Pesquisar No Site
Festas religiosas mobilizam milhares de pessoas em Caraguatatuba
Festas religiosas mobilizam milhares de pessoas em Caraguatatuba
As celebrações a Santo Antônio e ao Divino Espírito Santo mobilizaram mais de duas mil pessoas em Caraguatatuba, no último domingo (5), nas diferentes manifestações de fé e devoção, realizadas ao longo de todo o dia, em diversos pontos da cidade.

#PraCegoVer: Homens e mulheres a cavalo vestidos com camisa vermelha e empunhando bandeiras durante Desfile da Cavalaria do Divino Espírito Santo (Foto: Luís Gava/PMC)
O encerramento da 31ª Festa do Divino Espírito Santo teve Desfile da Cavalaria, com a participação de, pelo menos, 200 cavaleiros, acompanhados por mais de 250 fiéis, que saíram às 11h da Praça da Cultura, no Centro, em direção à Catedral do Divino Espírito Santo, no bairro Indaiá.
Entre as comemorações, por volta das 12h, os festeiros participaram da partilha de alimentos, com o almoço do tradicional ‘afogado’. O prato típico foi distribuído gratuitamente para cerca de 1.500 pessoas. Ao todo, o preparo da receita levou 300 kg de carne, 60 kg de batata, 20 kg de farinha de mandioca e 100 kg de arroz.
A festividade, realizada em torno do tema “O sopro do Divino, a esperança se renova”, seguiu ao som de cantorias e apresentações de grupos folclóricos de Caraguatatuba, além de Missa da Irmandade e Procissão do Divino, padroeiro da Catedral e da Diocese de Caraguatatuba.

#PraCegoVer: Três homens no preparo do tradicional prato típico ‘afogado’; dois estão colocando água dentro de uma grande panela de alumínio, enquanto outro mistura a carne com uma colher de madeira (Foto: Luís Gava/PMC)
Já na programação da 169ª Festa de Santo Antônio, ocorreu uma caminhada penitencial em peregrinação até o Morro Santo Antônio, seguida de Missa Campal no local, presidida pelo reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio, padre Carlos Alberto da Silva (Padre Beto). Segundo a organização, ao menos 400 pessoas participaram das atividades.
A programação social da festa do padroeiro de Caraguatatuba segue até o dia 26 de junho, com quermesse e ‘show de prêmios’. A atração ocorre sempre aos fins de semana e feriados, a partir das 20h, na praça de alimentação da igreja e Coreto da Praça Cândido Mota, no Centro.
Com o tema “É viva a palavra quando são as obras que falam”, a festividade tem ainda missas e outras celebrações litúrgicas em comemoração ao padroeiro da cidade, como a peregrinação na imagem.
Os eventos foram realizados com apoio da Prefeitura, entre a parceira da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com a organização interna das igrejas.
Confira a programação completa da 169ª Festa de Santo Antônio
Dia do Padroeiro

#PraCegoVer: Devotos perfazendo caminho em direção ao Morro Santo Antônio; em primeiro plano, homem segura a imagem de Santo Antônio, seguido por outras pessoas (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
No Dia de Santo Antônio, 13 de junho, as comemorações iniciam às 8h, com missa pelo 3º Aniversário do Santuário, seguida da benção dos pães e do bolo de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. Haverá, ainda, o casamento comunitário e o esperado corte do bolo, às 11h. A agenda encerra às 18h com nova missa e procissão.
Corpus Christi
No dia 16 de junho, a comunidade católica começa enfeitar as ruas no entorno da Praça Cândido Mota, às 6h, para a missa e procissão de Corpus Christi, a partir das 17h. As imagens reproduzidas representam símbolos bíblicos, desenhados e decorados manualmente, utilizando materiais como serragem, pó de café, tampinhas de garrafa, flores e outros.
Dia do Padroeiro (13 de junho)
Santuário Diocesano de Santo Antônio
8h: Missa, Benção dos Pães e do bolo de Santo Antônio
11h: Casamento Comunitário
18h: Missa e Procissão
Corpus Christi (16 de junho)
6h: Confecção dos tapetes decorados
17h: Missa e Procissão
Festa Social e ‘Show de Prêmios’ (3 a 26 de junho)
Sexta a domingo e feriados – a partir das 20h
Veja Também Recentes
Saúde de Caraguatatuba destaca avanço na vacinação contra dengue, febre amarela e influenza
A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba ampliou a vacinação contra a dengue no município e reforçou o alerta sobre a recusa de moradores em permitir a entrada de agentes de zoonoses nas residências. Além de crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, a imunização passou a contemplar profissionais de
Equipe de atletismo de Caraguatatuba garante classificação para próxima fase do JEESP
A equipe de atletismo de Caraguatatuba participou da fase regional dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP), disputada na sexta-feira (8), no município. Com sete atletas representando a cidade, a equipe treinada no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Cemug conquistou medalhas em diferentes modalidades do atletismo e
Audiência pública apresenta metas fiscais da Prefeitura de Caraguatatuba no 1º quadrimestre de 2026 na sexta-feira
O Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do 1º quadrimestre de 2026 será tema da audiência pública da próxima sexta-feira (29/5), às 10h, na Câmara de Caraguatatuba, no Centro. Técnicos da Secretaria da Fazenda demonstram a execução das receitas previstas e despesas do orçamento municipal nos meses de
Comédia “Embrulha pra Viagem” chega ao palco do Teatro Mario Covas no dia 17
O Teatro Mario Covas, em Caraguatatuba, recebe no dia 17 de maio (domingo), às 19h30, a comédia “Embrulha pra Viagem”. Os ingressos estão disponíveis em https://tinyurl.com/5n6p366z e na Livraria Reticências (Rua Padre Anchieta, nº 556, no Centro). Criado em 2016, o grupo nasceu a partir da união de quatro criadores com
Rodada da 3ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol tem goleadas em Caraguatatuba
A bola rolou no domingo (24) pela 3ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol de Caraguatatuba com partidas disputadas no Morro do Algodão e no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, o Cemug. A rodada teve goleadas, confrontos equilibrados e mudanças na programação por conta da chuva. No Morro do Algodão,