Pesquisar No Site

Em julho, Caraguatatuba promove a 17ª edição do ‘Festival da Tainha & Pescados Caiçaras’

Publicado em: 15/06/2022
Em julho, Caraguatatuba promove a 17ª edição do ‘Festival da Tainha & Pescados Caiçaras’
Em julho, Caraguatatuba promove a 17ª edição do ‘Festival da Tainha & Pescados Caiçaras’

Depois de dois anos, um dos eventos gastronômicos mais tradicionais e aguardados da região está de volta. Com novo nome, a 17ª edição do ‘Festival da Tainha & Pescados Caiçaras’ de Caraguatatuba será realizado entre os dias 7 e 10 de julho, no Entreposto de Pesca do Porto Novo, na região sul do município. A mudança do local foi um pedido da Associação dos Pescadores da Zona Sul.

O evento, que já é sucesso na cidade há mais de uma década, promete agradar o público mais uma vez com as diversas receitas típicas preparadas à base da iguaria litorânea, incluindo a famosa tainha espalmada (aberta). Além da protagonista do festival, o cardápio terá a comercialização de pratos elaborados com outros pescados.

Segundo a secretária de Turismo, Maria Fernanda Galter Reis, o retorno da festa para o entreposto foi um pedido da Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca). “A comunidade pesqueira sugeriu a saída da Praça de Eventos por entender que no entreposto há maior valorização da cultura caiçara e do Rio Juqueriquerê, além do espaço propiciar a venda dos peixes in natura”, explicou.

#PraCegoVer: Área de alimentação do Festival da Tainha com pessoas sentadas em volta da mesa, enquanto saboreiam pratos elaborados à base do pescado (Foto: Cláudio Gomes/PMC)

Nesta edição, outra novidade é a volta dos tradicionais passeios de barco pelo Rio Juqueriquerê, principal rio navegável do Litoral Norte. Os moradores e turistas que tiverem interesse na atração deverão procurar as empresas responsáveis no espaço do evento.

Com o objetivo de fortalecer a cultura, incentivar o turismo e movimentar a economia da cidade, a expectativa é que sejam comercializados mais de 15 toneladas de pescados, colocados à venda nas mais variadas formas. Além disso, o evento espera reunir ao menos 30 mil pessoas durante os quatro dias de festa.

A programação completa do evento será divulgada em breve. O 17º Festival da Tainha & Pescados Caiçaras é organizado entre a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), e Associação dos Pescadores da Zona Sul de Caraguatatuba (Assopazca), com apoio do Conselho de Turismo (Comtur).

Mais Notícias

Veja Também Recentes

Caraguatatuba participa da abertura da 15ª Rota Gastronômica do Cambuci
Caraguatatuba participa da abertura da 15ª Rota Gastronômica do Cambuci

Caraguatatuba participou nesta quarta-feira (21) da abertura da 15ª Rota Gastronômica do Cambuci, no município de São José dos Campos. O evento teve como representante o secretário de Turismo, Rodrigo Tavano. O cambuci é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica, com madeira de excelente qualidade, o que acabou a colocando em perigo

Leia Mais Notícias Secretaria de Turismo Publicado em 22/02/2024
Cambota apresenta novo show 'Avós e Violão' em Caraguatatuba
Cambota apresenta novo show ‘Avós e Violão’ em Caraguatatuba

O comediante Fabiano Cambota sobe ao palco do Teatro Mario Covas para apresentar seu novo show de stand up comedy ‘Avós e Violão’, no dia 16 de março (sábado), às 20h. A classificação é 16 anos e o espetáculo tem a duração de 70 minutos. Ingressos podem ser adquiridos na Reticências Livraria

Leia Mais Notícias FUNDACC Publicado em 27/02/2024
Fundo Social de Caraguatatuba segue com projeto voltado às gestantes em vulnerabilidade social
Fundo Social de Caraguatatuba segue com projeto voltado às gestantes em vulnerabilidade social

O Fundo Social de Caraguatatuba promoveu na última sexta-feira (23), mais um encontro do projeto ‘Acolher’, voltado às gestantes em vulnerabilidade social do município. Nesta ocasião, participaram 17 gestantes e seis receberam o kit maternidade. Além disso, houve sorteio de um carrinho de bebê, fruto de doação ao Fundo Social.

Leia Mais Notícias Fundo Social Publicado em 26/02/2024
Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro
Prefeitura de Caraguatatuba executa 179 serviços de tapa-buracos em fevereiro

Mesmo no período de temporada, quando Caraguatatuba recebe milhares de turistas, a operação Tapa-buracos prosseguiu normalmente, sob responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão (Semop). Em fevereiro foram executados 179 operações Tapa-buracos, beneficiando diversos bairros. Em relatório apresentado pela empresa terceirizada, os bairros

Leia Mais Notícias Secretaria de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão Publicado em 11/03/2024
UPAs de Caraguatatuba registram 1,6 mil atendimentos diários e demanda cresce 30%
UPAs de Caraguatatuba registram 1,6 mil atendimentos diários e demanda cresce 30%

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das regiões Centro, Norte e Sul registraram nesta semana, 1,6 mil atendimentos por dia, o que resulta em um aumento de 30% da demanda diária das unidades. A demanda é referente a mais 1.200 atendimentos do setor adulto, cerca de 360 da pediatra e

Leia Mais Notícias Secretaria de Saúde Publicado em 06/03/2024