Pesquisar No Site
Caraguatatuba terá Comitê Municipal de Vigilância à Violência com rede de proteção às vítimas

Caraguatatuba terá Comitê Municipal de Vigilância à Violência com rede de proteção às vítimas
O prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Junior, assina no próximo dia 5 de outubro o decreto que cria o Comitê Municipal de Vigilância à Violência (Comviv), que terá grande papel no combate à violência no município, englobando serviços de atendimento oriundos de diversas secretarias municipais.
A intenção do órgão é levantar e analisar casos de violência na cidade, elaborar um fluxo de atendimentos e estabelecer políticas para diminuir o número de ocorrências.
O Comitê será formado por 23 membros e terá representantes das Secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Segurança, Educação, Assuntos Jurídicos, Esportes e Fundacc, além da Casa de Saúde Stella Maris e os Conselhos Tutelar, do Idoso, da Pessoa com Deficiência, da Condição Feminina, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Saúde e da Assistência Social.
De acordo com o prefeito, o projeto criará uma rede de prevenção e atenção à violência intersetorial. “Precisamos acolher às vítimas de violência, sejam crianças, jovens, homens, mulheres e os idosos. Será uma espécie de rede de acolhimento”, explica.
A presidente do Comviv, Lídia Ferreira, afirmou que é preciso educar a população a prestar um atendimento humanizado voltado a vítima.
“A pessoa que sofre com isso não tem para onde ir, não tem a quem recorrer e o Comviv será implantado para evoluirmos nesse aspecto. Precisamos da participação efetiva de todos nesta luta”, falou.
Canais de denúncia
Além dos meios já oficiais de denúncias (Polícias Militar e Civil) e o atendimento direto realizado na Secretaria de Saúde, o Comitê contará também com uma página no facebook para alertar a população e para que a vítima possa fazer a denúncia in box aos responsáveis pelo programa.
Realizar denúncias de agressão ainda é um tabu na sociedade, segundo avalia a presidente do Comviv.
“É muito difícil fazer uma denúncia, principalmente quando se trata de uma criança ou uma mulher. Às vezes o agressor comete a violência de uma forma que ela passe despercebida”, ressaltou Lídia Ferreira.
Veja Também Recentes

Caraguatatuba recebe cerca de 150 mil pessoas durante feriado prolongado e Aniversário de Caraguatatuba
Quem esteve em Caraguatatuba no último feriado prolongado e de comemorações pelos 168 anos de Caraguatatuba, pode aproveitar os eventos culturais organizados pelo governo municipal. Entre os dias 18 e 21 de abril, a cidade recebeu aproximadamente 150 mil pessoas. Somente nos shows, a Secretaria de Turismo contabilizou um público

Jogos Escolares do Estado de São Paulo serão realizados entre 8 e 26 de maio em Caraguatatuba
Caraguatatuba recebe entre os dias 8 e 26 de maio, os Jogos Escolares do Estado de São Paulo – JEESP com as modalidades vôlei, futsal e basquete. Os Jogos Escolares do Estado têm por objetivo promover por meio da prática esportiva, a integração e o intercâmbio entre os estudantes das

CCZ de Caraguatatuba realiza agendamento para castração de cães e gatos
Mesmo com chuva, muitas pessoas compareceram ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Caraguatatuba na manhã de sexta-feira (4), para o agendamento de 250 vagas de castração gratuita de cães e gatos a partir dos seis meses de idade. Quem não conseguiu garantir uma das vagas disponibilizadas para este

Encerrado ciclo de Audiências Públicas do PPA 2026-2029 e LDO 2026
Caraguatatuba encerrou a série de três audiências públicas do Plano Plurianual 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. O evento foi na EMEF Professora Antonia Antunes Arouca, no bairro do Massaguaçu, na segunda-feira (28), entre 19h e 21h. A primeira ocorreu no dia 24 deste mês, na

Membros do Conselho de Alimentação Escolar de Caraguatatuba participam de Encontro Regional em Ubatuba
Membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Caraguatatuba participam do Encontro de Formação do Conselho de Alimentação Escolar das Cidades do Litoral de São Paulo, nos dias 24 e 25 de abril, na Câmara Municipal de Ubatuba. O evento tem como principal objetivo fortalecer o papel fiscalizador e deliberativo