Pesquisar No Site
Professora da USP ministra palestra sobre leitura na Biblioteca “Afonso Schmidt”
Professora da USP ministra palestra sobre leitura na Biblioteca “Afonso Schmidt”

A professora Ilíada de Castro ministrará, no dia 29/9, sexta-feira, a palestra “A Importância dos Contos de Fadas na Formação da Personalidade Leitora”. A palestra tem 53 vagas e será realizada no auditório Maristela de Oliveira , sede da Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba – das 10h às 17h. Para participar, é necessário fazer inscrição.
Ilíada de Castro é doutora em Artes, mestre em Teatro e licenciada em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas pela ECA/USP. É professora do MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA), do Sebrae, da Fundação Vanzolini e do MBA do Programa Educação Continuada em Engenharia, ambos da Escola Politécnica da USP. É sócia e consultora do Instituto de Desenvolvimento de Excelência Pessoal e Empresarial (Indepe).
Para se inscrever e receber certificado de participação, os interessados devem acessar o site http://siseb.sp.gov.br, ir no “Capacitações Presenciais”, localizado no topo da página. Em seguida, acessar a agenda, clicar em cima do local/dia/horário e, por fim, realizar a inscrição com seus dados pessoais.
O curso
Dentre os diversos objetivos da palestra estão identificar os benefícios dos contos de fadas, entender como essas histórias atravessaram séculos até os dias de hoje, demonstrar o quanto conto de fadas podem influenciar comportamentos e apresentar diversos estudos sobre o tema em diferentes áreas de conhecimento mostrando e reforçando cientificamente a importância dos contos de fada.

Fotos: Tinho Learte/Fundacc
O conteúdo traz desde as origens dos contos e suas diversas estruturas, como análises de contos e autores, além de analisar obras de Perrault e Grimm e diferentes simbologias de contos de fadas sob diversas interpretações.
Serviço
Palestra “A Importância dos Contos de Fadas na Formação da Personalidade Leitora”, com Ilíada de Castro
Data: 29/9, sexta-feira
Local: Auditório Maristela de Oliveira, sede da Fundacc
Horário: das 10h às 17h | intervalo de 1h para almoço
Inscrições: http://siseb.sp.gov.br | 53 vagas
Para mais informações: (11) 3155-5444 | siseb@spleituras.org
Veja Também Recentes
Caraguá Run 2026: veja benefícios e dicas para prova do próximo domingo
Nos últimos anos o número de praticantes da corrida de rua aumentou consideravelmente. A modalidade se popularizou entre os brasileiros com um aumento recorde de 85% em 2025, com mais de 5,3 mil provas oficiais realizadas, comparado a 2,8 mil em 2024, segundo dados da Associação dos Organizadores de Corrida de
Caraguatatuba abre processo eleitoral para preenchimento de vagas no Conselho de Alimentação Escolar (CAE)
A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, publicou edital de convocação para o preenchimento de vacâncias no Conselho de Alimentação Escolar (CAE) para o ano de 2026. O processo visa recompor a estrutura do conselho, garantindo a continuidade das atividades da atual gestão, com mandato vigente
Prefeitura chama mais agentes de apoio escolar para rede de ensino de Caraguatatuba
A Secretaria de Educação da Prefeitura de Caraguatatuba convocou mais nove aprovados do cargo de agente de apoio escolar (AAE) do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 para se apresentar nas próximas quarta, quinta e sexta-feira (22, 23 e 24/4), das 9h às 11h30 e das 13h às 16h, na Divisão
Graduandos da Universidade Belas Artes ministram oficina “Arte no Cinema” nesta sexta-feira em Caraguatatuba
O Macc (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba) recebe nesta sexta-feira (10/4), das 14h às 18h, a oficina “Arte no Cinema”, uma imersão fotográfica e audiovisual da teoria à prática. A inscrição é gratuita e deve ser realizada pelo link https://tinyurl.com/ys6nv6a2. A atividade é uma iniciativa da Café Cosmos
Procon de Caraguatatuba anuncia palestras on-line gratuitas da Escola de Defesa do Consumidor em abril e maio
O Procon da Prefeitura de Caraguatatuba divulgou uma série de cursos e palestras on-line e presenciais da Fundação Procon-SP para fornecedores e público em geral interessado. A Escola de Proteção e Defesa do Consumidor (EPDC) promove as capacitações nos meses de abril e maio, por meio da plataforma Microsoft Teams,