Pesquisar No Site

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 32 anos nesta quarta-feira

Estatuto da Criança e do Adolescente completa 32 anos nesta quarta-feira (13)
Estatuto da Criança e do Adolescente completa 32 anos nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 13 de julho, a Lei Federal 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completa 32 anos de existência. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui, aproximadamente, uma população de 66 milhões entre crianças e adolescentes.

O ECA foi criado com o objetivo de assegurar os direitos desse segmento da população, de qualquer camada social, reafirmando a proteção de pessoas que vivem em período de intenso desenvolvimento psicológico, físico, moral e social.

“O ECA é o principal marco legal e regulatório dos direitos das crianças e dos adolescentes no Brasil. Inclusive, é modelo para legislações no mundo inteiro, no sentido de preservar os menores de 18 anos de sofrerem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”, ressaltou a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Cíntia Alves.

De acordo com a presidente do CMDCA, “Caraguatatuba tem uma rede de proteção forte e ativa e vem trabalhando, incessantemente, para assegurar o cumprimento do ECA, no município”.

Cíntia destacou que a Prefeitura de Caraguatatuba tem desenvolvido projetos e ações para garantir os direitos preconizados pelo ECA, como nenhuma criança a partir dos 4 anos fora da escola, implantação de fluxos de atendimento à criança e ao adolescente nas secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania e Saúde, projetos como a Câmara Jovem e a Guarda Mirim, entre outros.

“Caraguatatuba foi pioneira no Litoral Norte, quando instituiu, em 2019, o serviço ‘Protege’, que objetiva a não revitimização das crianças e adolescentes vítimas de violência e a possibilidade de inserção em atendimento intersetorial integrado, com acompanhamento médico e psicológico, buscando minimizar o sofrimento vivenciado”, afirmou Cíntia.

O ‘Protege’ é um setor da Prefeitura de Caraguatatuba, ligado à Secretaria de Saúde, formado por profissionais das áreas de psicologia, enfermagem, psiquiatria, serviço social e pediatria que recebem as fichas de notificações de violência (SINAN) encaminhadas por qualquer profissional que identifica ou suspeita de uma violência nas áreas da educação, saúde e social. Estas notificações chegam em um prazo curto e as vítimas são atendidas em, no máximo, 72 horas.

“Já o programa Guarda Mirim é um projeto socioeducativo que tem como objetivo contribuir com a formação profissional e cidadã dos adolescentes. Enquanto realizam o curso e são aspirantes à Guarda Mirim, os adolescentes recebem uniformes, vale transporte e refeições. Após o curso de seis meses, eles recebem também uma bolsa auxílio. Os participantes são preparados por professores e instrutores sobre noções de hierarquia, disciplina, ordem unida, primeiros socorros, legislação, ética profissional e cidadania, entre outros. Esta qualificação os habilita a ingressar no mercado de trabalho, através do Programa Jovem Aprendiz”, explicou.

Outro programa elogiado pela presidente do CMCA é o Programa Jovem Legislador. “A Escola vai à Câmara” foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 179/2009 e reeditado pelo Decreto Municipal nº 348/2017. A Câmara Jovem tem o objetivo de oferecer aos estudantes matriculados do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, com idade máxima de 15 anos, lições de cidadania e democracia, com atividades legislativas simuladas.

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Praça do Caiçara é palco da 3ª Noite Cubana neste sábado
Praça do Caiçara é palco da 3ª Noite Cubana neste sábado

A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza neste sábado (10/10), das 18h às 22h, na Praça do Caiçara, no Centro da cidade, a terceira edição do projeto “Noite Cubana – Vem Bailar”, uma celebração à riqueza cultural de Cuba, que se expressa por meio dos seus ritmos e

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 07/10/2026
Miss e Mister 60+ celebram beleza, vitalidade e protagonismo da pessoa idosa em Caraguatatuba
Miss e Mister 60+ celebram beleza, vitalidade e protagonismo da pessoa idosa em Caraguatatuba

Neusa Tibana, 75 anos, e Pedro Luís Pedrini, 61 anos, são os novos Miss e Mister 60+ de Caraguatatuba. Os títulos foram conquistados na noite de sexta-feira (2), durante o tradicional desfile de gala realizado na Praça da Cultura, que encerrou a Semana de Valorização da Pessoa Idosa do município.

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 05/10/2026
Ingressos à venda para show que reúne tributos ao ABBA e Elvis Presley no Teatro Mario Covas
Ingressos à venda para show que reúne tributos ao ABBA e Elvis Presley no Teatro Mario Covas

O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, apresenta no dia 30 de outubro (sexta-feira), às 20h, o show “Abba e Elvis Presley” com a banda Los Kalas, da Argentina. Os ingressos custam a partir de R$ 90, com opção de entrada promocional mediante a doação de 1kg de alimento não perecível

Leia Mais Notícias FUNDACC ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 01/10/2026
Caraguatatuba inicia ação de selagem e cadastramento de famílias no Perequê-Mirim
Caraguatatuba inicia ação de selagem e cadastramento de famílias no Perequê-Mirim

A Prefeitura de Caraguatatuba iniciou o levantamento socioassistencial das famílias residentes na Comunidade Nova Esperança, no bairro Perequê-Mirim, por meio da identificação das famílias, cadastramento e selagem dos imóveis. Na terça-feira (29), as equipes deram continuidade às ações na Comunidade Recanto Feliz, também localizada no Perequê-Mirim. Além da identificação das

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 10 - Redução das desigualdades ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes Publicado em 30/09/2026