Pesquisar No Site
169ª Festa de Santo Antônio tem início em Caraguatatuba
169ª Festa de Santo Antônio tem início em Caraguatatuba
As celebrações ao padroeiro de Caraguatatuba já começaram com a 169ª Festa de Santo Antônio. O calendário da festividade teve início no último domingo (22) com a tradicional peregrinação da imagem de Santo Antônio e carreata por diversos bairros e capelas da cidade. A jornada de devoção segue até sexta-feira (27).

#PraCegoVer: Imagem peregrina de Santo Antônio na Paróquia Nossa Senhora das Graças (Foto: Diocese de Caraguatatuba)
No próximo domingo (29), será realizado o fincamento do mastro, em frente ao Santuário Diocesano de Santo Antônio, a partir das 19h30. No mesmo local, ocorrerá a trezena litúrgica, de 31 de maio a 12 de junho. Com o tema “É viva a palavra quando são as obras que falam”, a programação religiosa e social do evento volta a ocorrer de forma presencial.
A festa também terá caminhada penitencial no dia 5 de junho. A concentração dos fiéis será às 8h, em frente ao Santuário, de onde o público seguirá para a subida do Morro Santo Antônio, e celebração de missa campal, às 10h. A imagem peregrina deverá retornar à igreja após sobrevoo de parapente.
Já no Dia de Santo Antônio, 13 de junho, as comemorações iniciam às 8h, com missa pelo 3º Aniversário do Santuário, seguida da benção dos pães e do bolo de Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. Haverá, ainda, o casamento comunitário e o esperado corte do bolo, às 11h. A agenda encerra às 18h com nova missa e procissão.

#PraCegoVer: Imagem aérea da cidade, tendo em primeiro plano o Morro Santo Antônio com dezenas de pessoas acompanhando uma missa campal (Foto: Cláudio Gomes/PMC)
O evento é realizado com apoio da Prefeitura, entre a parceira da Secretaria de Turismo (Setur) e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com a organização interna do Santuário Diocesano de Santo Antônio.
Festa Social
No período de 3 a 26 de junho, de sexta a domingo e feriados, a partir das 20h, fiéis poderão saborear o tradicional bolinho caipira, caldos quentes, quirerinha, entre outras opções gastronômicas, na praça de alimentação da festa. Além disso, o público poderá concorrer a diversos prêmios, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, três motocicletas e dinheiro entre R$ 1.000 e R$ 5.000. Mais informações pelo telefone (12) 3881-1422.
Corpus Christi
No dia 16 de junho, a comunidade católica começa enfeitar as ruas no entorno da Praça Cândido Mota, às 6h, para a missa e procissão de Corpus Christi, a partir das 17h. As imagens reproduzidas representam símbolos bíblicos, desenhados e decorados manualmente, utilizando materiais como serragem, pó de café, tampinhas de garrafa, flores e outros.
Confira a programação completa da 169ª Festa de Santo Antônio
Peregrinação da Imagem (22 de maio a 27 de maio)
Fincamento do Mastro (29 de maio)
19h30 – Santuário Diocesano de Santo Antônio
Trezena Litúrgica (31 de maio a 12 de junho)
Caminhada Penitencial (5 de junho)
8h: Concentração no Santuário Diocesano de Santo Antônio
10h: Missa Campal no Morro Santo Antônio
Dia do Padroeiro (13 de junho)
Santuário Diocesano de Santo Antônio
8h: Missa, Benção dos Pães e do bolo de Santo Antônio
11h: Casamento Comunitário
18h: Missa e Procissão
Corpus Christi (16 de junho)
6h: Confecção dos tapetes decorados
17h: Missa e Procissão
Festa Social e ‘Show de Prêmios’ (3 a 26 de junho)
Sexta a domingo – Sempre após a Santa Missa
Veja Também Recentes
Caraguatatuba realiza operação conjunta para fiscalizar reciclagem irregular e coibir receptação
A Prefeitura de Caraguatatuba participou, na quarta-feira (1º/4), de uma operação conjunta de fiscalização em depósitos de reciclagem e ferros-velhos em 11 locais do município. A ação foi desencadeada pela Polícia Civil, com apoio da Secretaria de Urbanismo e diferentes órgãos públicos e concessionárias. Participaram da operação a Guarda Civil
Programa Guri de Caraguatatuba realiza encontro regional com polos parceiros em São José dos Campos
Na última quinta-feira (26), o Guri realizou na Casa de Cultura Tim Lopes, em São José dos Campos, um encontro regional com representantes e coordenadores dos polos das cidades parceiras. A iniciativa teve como objetivo fortalecer o diálogo, promover a troca de experiências e reafirmar o compromisso com a cultura
Caraguatatuba inicia curso de Promotoras Legais Populares para fortalecimento dos direitos das mulheres
O Governo Municipal de Caraguatatuba promoveu, na tarde da última terça-feira (24), o cerimonial de abertura do curso de Promotoras Legais Populares (PLP), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Caraguatatuba (IFSP), no Indaiá. A formação é voltada a mulheres referenciadas pelos equipamentos socioassistenciais
Caraguatatuba reforça estratégia contra tuberculose com mobilização integrada na rede municipal de saúde
Mesmo com avanços no controle de doenças infecciosas, a tuberculose ainda representa um desafio importante de saúde pública no Brasil. Em Caraguatatuba, o enfrentamento ganha um novo impulso a partir desta semana. Desde terça-feira (17), o município intensifica a busca ativa por casos da doença, com ações que seguem até
Arte e inclusão: Peça aborda autismo de forma lúdica nesta quarta Teatro Mario Covas
Caraguatatuba recebe nesta quarta-feira (8/4), no Teatro Mario Covas, em duas sessões, às 9h30 e às 14h, a peça teatral infantil “Ini Berê: Somos Todos Estrangeiros”, da Cia. Aya, do Rio de Janeiro. A entrada é gratuita e o ingresso pode ser retirado com até uma hora de antecedência. O