 29 de abril e o último domingo (3), com a presença de muitos torcedores e mais de mil atletas distribuídos em 95 equipes. Durante cinco dias de competição intensa, a Praça da Cultura foi palco de jogos

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação ODS 3 - Saúde e Bem-Estar Publicado em 04/05/2026
Teatro Mario Covas apresenta show musical com Legião Urbana Cover e comédia “Embrulha pra Viagem” nesta semana
Teatro Mario Covas apresenta show musical com Legião Urbana Cover e comédia “Embrulha pra Viagem” nesta semana

A programação de maio do Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, segue nesta semana com show musical e comédia, indicados para toda a família. No sábado (16), às 20h, o público está convidado a prestigiar a apresentação do Legião Urbana Cover do Brasil. Já no domingo (17), às 19h30, os humoristas

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 13/05/2026
Copa da criança Ciase Sumaré Foto Luís Gava(PMC) IMG_2434 (2)
Mais de 70 equipes disputam Copa da Criança de Futsal 2026 em Caraguatatuba

A Copa da Criança de Futsal 2026 começa no próximo sábado (9) em Caraguatatuba com a proposta de incentivar a prática esportiva entre crianças e adolescentes de 7 a 16 anos. O torneio reúne equipes das cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela e será disputado nas categorias sub-8,

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 06/05/2026
encontro (5)
Caraguatatuba participa de encontro regional sobre novos Planos Decenais de Educação

Representantes da Secretaria de Educação de Caraguatatuba participaram, no último dia 22 de maio, do primeiro encontro presencial de Cooperação Técnica dos Planos Decenais de Educação do Litoral Norte, realizado na Secretaria de Educação de São Sebastião. O encontro reuniu equipes técnicas dos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e

Leia Mais Notícias Secretaria de Educação ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 4 - Educação de qualidade Publicado em 26/05/2026