Pesquisar No Site
Quermesse, Missa Campal e Caminhada Penitencial são atrações da Festa de Santo Antônio no fim de semana

Quermesse, Missa Campal e Caminhada Penitencial são atrações da Festa de Santo Antônio no fim de semana
A programação social da 169ª Festa de Santo Antônio em Caraguatatuba começa nesta sexta-feira (3), com a tradicional quermesse na praça de alimentação do Santuário Diocesano e no Coreto da Praça Cândido Mota, no Centro.

#PraCegoVer: Fitinhas amarradas pelos fieis em varal instalado no Morro Santo Antônio (Foto: Bia Gomes/PMC)
No cardápio estão doces e salgados típicos como o bolinho caipira. Além de experimentar as opções gastronômicas, o público também pode participar do ‘Show de Prêmios’, que oferece eletrodomésticos, eletroeletrônicos, motocicletas e dinheiro.
A atração ocorre sempre aos fins de semana e feriados, até o dia 26 de junho, a partir das 20h. Com o tema “É viva a palavra quando são as obras que falam”, a festividade tem ainda missas e outras celebrações litúrgicas em comemoração ao padroeiro da cidade, como a peregrinação na imagem.
Na última quinta-feira (2), o prefeito Aguilar Junior também recebeu a benção de Santo Antônio. A imagem foi levada ao Paço Municipal pelo reitor do Santuário Diocesano de Santo Antônio, padre Carlos Alberto da Silva (Padre Beto). “Trago aqui a paz ao ambiente de trabalho como motivação a lutar pelos ideais e desafios do dia a dia”, disse o pároco.
O prefeito disse que é uma alegria poder retomar as comemorações da Festa de Santo Antônio após dois anos de pandemia. “A comunidade religiosa espera ansiosa por esse dia e esta benção marca este novo momento que estamos vivendo”, comentou Aguilar.

#PraCegoVer: Funcionários do Paço Municipal recebendo as bênçãos do padre Carlos Alberto da Silva (Foto: Divulgação/PMC)
O evento é realizado com apoio da Prefeitura, entre a parceira da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com a organização interna do Santuário.
Caminhada Penitencial e Missa Campal
Os devotos participam no próximo domingo (5) da caminhada penitencial ao Morro Santo Antônio, com saída da Igreja Matriz, às 8h, e Missa Campal no Morro, às 10h. Ao término, a imagem peregrina deverá retornar à igreja após abençoar a cidade do alto, em sobrevoo de parapente.
Dia do Padroeiro
No Dia de Santo Antônio, 13 de junho, as comemorações iniciam às 8h, com missa pelo 3º Aniversário do Santuário, seguida da benção dos pães e do bolo de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. Haverá, ainda, o casamento comunitário e o esperado corte do bolo, às 11h. A agenda encerra às 18h com nova missa e procissão.
Corpus Christi
No dia 16 de junho, a comunidade católica começa enfeitar as ruas no entorno da Praça Cândido Mota, às 6h, para a missa e procissão de Corpus Christi, a partir das 17h. As imagens reproduzidas representam símbolos bíblicos, desenhados e decorados manualmente, utilizando materiais como serragem, pó de café, tampinhas de garrafa, flores e outros.
Confira a programação completa da 169ª Festa de Santo Antônio
Caminhada Penitencial (5 de junho)
8h: Concentração no Santuário Diocesano de Santo Antônio
10h: Missa Campal no Morro Santo Antônio
Dia do Padroeiro (13 de junho)
Santuário Diocesano de Santo Antônio
8h: Missa, Benção dos Pães e do bolo de Santo Antônio
11h: Casamento Comunitário
18h: Missa e Procissão
Corpus Christi (16 de junho)
6h: Confecção dos tapetes decorados
17h: Missa e Procissão
Festa Social e ‘Show de Prêmios’ (3 a 26 de junho)
Sexta a domingo e feriados – a partir das 20h
Veja Também Recentes

Alunos do 6º ano da EMEF Professor Auracy Mansano aprendem e se divertem com lançamento de foguete de garrafa pet
A quarta-feira (30/4) foi dia de aprendizado e diversão para os alunos do 6º anos da EMEF Professor Auracy Mansano, no Jetuba, zona norte de Caraguatatuba. As crianças tiveram aula com os professores Rafael Silva Nunes (Ciências) e Osias de Barros Anunciação (Ciências e Matemática) sobre como montar um foguete

Neste sábado tem Saída Fotográfica no Rio Juqueriquerê em Caraguatatuba
O fotógrafo e artista-orientador das Oficinas Culturais da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Gustavo Grunewald, realiza neste sábado (26/4), das 14h30 às 18h30, uma saída fotográfica pelas margens do rio Juqueriquerê. O ponto de encontro será no entreposto de pesca do Porto Novo. A inscrição deve ser realizada pelo formulário

Caraguatatuba oferece 125 vagas de emprego nesta segunda-feira
O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Caraguatatuba (PAT) está com 125 oportunidades de emprego nesta segunda-feira (14/4), em diversas áreas de atuação e níveis de escolaridade e com ampliação no horário de atendimento à população, com funcionamento das 8h às 16h. No Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor

Secretaria de Serviços Públicos segue com ações de zeladoria em vários bairros de Caraguatatuba
As limpezas e bota-foras da Secretaria de Serviços Públicos continuam simultaneamente nos bairros do Perequê-Mirim, Travessão, Porto Novo, Jardim Jaqueira, Sumaré (Morro de Santo Antônio e praças), Camaroeiro (Complexo Turístico) e Praia da Cocanha, nas regiões Sul, Centro e Norte de Caraguatatuba (vide cronograma abaixo). Desde segunda-feira (14/4), grupos de

Tênis de mesa de Caraguatatuba se classifica para fase regional dos Jogos Abertos da Juventude
A equipe masculina de tênis de mesa de Caraguatatuba garantiu a classificação para a fase regional dos 40º Jogos Abertos da Juventude após vencer as equipes de São Sebastião e Ilhabela na fase sub-regional da competição, disputada no último sábado (12), em São Sebastião. Sob o comando do técnico Rodrigo