Pesquisar No Site
Em julho, Caraguatatuba promove a 17ª edição do ‘Festival da Tainha & Pescados Caiçaras’
Em julho, Caraguatatuba promove a 17ª edição do ‘Festival da Tainha & Pescados Caiçaras’
Depois de dois anos, um dos eventos gastronômicos mais tradicionais e aguardados da região está de volta. Com novo nome, a 17ª edição do ‘Festival da Tainha & Pescados Caiçaras’ de Caraguatatuba será realizado entre os dias 7 e 10 de julho, no Entreposto de Pesca do Porto Novo, na região sul do município. A mudança do local foi um pedido da Associação dos Pescadores da Zona Sul.
O evento, que já é sucesso na cidade há mais de uma década, promete agradar o público mais uma vez com as diversas receitas típicas preparadas à base da iguaria litorânea, incluindo a famosa tainha espalmada (aberta). Além da protagonista do festival, o cardápio terá a comercialização de pratos elaborados com outros pescados.
Segundo a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, o retorno da festa para o entreposto foi um pedido da Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca). “A comunidade pesqueira sugeriu a saída da Praça de Eventos por entender que no entreposto há maior valorização da cultura caiçara e do Rio Juqueriquerê, além do espaço propiciar a venda dos peixes in natura”, explicou.

#PraCegoVer: Área de alimentação do Festival da Tainha com pessoas sentadas em volta da mesa, enquanto saboreiam pratos elaborados à base do pescado (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
Nesta edição, outra novidade é a volta dos tradicionais passeios de barco pelo Rio Juqueriquerê, principal rio navegável do Litoral Norte. Os moradores e turistas que tiverem interesse na atração deverão procurar as empresas responsáveis no espaço do evento.
Com o objetivo de fortalecer a cultura, incentivar o turismo e movimentar a economia da cidade, a expectativa é que sejam comercializados mais de 15 toneladas de pescados, colocados à venda nas mais variadas formas. Além disso, o evento espera reunir ao menos 30 mil pessoas durante os quatro dias de festa.
A programação completa do evento será divulgada em breve. O 17º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras é organizado entre a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca), com apoio do Conselho de Turismo (Comtur).
Veja Também Recentes
Guarda Municipal realiza palestra educativa sobre bullying para alunos do ensino fundamental em Caraguatatuba
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba, realizou na manhã desta terça-feira (18), uma palestra educativa e interativa para alunos da 2ª série do ensino fundamental, no Centro Integrado de Ações Socioeducativas (CIASE) Governador Adhemar Pereira de Barros, no bairro Travessão. A atividade teve como foco a conscientização e a
Avanços da Base Nacional da Computação na rede são apresentados ao Conselho Municipal de Educação
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba apresentou ao Conselho Municipal de Educação, na quarta-feira (26), as ações já desenvolvidas e os próximos passos para a implementação pedagógica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação na rede municipal de ensino. O encontro mostrou como o tema será levado para a
Macc abre agendamento de visitas guiadas com roteiros de educação patrimonial e exposições
O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) está com agenda aberta para as visitas guiadas a partir do mês de agosto para escolas, universidades, instituições e grupos organizados. Mais do que uma visita ao museu, o programa propõe um percurso de descobertas sobre a história de Caraguatatuba. Os
Guarda Municipal identifica instituição de acolhimento irregular no bairro Travessão
Na tarde de terça-feira (11), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caraguatatuba identificou uma possível instituição de acolhimento irregular durante patrulhamento preventivo no bairro Travessão. Os agentes foram acionados por um cidadão, que informou ter seus documentos pessoais retidos em uma residência por pessoas que não pertenciam ao
Saúde de Caraguatatuba inicia nova gestão dos conselhos com posse de representantes
Os novos integrantes dos Conselhos Gestores de Unidades de Saúde (CGUS) e do Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Caraguatatuba tomaram posse na sexta-feira (14) para a gestão 2026-2028. As cerimônias foram realizadas no auditório da Universidade de Taubaté (Unitau) – Campus Caraguá, com representantes dos usuários, trabalhadores da saúde