Pesquisar No Site
169ª Festa de Santo Antônio tem início em Caraguatatuba
169ª Festa de Santo Antônio tem início em Caraguatatuba
As celebrações ao padroeiro de Caraguatatuba já começaram com a 169ª Festa de Santo Antônio. O calendário da festividade teve início no último domingo (22) com a tradicional peregrinação da imagem de Santo Antônio e carreata por diversos bairros e capelas da cidade. A jornada de devoção segue até sexta-feira (27).

#PraCegoVer: Imagem peregrina de Santo Antônio na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Foto: Diocese de Caraguatatuba)
No próximo domingo (29), será realizado o fincamento do mastro, em frente ao Santuário Diocesano de Santo Antônio, a partir das 19h30. No mesmo local, ocorrerá a trezena litúrgica, de 31 de maio a 12 de junho. Com o tema “É viva a palavra quando são as obras que falam”, a programação religiosa e social do evento volta a ocorrer de forma presencial.
A festa também terá caminhada penitencial no dia 5 de junho. A concentração dos fiéis será às 8h, em frente ao Santuário, de onde o público seguirá para a subida do Morro Santo Antônio, e celebração de missa campal, às 10h. A imagem peregrina deverá retornar à igreja após sobrevoo de parapente.
Já no Dia de Santo Antônio, 13 de junho, as comemorações iniciam às 8h, com missa pelo 3º Aniversário do Santuário, seguida da benção dos pães e do bolo de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. Haverá, ainda, o casamento comunitário e o esperado corte do bolo, às 11h. A agenda encerra às 18h com nova missa e procissão.

#PraCegoVer: Imagem aérea da cidade, tendo em primeiro plano o Morro Santo Antônio com dezenas de pessoas acompanhando uma missa campal (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O evento é realizado com apoio da Prefeitura, entre a parceira da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com a organização interna do Santuário Diocesano de Santo Antônio.
Festa Social
No período de 3 a 26 de junho, de sexta a domingo e feriados, a partir das 20h, fiéis poderão saborear o tradicional bolinho caipira, caldos quentes, quirerinha, entre outras opções gastronômicas, na praça de alimentação da festa. Além disso, o público poderá concorrer a diversos prêmios, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, três motocicletas e dinheiro entre R$ 1.000 e R$ 5.000. Mais informações pelo telefone (12) 3881-1422.
Corpus Christi
No dia 16 de junho, a comunidade católica começa enfeitar as ruas no entorno da Praça Cândido Mota, às 6h, para a missa e procissão de Corpus Christi, a partir das 17h. As imagens reproduzidas representam símbolos bíblicos, desenhados e decorados manualmente, utilizando materiais como serragem, pó de café, tampinhas de garrafa, flores e outros.
Confira a programação completa da 169ª Festa de Santo Antônio
Peregrinação da Imagem (22 de maio a 27 de maio)
Fincamento do Mastro (29 de maio)
19h30 – Santuário Diocesano de Santo Antônio
Trezena Litúrgica (31 de maio a 12 de junho)
Caminhada Penitencial (5 de junho)
8h: Concentração no Santuário Diocesano de Santo Antônio
10h: Missa Campal no Morro Santo Antônio
Dia do Padroeiro (13 de junho)
Santuário Diocesano de Santo Antônio
8h: Missa, Benção dos Pães e do bolo de Santo Antônio
11h: Casamento Comunitário
18h: Missa e Procissão
Corpus Christi (16 de junho)
6h: Confecção dos tapetes decorados
17h: Missa e Procissão
Festa Social e ‘Show de Prêmios’ (3 a 26 de junho)
Sexta a domingo – Sempre após a Santa Missa
Veja Também Recentes
Avanços da Base Nacional da Computação na rede são apresentados ao Conselho Municipal de Educação
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba apresentou ao Conselho Municipal de Educação, na quarta-feira (26), as ações já desenvolvidas e os próximos passos para a implementação pedagógica da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação na rede municipal de ensino. O encontro mostrou como o tema será levado para a
Pontos MIS promove oficina fotográfica gratuita nesta terça-feira na Videoteca Lúcio Braun
O Pontos MIS, programa do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) promovem nesta terça-feira (25/8), das 17h às 21h, na Videoteca Lúcio Braun, a oficina “Enquadramento e Composição Fotográfica – Desobedecendo às Regras”. A atividade é gratuita e
Finalistas do Hackathon 2026 avançam no desenvolvimento de projetos para Educação
As equipes IFSP Exceptions e Inova Caraguá, classificadas entre as melhores propostas Hackathon 2026, iniciativa voltada ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a gestão pública, promovida pelo Instituto Federal São Paulo Campus Caraguatatuba (IFSP) em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba, participaram, nesta segunda-feira (10), de uma reunião de alinhamento
Prêmio InterInfância abre inscrições para reconhecer boas práticas na Educação Infantil de Caraguatatuba
A Secretaria de Educação de Caraguatatuba abre, de 1º a 11 de setembro, as inscrições para o Prêmio InterInfância 2026, iniciativa inédita que deve reconhecer práticas desenvolvidas por professores e equipes gestoras da Educação Infantil da rede municipal. O edital com todas as regras foi publicado no Diário Oficial de
Caraguatatuba lança novo Currículo Municipal da Educação Infantil e fortalece política pública para primeira infância
A Educação Infantil de Caraguatatuba passa a contar, oficialmente, com um documento que reúne a identidade da rede municipal, organiza as práticas pedagógicas e projeta os próximos avanços da primeira etapa da Educação Básica. Elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Apoio Pedagógico da Educação Infantil, o novo