Pesquisar No Site

Festival da Tainha & Pescados Caiçaras traz cultura e comidas tradicionais neste final de semana em Caraguatatuba

Publicado em: 08/07/2022
Destaques
Festival da Tainha & Pescados Caiçaras traz cultura e comidas tradicionais neste final de semana em Caraguatatuba
Festival da Tainha & Pescados Caiçaras traz cultura e comidas tradicionais neste final de semana em Caraguatatuba

Até o próximo domingo (10), a Prefeitura de Caraguatatuba realiza o 17° Festival da Tainha & Pescados Caiçaras no bairro Porto Novo, localizado na região sul da cidade. O evento teve início nesta quinta-feira (7) com muitas demonstrações culturais e, claro, diversas delícias tradicionais da gastronomia local.

Na atração, o público pode apreciar o artesanato caiçara e degustar pratos como as tainhas espalmadas (aberta) e recheadas, pastéis de camarão, porções de cação, doces, cervejas artesanais, bebidas e alimentos à base de cambuci, entre outras opções. As iguarias serão vendidas a preços que variam entre R$ 7 e R$ 80.

#PraTodosVerem: Uma mulher e um homem posam para foto enquanto seguram uma travessa com uma tainha assada e servida com batata frita (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Durante discurso de abertura do festival, o prefeito Aguilar Junior destacou a importância da comunidade pesqueira para o evento. “É uma alegria poder participar dessa festa. Agradeço aos fundadores e organizadores que se dedicam todos os dias para manter viva essa tradição. Obrigado a todos pelo empenho e por tudo o que fazem pela cultura de Caraguatatuba”, disse.

O objetivo da festa, que neste ano retornou ao seu local de origem, é fortalecer a cultura, incentivar o turismo e movimentar a economia do município, inclusive com a retomada dos tradicionais passeios de barco pelo Rio Juqueriquerê. Os moradores e turistas que tiverem interesse na atração devem procurar as empresas responsáveis.

#PraTodosVerem: Imagem aérea do espaço da festa, montado no Entreposto de Pesca do Porto Novo, localizado ao lado do Rio Juqueriquerê (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Segundo a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, a volta do evento para o entreposto foi um pedido da Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca). “O prefeito, de forma democrática e sensível, atendeu de pronto o pedido da comunidade em devolver a festa para onde ela nasceu. Ficamos muito felizes em participar de mais essa edição, a qual foi preparada com muito carinho, fortalecendo a parceria entre associação, comunidade e prefeitura”, ressaltou.

Nesta edição, que ocorre no Entreposto de Pesca do bairro, a festa espera comercializar mais de 15 toneladas de peixes. As barracas, boxes e estandes funcionarão na sexta e sábado (8 e 9), das 12h às 22h e, no domingo (10), das 12h às 20h.

O evento é realizado entre a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), com a Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca). Também há apoio do Conselho de Turismo (Comtur).

Programação musical

#PraTodosVerem: Prefeito Aguilar Junior, secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, representantes da Assopazca e vereadores da cidade estão em cima do palco, durante abertura da festa (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

O festival também contará com a presença de artistas solos e de bandas locais. Na sexta-feira (8), a agenda musical tem início às 12h com Cesar Nanico, tendo ainda Pacelli, Ed Junior, Samba 5 e o grupo US’KARAS.

O fim de semana soma mais nove atrações, sempre a partir das 12h. O sábado (9) começa ao som do Duo FM, Lua & Rodrigo, Thykinho Solo, Iris Manz, Cristiano Fragoso. Já no domingo (10), a festa tem Samamba Brasil, Anderson Coelho in Trio e as bandas Luacaiana e Conexão Túnel do Tempo.

Serviço

Data: de 7 a 10 de julho
Local: Entreposto de Pesca do Porto Novo
Horário: espaços abertos na quinta-feira, das 18h às 22h, na sexta e sábado, das 12h às 22h e, no domingo, das 12h às 20h
Entrada: gratuita

8 de julho (sexta-feira)

12h – Cesar Nanico
14h – Pacelli
16h – Ed Junior
18h – Samba 5
20h – US’KARAS

9 de julho (sábado)

12h – Duo FM
14h – Lua & Rodrigo
16h – Thykinho Solo
18h – Iris Manz
20h – Cristiano Fragoso

10 de julho (domingo)

12h – Samamba Brasil
14h – Anderson Coelho in Trio
16h – Banda Luacaiana
18h – Banda Conexão Túnel do Tempo

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna
Prefeitura de Caraguatatuba impede cercamento de área pública no Jardim Itaúna

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, impediu o cercamento de uma área pública localizada no bairro Jardim Itaúna. O crime ambiental foi identificado durante fiscalização de rotina feita pelos fiscais de Postura da Secretaria. A ação de retirada de cerca, que contou com apoio da Secretaria

Leia Mais Notícias Secretaria de Urbanismo Publicado em 22/03/2024
Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp
Professores da rede municipal de Caraguatatuba recebem palestra alusiva ao Dia Mundial da Água pela Sabesp

Os professores da rede municipal de ensino de Caraguatatuba receberão uma palestra voltada à conscientização e preservação de um dos recursos mais importantes para a vida no planeta: a água. O evento está marcado para quarta-feira (27), às 8h, na sede da Diretoria de Ensino, no bairro Indaiá. Trata-se de

Leia Mais Notícias Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca Publicado em 26/03/2024
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas
Regiões Centro e Norte de Caraguatatuba recebem serviços de limpeza de ruas

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), está levando serviços de limpeza e operação Bota-fora em bairros das regiões Centro e Norte do município. Entre os bairros da região Norte está o Garden Mar, que recebeu esta semana equipes da Sesep em todas as suas

Leia Mais Notícias Secretaria de Serviços Públicos Publicado em 12/04/2024
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre
Saúde em Primeiro Lugar atende 1,6 mil pessoas com atividades de saúde física e mental no primeiro trimestre

O programa Saúde em Primeiro Lugar, uma parceria entre o Instituto Sócrates Guanaes (ISG) e a Prefeitura de Caraguatatuba tem se destacado como uma iniciativa essencial na promoção da saúde e prevenção de doenças para a população. Nos primeiros três meses deste ano já foram desenvolvidas cerca de 110 atividades

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 09/04/2024
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho
Alistamento militar de jovens do sexo masculino nascidos em 2006 segue até 30 de junho

Jovens do sexo masculino (sejam cis – que se identificam com o gênero de nascença – ou transgêneros) de Caraguatatuba nascidos em 2006 têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento militar.  Adolescentes que completam 18 anos em 2024 devem se alistar nas Forças Armadas (Marinha, Exército

Leia Mais Notícias Gabinete do Prefeito Publicado em 10/04/2024