Pesquisar No Site

Festival da Tainha & Pescados Caiçaras traz cultura e comidas tradicionais neste final de semana em Caraguatatuba

Publicado em: 08/07/2022
Destaques
Festival da Tainha & Pescados Caiçaras traz cultura e comidas tradicionais neste final de semana em Caraguatatuba
Festival da Tainha & Pescados Caiçaras traz cultura e comidas tradicionais neste final de semana em Caraguatatuba

Até o próximo domingo (10), a Prefeitura de Caraguatatuba realiza o 17° Festival da Tainha & Pescados Caiçaras no bairro Porto Novo, localizado na região sul da cidade. O evento teve início nesta quinta-feira (7) com muitas demonstrações culturais e, claro, diversas delícias tradicionais da gastronomia local.

Na atração, o público pode apreciar o artesanato caiçara e degustar pratos como as tainhas espalmadas (aberta) e recheadas, pastéis de camarão, porções de cação, doces, cervejas artesanais, bebidas e alimentos à base de cambuci, entre outras opções. As iguarias serão vendidas a preços que variam entre R$ 7 e R$ 80.

#PraTodosVerem: Uma mulher e um homem posam para foto enquanto seguram uma travessa com uma tainha assada e servida com batata frita (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Durante discurso de abertura do festival, o prefeito Aguilar Junior destacou a importância da comunidade pesqueira para o evento. “É uma alegria poder participar dessa festa. Agradeço aos fundadores e organizadores que se dedicam todos os dias para manter viva essa tradição. Obrigado a todos pelo empenho e por tudo o que fazem pela cultura de Caraguatatuba”, disse.

O objetivo da festa, que neste ano retornou ao seu local de origem, é fortalecer a cultura, incentivar o turismo e movimentar a economia do município, inclusive com a retomada dos tradicionais passeios de barco pelo Rio Juqueriquerê. Os moradores e turistas que tiverem interesse na atração devem procurar as empresas responsáveis.

#PraTodosVerem: Imagem aérea do espaço da festa, montado no Entreposto de Pesca do Porto Novo, localizado ao lado do Rio Juqueriquerê (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Segundo a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, a volta do evento para o entreposto foi um pedido da Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca). “O prefeito, de forma democrática e sensível, atendeu de pronto o pedido da comunidade em devolver a festa para onde ela nasceu. Ficamos muito felizes em participar de mais essa edição, a qual foi preparada com muito carinho, fortalecendo a parceria entre associação, comunidade e prefeitura”, ressaltou.

Nesta edição, que ocorre no Entreposto de Pesca do bairro, a festa espera comercializar mais de 15 toneladas de peixes. As barracas, boxes e estandes funcionarão na sexta e sábado (8 e 9), das 12h às 22h e, no domingo (10), das 12h às 20h.

O evento é realizado entre a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), com a Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca). Também há apoio do Conselho de Turismo (Comtur).

Programação musical

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior, secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, representantes da Assopazca e vereadores da cidade estão em cima do palco, durante abertura da festa (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O festival também contará com a presença de artistas solos e de bandas locais. Na sexta-feira (8), a agenda musical tem início às 12h com Cesar Nanico, tendo ainda Pacelli, Ed Junior, Samba 5 e o grupo US’KARAS.

O fim de semana soma mais nove atrações, sempre a partir das 12h. O sábado (9) começa ao som do Duo FM, Lua & Rodrigo, Thykinho Solo, Iris Manz, Cristiano Fragoso. Já no domingo (10), a festa tem Samamba Brasil, Anderson Coelho in Trio e as bandas Luacaiana e Conexão Túnel do Tempo.

Serviço

Data: de 7 a 10 de julho
Local: Entreposto de Pesca do Porto Novo
Horário: espaços abertos na quinta-feira, das 18h às 22h, na sexta e sábado, das 12h às 22h e, no domingo, das 12h às 20h
Entrada: gratuita

8 de julho (sexta-feira)

12h – Cesar Nanico
14h – Pacelli
16h – Ed Junior
18h – Samba 5
20h – US’KARAS

9 de julho (sábado)

12h – Duo FM
14h – Lua & Rodrigo
16h – Thykinho Solo
18h – Iris Manz
20h – Cristiano Fragoso

10 de julho (domingo)

12h – Samamba Brasil
14h – Anderson Coelho in Trio
16h – Banda Luacaiana
18h – Banda Conexão Túnel do Tempo

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência
Prefeitura e Acalento oferecem equoterapia para melhorar a qualidade de vida de crianças com deficiência

Ligada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Idoso (Sepedi), da Prefeitura de Caraguatatuba, a Acalento (Associação de Apoio ao Desenvolvimento Humano) atende atualmente 250 pessoas com deficiência e idosos, sendo que 200 são encaminhados pela rede municipal, por meio de contrato de prestação de serviços com a

Leia Mais Notícias Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 17 - Parcerias e meios de implementação Publicado em 24/04/2024
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua
Centro Pop de Caraguatatuba é destaque no II Fórum sobre Pessoas em Situação de Rua

A Secretaria de Assistência Social de Caraguatatuba marcou presença no Il Fórum sobre a Pessoa em Situação de Rua, realizada nesta quarta-feira (17) pela Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (DRADS) do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Caraguá se destacou no evento por ser um dos poucos municípios

Leia Mais Notícias Secretaria de Assistência Social Publicado em 18/04/2024
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz
Teatro Mario Covas recebe exposição de Sara Goldman Belz

A abertura será no dia 19 de abril, às 19h Em homenagem ao aniversário de Caraguatatuba, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) realiza a mostra da artista plástica Sara Goldman Belz, no saguão do Teatro Mario Covas. A abertura será no dia 19 de abril, sexta-feira, às 19h. Às 20h, acontece

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 16/04/2024
Prefeitura participa de plantio realizado pelo Rotary Club de Caraguatatuba
Prefeitura participa de plantio realizado pelo Rotary Club de Caraguatatuba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, participou de uma ação de plantio realizada pelo Rotary Club de Caraguatatuba na manhã desta sexta-feira (26). Apesar do tempo nublado, a atividade seguiu como o previsto. Cerca de 10 membros estiveram no entorno da pista

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca ODS - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 15 - Vida terrestre Publicado em 26/04/2024
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no 'Dia do Observador de Aves'
Prefeitura de Caraguatatuba abre chamamento público para prestação de serviço no ‘Dia do Observador de Aves’

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, iniciou os preparativos para a comemoração do ‘Dia do Observador de Aves’, um evento que acontecerá entre os dias 16 e 19 de maio no Parque Natural Municipal Juqueriquerê. Realizado pela primeira vez em Caraguatatuba, o

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 05/04/2024