Pesquisar No Site

‘Empreenda Já’ faz mais de 2,5 mil atendimentos em três meses de abertura

Publicado em: 12/08/2022
Destaques
‘Empreenda Já’ faz mais de 2,5 mil atendimentos em três meses de abertura
‘Empreenda Já’ faz mais de 2,5 mil atendimentos em três meses de abertura

O espaço Empreenda Já começou a funcionar no dia 9 de maio de 2022. Em apenas três meses de abertura já realizou 2.536 atendimentos aos micros e pequenos empreendedores. O local abriga o Sebrae, o Banco do Povo e a Sala do Empreendedor, e a meta é ampliar a gama de serviços.

#PraTodosVerem: Várias pessoas sentadas em cadeira e à frente Cauê Rubio faz palestra sobre o Empreenda Já (Foto: Divulgação/PMC)

O balanço do período analisado mostra que o atendimento presencial foi o maior, com 1.421 registros, o que representa 58% do total; seguido por atendimento via e-mail com 423 anotações (16%); WhatsApp, 326 (13%); em eventos (95) e via telefone representando 145 atendimentos (4%).

Ainda com base nos dados, os serviços mais procurados no Sebrae foram os Cursos Qualificatórios (32%), Orientações Técnicas (29%), Formalização (18%), e outros.

Em relação à Sala do Empreendedor, os micros e pequenos foram em busca de Emissão de DAS (54%), Acordos e Parcelamentos (21%), Declaração IR (14%), Abertura MEI (8%), e outros.

Já no Banco do Povo foram registradas procuras por Orientações Financeiras (51%), Emissão de Boleto (23%), Solicitações de Crédito (18%), e outros.

#PraTodosVerem: Arte informativa sobre os atendimentos do ‘Empreenda Já’

Falando em Banco do Povo, outro ponto importante é que de 9 de maio a 9 de agosto foram emprestados R$ 384.446,46.

O Empreenda Já foi criado em conformidade com visão do prefeito Aguilar Junior de reunir todos esses serviços em um só local de forma a facilitar a vida dos usuários. “Eles podem ter todos os atendimentos que buscam sem precisar se deslocar para outros lugares”.

De acordo com o responsável pelo Empreenda Já, Cauê Rubio, o espaço oferece, além de comodidade, a integração desses produtos ao cidadão na primeira fase.

“O Empreenda Já tá servindo com o propósito de ser uma importante ferramenta de fomento, não só para os micros e pequenos, mas MEIs, pessoas física, profissionais liberais, e a expectativa de aumentar cada vez mais nosso atendimento”, explica Rubio.

Serviços reunidos

A Sala do Empreendedor, que saí da Secretaria da Fazenda, oferece suporte no processo de abertura de empresas, regularização, licenciamento e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI). No espaço, é possível obter orientações gerais sobre licenças municipais, padrões sanitários, segurança e lei de zoneamento.

Já o Banco do Povo oferece a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, a 0,35% ao mês, e R$ 21.000,00 no teto de liberações, além de créditos para investimentos comerciais, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.

O Programa Consórcio Empreendedor Sebrae oferece articulação de políticas públicas regionais, atua em frentes paralelas de desenvolvimento, desburocratização, modernização e melhorias dos processos produtivos. São executados hoje, projetos com intensa atuação e comprometimento em toda a Prefeitura que, em breve, resultarão em soluções práticas para o munícipe.

Já o próprio Sebrae é conhecido por sua ampla ação de suporte aos empreendedores, com consultorias, qualificações e acompanhamento aprofundado para todos os portes empresariais. Seja nos primeiros passos de novos negócios, ou na especialização de grandes empresas, o Sebrae estará presente nos cases de sucesso.

“Em um segundo momento, a intenção do prefeito Aguilar Junior é trazer novos serviços para Caraguatatuba, que também poderão ser atendidos dentro do Empreenda Já”, explica Rubio.

Entre eles, estão o Desenvolve SP, Nota Fiscal Eletrônica, Compras Públicas e Junta Comercial do Estado de São Paulo.

Neste período de funcionamento, o Empreenda Já também tem serviço de modelo para outros municípios que visam um melhor atendimento ao micro e pequeno empreendedor.

Nesta semana, o espaço foi visitado por uma equipe de Jacareí, visando levar o modelo de atendimento para o município.

Serviço

Empreenda Já

Endereço: Avenida Engenheiro João Fonseca, 253, Centro.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá
Prefeitura de Caraguatatuba atua contra trabalho infantil na Martim de Sá

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu uma ação através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) na Martim de Sá, no último sábado (29). A iniciativa, conduzida pela equipe de Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), teve como principal objetivo conscientizar a população,

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 03/04/2024
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários
Caraguatatuba vacina 4 mil pessoas contra gripe e imunização segue nas unidades de saúde para grupos prioritários

Caraguatatuba continua com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) para grupos prioritários. Até o momento, 4.149 pessoas foram imunizadas. A Secretaria de Saúde estima que 66 mil devam ser vacinadas. Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 10/04/2024
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica
Conselho de Segurança de Caraguatatuba se reúne para discutir assédio sexual e violência doméstica

O Conselho Comunitário de Segurança de Caraguatatuba (Conseg) promove nesta quarta-feira (27), a partir das 18h, a 33ª reunião presencial, que será realizada na videoteca Lúcio Braum, atrás do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na Praça Cândido Motta, nº 72, no centro de Caraguatatuba. Os assuntos a

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 27/03/2024
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição
Claudia Canova e Espaço Hartāt convidam para a exposição “Entre as Cores: Da serra ao Mar”

Em um mundo cada vez mais desconectado da natureza, a ceramista e artista plástica Claudia Canova apresenta um olhar único sobre a temática através de suas cerâmicas. Pequenos insetos, geralmente ignorados ou até mesmo temidos, assumem proporções grandiosas em suas obras, convidando o público a um encontro inesperado e transformador.

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 10/04/2024
Caraguatatuba recebe 1º Congresso Forrozeiro e curso de capacitação para artistas
Caraguatatuba recebe 1º Congresso Forrozeiro e curso de capacitação para artistas

Encontro reunirá profissionais do setor de todo litoral norte No próximo dia 27 de abril, das 10 até às 22 horas, no polo Travessão, será realizado o 1º Congresso Forrozeiro de Caraguatatuba. O evento é gratuito e tem como objetivo, discutir ações para o setor entre os profissionais da área,

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 8 - Trabalho decente e crescimento econômico Publicado em 24/04/2024