Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba leva teste rápido de HIV, Hepatites e Sífilis ao AME nesta quinta-feira

Prefeitura de Caraguatatuba leva teste rápido de HIV, Hepatites e Sífilis ao AME nesta quinta-feira
Em continuidade à Campanha ‘Julho Amarelo’, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), leva nesta quinta-feira (28), mais de 200 testes rápidos ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no bairro Indaiá.

#PraTodosVerem: Profissional realiza teste rápido em dedo de paciente (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A equipe da UAMI estará no local das 13h às 17h para atender pacientes do Ambulatório e qualquer pessoa que queira realizar a testagem gratuitamente. Através do teste é possível detectar quatro resultados, HIV, Hepatites B e C ou Sífilis.
Os testes rápidos são práticos e de fácil execução. Podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo ou ainda com amostra de fluido oral. O resultado sai em, no máximo, 30 minutos.
O teste deve ser feito regularmente e, principalmente, se a pessoa passou por uma situação de risco, como relação sexual sem camisinha ou compartilhado objetos cortantes.
“É muito importante que todas as pessoas saibam se sofreram alguma infecção. Só assim poderão buscar o tratamento adequado e precocemente. Em algumas doenças a chance de cura é de 99%”, explica o enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes.
Quem não puder comparecer ao AME, no sábado (30), das 9h às 15h, a equipe da UAMI estará na Praça do Caiçara (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), com orientações e teste rápido. Será montada uma estrutura própria para atendimento individual e reservado.
Além disso, o SUS disponibiliza gratuitamente os testes de HIV, sífilis e das hepatites B e C em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou dentro da própria UAMI.
UAMI
A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. A realização de testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é feita das 9h às 15h, de segunda à quinta-feira.
Veja Também Recentes

Piquenique Literário é atração no Parque Juqueriquerê em junho
A Comissão Municipal Setorial de Literatura da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza no dia 8 de junho (domingo), das 13h às 16h, no Parque Natural Municipal do Juqueriquerê, um Piquenique Literário, como integração ao Projeto Literatura a Beira Mar. A ação é gratuita e aberta ao público.

EcoManRun 2025 – Caraguatatuba recebe corrida de obstáculos com adrenalina neste domingo
Pela primeira vez, Caraguatatuba será palco de um dos maiores eventos de corrida de obstáculos do Brasil. A EcoManRun será realizada no domingo (22), na Praia do Camaroeiro, e deve reunir atletas de todas as idades em uma experiência que combina desafio, superação e solidariedade. A competição conta com três

Fundacc e CIEE seguem com inscrições abertas para processo seletivo
O Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) estão com as inscrições abertas do processo seletivo para formação de cadastro reserva para estágio na instituição. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até meio-dia de 5 de junho, incluindo sábados, domingos

Caraguatatuba recebe 7º Festival Jazz & Vinhos com quatro dias de programação especial
De 5 a 8 de junho, a Praça da Cultura, no Centro de Caraguatatuba, recebe a 7ª edição do Festival Jazz & Vinhos. O evento traz apresentações de artistas e grupos de jazz, blues e música instrumental, além de uma área gastronômica com pratos variados e espaços de degustação de

Governo atualiza dados de beneficiários do BPC na Casa de Repouso Clam em Caraguatatuba
A equipe do Cadastro Único do Governo Municipal esteve, na manhã desta quinta-feira (29), na Casa de Repouso Clam, no bairro Jardim Britânia, para atualização dos dados dos idosos contemplados com o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). A visita integrou as ações da Secretaria de Assistência Social voltadas à regularização