Pesquisar No Site
Usuários do Centro Dia do Ciapi tem visita especial no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Usuários do Centro Dia do Ciapi tem visita especial no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba
Um dia para relembrar memórias pessoais e da cidade. Essa foi a atmosfera da visita que os idosos e pessoas com deficiência (PcD), atendidos no Centro Dia do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência e ao Idoso (Ciapi), fizeram ao Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC), na última sexta-feira (5).
Cerca de 50 pessoas participaram da atividade entre usuários e equipe técnica do Ciapi. Na visita guiada por técnicos do MACC, os participantes conheceram a exposição fotográfica “Mudanças de um Contorno”, de Felipe Samurai, que traz uma seleção de imagens da obra do Contorno da Rodovia dos Tamoios em Caraguatatuba. Também a exposição permanente sobre a história do município.

#PraTodosVerem: Imagem interior do Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba. Idosos, PcD e técnicos do Ciapi assistem à apresentação de contação de histórias de nNá Rita e Leco Borba. (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O aposentado Nelson Luiz Roveran, 81 anos, um dos participantes, relembrou a época que o museu era o ginásio estadual Adaly Coelho Passos. “Estudei, ali, em 1950. Foi uma volta ao tempo. Lembrei-me das aulas com o professor de Matemática, João Baptista Gardelin, e de outros mestres e colegas. E revi momentos marcantes da história da cidade”, contou.
Outra visitante, Maria das Graças Costa, 77 anos, também reconheceu o local onde três filhas estudaram. “Conheci o espaço do museu quando ainda era escola. Hoje é um lugar de cultura muito bom de frequentar. Adorei as contações de histórias, principalmente da lenda da praia da freira”, declarou.
Responsável pela administração do MACC, Fabiana Nogueira disse que o museu sempre recebe grupos de estudantes ao longo do ano e que receber os idosos e PcD do Ciapi foi especial. “Eles relembram fatos antigos e contribuem no encontro. O momento da contação de histórias com Nhá Rita e Leco Borba é sempre o mais divertido do passeio. É muito gratificante levar alegrias a essas pessoas”, afirmou.
Veja Também Recentes
Ação rápida da GCM recupera motocicleta roubada em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba recuperou, na manhã desta quarta-feira (7), uma motocicleta Honda CG 160 Fan com registro de roubo, no bairro Travessão, Nova Caraguá I. Durante patrulhamento de rotina, a equipe recebeu do Centro de Operações Integradas (COI) a informação sobre a localização da motocicleta na
Prefeitura atua para preservar áreas públicas no Jardim das Palmeiras em Caraguatatuba
A Prefeitura de Caraguatatuba retirou materiais depositados irregularmente em três terrenos públicos no loteamento Jardim das Palmeiras, na esquina da Avenida Manoel Avelino dos Santos com a Alameda das Medusas, nesta terça-feira (20). A Secretaria de Urbanismo coordenou a ação para impedir novos depósitos irregulares e evitar possíveis tentativas de
Caraguatatuba antecipa preparação da rede de saúde para reforçar vigilância contra o sarampo
A Prefeitura de Caraguatatuba está antecipando a preparação da rede municipal para identificação e atendimento de possíveis casos suspeitos de sarampo. A medida integra o trabalho preventivo da Secretaria de Saúde, e considera o cenário epidemiológico e o fluxo intenso de pessoas que chegam ao município durante a temporada. Como
Caraguatatuba conquista medalha de bronze na Copa São Paulo de Basquete Masculino Sub-16
A equipe masculina Sub-16 de basquete de Caraguatatuba encerrou sua participação na Copa São Paulo na segunda-feira (26), em São José dos Campos, com a conquista do terceiro lugar e a medalha de bronze. Na disputa pela final, os caraguatatubenses enfrentaram a equipe de Guaratinguetá, que venceu por 62 a
Mais de 105 mil eleitores estão aptos a votar no 1º turno no maior colégio eleitoral do Litoral Norte
A Justiça Eleitoral registrou 105.586 eleitores aptos a votar neste domingo (4/10), das 8h às 17h, em 45 locais e 383 seções de votação de Caraguatatuba, o maior colégio eleitoral do Litoral Norte. No 1º turno das eleições, brasileiros e brasileiras vão votar na seguinte ordem na urna eletrônica: deputado