Pesquisar No Site

Festival da Tainha & Pescados Caiçaras traz cultura e comidas tradicionais neste final de semana em Caraguatatuba

Publicado em: 08/07/2022
Destaques
Festival da Tainha & Pescados Caiçaras traz cultura e comidas tradicionais neste final de semana em Caraguatatuba
Festival da Tainha & Pescados Caiçaras traz cultura e comidas tradicionais neste final de semana em Caraguatatuba

Até o próximo domingo (10), a Prefeitura de Caraguatatuba realiza o 17° Festival da Tainha & Pescados Caiçaras no bairro Porto Novo, localizado na região sul da cidade. O evento teve início nesta quinta-feira (7) com muitas demonstrações culturais e, claro, diversas delícias tradicionais da gastronomia local.

Na atração, o público pode apreciar o artesanato caiçara e degustar pratos como as tainhas espalmadas (aberta) e recheadas, pastéis de camarão, porções de cação, doces, cervejas artesanais, bebidas e alimentos à base de cambuci, entre outras opções. As iguarias serão vendidas a preços que variam entre R$ 7 e R$ 80.

#PraTodosVerem: Uma mulher e um homem posam para foto enquanto seguram uma travessa com uma tainha assada e servida com batata frita (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Durante discurso de abertura do festival, o prefeito Aguilar Junior destacou a importância da comunidade pesqueira para o evento. “É uma alegria poder participar dessa festa. Agradeço aos fundadores e organizadores que se dedicam todos os dias para manter viva essa tradição. Obrigado a todos pelo empenho e por tudo o que fazem pela cultura de Caraguatatuba”, disse.

O objetivo da festa, que neste ano retornou ao seu local de origem, é fortalecer a cultura, incentivar o turismo e movimentar a economia do município, inclusive com a retomada dos tradicionais passeios de barco pelo Rio Juqueriquerê. Os moradores e turistas que tiverem interesse na atração devem procurar as empresas responsáveis.

#PraTodosVerem: Imagem aérea do espaço da festa, montado no Entreposto de Pesca do Porto Novo, localizado ao lado do Rio Juqueriquerê (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Segundo a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, a volta do evento para o entreposto foi um pedido da Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca). “O prefeito, de forma democrática e sensível, atendeu de pronto o pedido da comunidade em devolver a festa para onde ela nasceu. Ficamos muito felizes em participar de mais essa edição, a qual foi preparada com muito carinho, fortalecendo a parceria entre associação, comunidade e prefeitura”, ressaltou.

Nesta edição, que ocorre no Entreposto de Pesca do bairro, a festa espera comercializar mais de 15 toneladas de peixes. As barracas, boxes e estandes funcionarão na sexta e sábado (8 e 9), das 12h às 22h e, no domingo (10), das 12h às 20h.

O evento é realizado entre a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), com a Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca). Também há apoio do Conselho de Turismo (Comtur).

Programação musical

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior, secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, representantes da Assopazca e vereadores da cidade estão em cima do palco, durante abertura da festa (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O festival também contará com a presença de artistas solos e de bandas locais. Na sexta-feira (8), a agenda musical tem início às 12h com Cesar Nanico, tendo ainda Pacelli, Ed Junior, Samba 5 e o grupo US’KARAS.

O fim de semana soma mais nove atrações, sempre a partir das 12h. O sábado (9) começa ao som do Duo FM, Lua & Rodrigo, Thykinho Solo, Iris Manz, Cristiano Fragoso. Já no domingo (10), a festa tem Samamba Brasil, Anderson Coelho in Trio e as bandas Luacaiana e Conexão Túnel do Tempo.

Serviço

Data: de 7 a 10 de julho
Local: Entreposto de Pesca do Porto Novo
Horário: espaços abertos na quinta-feira, das 18h às 22h, na sexta e sábado, das 12h às 22h e, no domingo, das 12h às 20h
Entrada: gratuita

8 de julho (sexta-feira)

12h – Cesar Nanico
14h – Pacelli
16h – Ed Junior
18h – Samba 5
20h – US’KARAS

9 de julho (sábado)

12h – Duo FM
14h – Lua & Rodrigo
16h – Thykinho Solo
18h – Iris Manz
20h – Cristiano Fragoso

10 de julho (domingo)

12h – Samamba Brasil
14h – Anderson Coelho in Trio
16h – Banda Luacaiana
18h – Banda Conexão Túnel do Tempo

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Secretaria de Meio Ambiente segue com inscrições abertas para projeto ‘Tecendo em Redes’
Secretaria de Meio Ambiente segue com inscrições abertas para projeto ‘Tecendo em Redes’

A Prefeitura de Caraguatatuba segue com inscrições abertas para o projeto ‘Tecendo em Redes’, projeto social de sustentabilidade, com foco na economia circular e a integração social de pescadores locais. O curso é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e está aberto para todos os munícipes, em

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 12/07/2022
Tarumãs, Perequê-Mirim e Vapapesca recebem ações do ‘Bairro a Bairro’ em Caraguatatuba na próxima semana
Tarumãs, Perequê-Mirim e Vapapesca recebem ações do ‘Bairro a Bairro’ em Caraguatatuba na próxima semana

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), continua nesta segunda-feira (18) com as ações de zeladoria do ‘Bairro a Bairro’ até a próxima sexta-feira (22/7), nos bairros da região Sul. Nesta semana, as equipes da Sesep concluíram as ações nos bairros Pegorelli e Travessão, e

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 15/07/2022
4º Fórum de Aleitamento Materno segue com inscrições abertas em Caraguatatuba
4º Fórum de Aleitamento Materno segue com inscrições abertas em Caraguatatuba

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê, seguido de amamentação continuada, com alimentos complementares adequados, por até dois anos ou mais. Para abordar sobre o assunto, a Prefeitura de Caraguatatuba, promove na segunda-feira (08), o 4º Fórum de

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 05/08/2022
Caraguatatuba vence campeonato de Futevôlei em Pindamonhangaba
Caraguatatuba vence campeonato de Futevôlei em Pindamonhangaba

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, participou neste final de semana de duas competições de Futevôlei. Os atletas do município conquistaram um título e um 3º lugar. Em Pindamonhangaba, Durval de Caraguatatuba e Chandelle de Ubatuba venceram o Campeonato da Arena Posto 12!. A

Leia Mais Notícias Secretaria de Esportes e Recreação Publicado em 25/07/2022
Prefeitura de Caraguatatuba inicia demarcação para recuo dos quiosques na Praia da Mococa
Prefeitura de Caraguatatuba inicia demarcação para recuo dos quiosques na Praia da Mococa

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, dá continuidade ao Projeto de Intervenção Urbanística (PIU) com o início dos trabalhos de regularização da Praia da Mococa. Nesta sexta-feira (29), as equipes estiveram na praia para iniciar a marcação do Registro Imobiliário Patrimonial (RIP)

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 29/07/2022