Pesquisar No Site
Prefeitura de Caraguatatuba leva teste rápido de HIV, Hepatites e Sífilis ao AME nesta quinta-feira

Prefeitura de Caraguatatuba leva teste rápido de HIV, Hepatites e Sífilis ao AME nesta quinta-feira
Em continuidade à Campanha ‘Julho Amarelo’, a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Unidade de Atendimento a Moléstias Infectocontagiosas (UAMI), leva nesta quinta-feira (28), mais de 200 testes rápidos ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME), no bairro Indaiá.

#PraTodosVerem: Profissional realiza teste rápido em dedo de paciente (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
A equipe da UAMI estará no local das 13h às 17h para atender pacientes do Ambulatório e qualquer pessoa que queira realizar a testagem gratuitamente. Através do teste é possível detectar quatro resultados, HIV, Hepatites B e C ou Sífilis.
Os testes rápidos são práticos e de fácil execução. Podem ser realizados com a coleta de uma gota de sangue na ponta do dedo ou ainda com amostra de fluido oral. O resultado sai em, no máximo, 30 minutos.
O teste deve ser feito regularmente e, principalmente, se a pessoa passou por uma situação de risco, como relação sexual sem camisinha ou compartilhado objetos cortantes.
“É muito importante que todas as pessoas saibam se sofreram alguma infecção. Só assim poderão buscar o tratamento adequado e precocemente. Em algumas doenças a chance de cura é de 99%”, explica o enfermeiro e coordenador da UAMI, Renato Portes.
Quem não puder comparecer ao AME, no sábado (30), das 9h às 15h, a equipe da UAMI estará na Praça do Caiçara (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), com orientações e teste rápido. Será montada uma estrutura própria para atendimento individual e reservado.
Além disso, o SUS disponibiliza gratuitamente os testes de HIV, sífilis e das hepatites B e C em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) ou dentro da própria UAMI.
UAMI
A unidade está localizada na Avenida Presidente Castelo Branco, 750 – Sumaré. O horário de funcionamento é das 7h às 17h. A realização de testes de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) é feita das 9h às 15h, de segunda à quinta-feira.
Veja Também Recentes

Guarda Civil de Caraguatatuba prende homem com mais de 1,5 mil porções de drogas
Um homem foi preso com 1.558 porções de drogas e com um simulacro de arma de fogo na noite do último sábado (27), no bairro Perequê-Mirim, em Caraguatatuba. A prisão foi realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM). Durante patrulhamento preventivo pela área de invasão do bairro, os agentes avistaram o

Comunidade religiosa de Caraguatatuba participa de roda de conversa sobre violência contra mulher
Uma roda de conversa sobre violência contra a mulher foi realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Caraguatatuba, na última semana. A ação, que ocorreu na Associação Matinata, entidade ligada à Umbanda, localizada no bairro Cidade Jardim, teve o objetivo de levar o debate sobre a

CardioRace reúne centenas de corredores no mês de conscientização sobre doenças cardiovasculares em Caraguatatuba
No mês dedicado à conscientização sobre as doenças cardiovasculares (Setembro Vermelho), Caraguatatuba realizou a primeira edição da CardioRace 2025, evento que une esporte, prevenção e conhecimento. A abertura oficial ocorreu no Teatro Mário Covas, na sexta-feira (19), e contou com a presença de autoridades municipais, representantes da saúde e do

Basquete Feminino Sub-14 de Caraguatatuba conquista 3º lugar na Região III da Federação Paulista
A equipe sub-14 feminina de Caraguatatuba conquistou a medalha de bronze na competição da Região III da Federação Paulista de Basketball. O resultado foi alcançado no último sábado (4), em Taubaté, após vitória sobre o Instituto Brazolin, de São Bernardo do Campo, por 31 a 23. As meninas de São

Caraguatatuba adere à Prova Nacional Docente como critério em futuros concursos públicos
Os futuros concursos públicos e processos seletivos simplificados para a contratação de professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba terão como critério de avaliação e classificação a Prova Nacional Docente (PND). A medida foi regulamentada pelo Decreto Municipal nº 2256, assinado pelo prefeito Mateus Silva, em consonância com a